domingo, 28 de agosto de 2022

As quatro estações, VIVALDI (completo com legendas explicativas)


 

Che Guevara

                                                                         

Che Guevara

Che Guevara ficou conhecido por ser um revolucionário argentino que teve papel de relevância na Revolução Cubana. Foi assassinado por soldados bolivianos em 1967.

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Ernesto “Che” Guevara foi um conhecido revolucionário que nasceu na Argentina em uma família de boa condição financeira. Formou-se em Medicina e fez uma viagem pela América do Sul, o que o atentou para o estado de pobreza em que a população carente vivia. Durante sua segunda viagem pelo mesmo continente, conheceu cubanos que o convenceram a juntar-se à Revolução Cubana.

Foi um dos grandes nomes dessa revolução que derrubou a ditadura de Fulgêncio Batista e esteve ligado com o comando e treinamento de tropas. Durante mais de seis anos, ocupou cargos importantes no governo de Cuba, e passou seus últimos anos lutando no Congo e na Bolívia, local onde foi capturado e executado.

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Tópicos deste artigo

Primeiros anos

O envolvimento de Che Guevara na Revolução Cubana fez dele um dos nomes mais conhecidos da América Latina.[1]
O envolvimento de Che Guevara na Revolução Cubana fez dele um dos nomes mais conhecidos da América Latina.[1]

Ernesto Guevara de la Serna, mundialmente conhecido como Che Guevara, nasceu em Rosário, Argentina no dia 14 de junho de 1928. Ele veio de uma família de classe alta e foi o primeiro de cinco filhos que Ernesto Guevara Lynch e Celia de la Serna tiveram em seu casamento. Algumas biografias mostram que a sua mãe era descendente do último vice-rei do Peru, mas existem historiadores que questionam essa informação.

Existem outros estudos também que mostram que Che Guevara descendia de um explorador espanhol chamado Domingo Martínez de Irala, conhecido por ter sido o primeiro governador de Assunção. Então, além da boa condição financeira de sua família, Che era, possivelmente, herdeiro de personalidades importantes na história do cone sul da América colonizada pelos espanhóis.

Teve quatro irmãos, chamados CeliaRobertoAna María e Juan Martín. Na sua infância, Che Guevara teve uma crise asmática que levou seus pais a mudarem-se de Bueno Aires e fixarem-se em local que fosse melhor para a saúde de seu filho mais velho. Foi assim que Che Guevara passou a morar em Alta Gracia, uma cidade próxima de Córdoba.

Essa mudança aconteceu pelo motivo de que Alta Gracia fica na região serrana de Córdoba, e os pais de Che Guevara imaginaram que os ares serranos dessa pequena cidade fariam bem para a saúde dele. Em Alta Gracia, a principal casa em que Che viveu é conhecida como Villa Nydia, local que atualmente é um museu.

Che Guevara lia muitos livros, principalmente porque, em seus momentos de crise asmática, ele não tinha muita disposição para outras atividades. O ensino primário (fundamental) de Che foi realizado em Alta Gracia, e o secundário (Ensino Médio), em Córdoba, capital da província de Córdoba.

Em 1946, Che Guevara concluiu seus estudos básicos, e o ano seguinte foi de muitas reviravoltas em sua vida, pois seus pais divorciaram-se e mudaram-se para Buenos Aires. Che Guevara também se mudou e estabeleceu-se na casa de sua vó materna, e, em 1948, iniciou o curso de Medicina na Universidade de Buenos Aires. Enquanto universitário, ele conciliava o tempo de estudo com o trabalho e mantinha o seu grande interesse pela leitura, lendo autores como Karl Marx.

Viagens

Che Guevara ficou muito famoso por realizar uma viagem pela América do Sul no primeiro semestre de 1952, mas, antes dela, ele realizou uma viagem de 4500 km pelo noroeste do território argentino, inclusive passando por Córdoba. Ele ainda trabalhou como médico em um petroleiro, no ano de 1951.

Foi em janeiro de 1952 que Che Guevara e seu amigo Alberto Granado iniciaram a famosa viagem pela América do Sul. Nessa aventura, Che e seu amigo partiram montados em uma motocicleta Norton e, com pouco dinheiro, passaram por Chile, Peru, Colômbia e Venezuela. A moto estragou enquanto estavam no Chile, e a viagem seguiu a pé e por meio de caronas.

Modelo da moto usada por Che na sua viagem pela América do Sul em 1952.[2]
Modelo da moto usada por Che na sua viagem pela América do Sul em 1952.[2]

Durante essa viagem, Che e Granado tiveram contato com a pobreza da população sul-americana, e esse cenário teve um grande impacto em Che Guevara, tanto na forma de enxergar a situação da população quanto nas formas de agir para lutar contra ela. Ele e seu amigo também trabalharam de maneira voluntária dando atendimento médico às populações carentes.

Essa viagem estendeu-se até julho de 1952, e, quando retornou a Buenos Aires, Che tratou de finalizar o seu curso. Em abril de 1953, ele recebeu o título de médico pela Universidade de Bueno Aires e logo realizou outra viagem. Dessa vez, o seu acompanhante foi um amigo de infância chamado Carlos Ferrer.

Nesse trajeto, Che passou pela Bolívia, local em que teve contato com a experiência revolucionária realizada pelo Movimento Nacionalista Revolucionário. Em seguida ele foi ao Peru, depois ao Equador. Por fim, decidiu ir à Guatemala para presenciar o governo progressista que se desenrolava nesse país centro-americano.

Chegou à Guatemala no final de dezembro de 1953, e, naquele momento, o país era governado por Jacobo Arbenz. O governo guatemalteco estava em processo de realizar algumas reformas, e Che Guevara presenciava, portanto, mais uma experiência reformista em curso. O governo, no entanto, não era comunista, e o historiador Victor G. Kiernan define-o como um governo liberal com agenda progressista|1|.

Entre as reformas realizadas na Guatemala, estava a reforma agrária, que prejudicou os interesses da United Fruit Company, uma empresa que tinha ligações com pessoas da inteligência norte-americana, a CIA. Os Estados Unidos então lideraram uma conspiração internacional que levou a um golpe conduzido pelo Coronel Castillo Armas, que trouxe tropas de Honduras.

O golpe na Guatemala forçou Jacobo Arbenz a renunciar à presidência, e a nova realidade na Guatemala colocou a vida de Che Guevara em risco, o que fez ele se abrigar na embaixada argentina. Na época, ele mantinha relacionamento com Hilda Gadea, e, com o golpe, ela foi presa e permaneceu na cadeia por algumas semanas. A perseguição contra os dois aconteceu porque eles tinham conexões com comunistas.

Acesse tambémGuerra da Coreia – aconteceu entre comunistas e capitalistas e dividiu um país

Che e a Revolução Cubana

O papel de liderança de Che Guevara na Revolução Cubana fez dele um dos grandes heróis nacionais de Cuba.
O papel de liderança de Che Guevara na Revolução Cubana fez dele um dos grandes heróis nacionais de Cuba.

Depois da Guatemala, Che mudou-se para o México, ficando lá de 1954 a 1956. No México ele teve contato direito com revolucionários cubanos e conheceu participantes do ataque ao Quartel Moncada, um dos marcos que deram início à Revolução Cubana. Esses revolucionários de Cuba lutavam contra a ditadura de Fulgêncio Batista, e, entre eles, estavam os irmãos Castro — Fidel e Raúl.

Nesse país, Che trabalhou como fotógrafo e médico para sobreviver e vivia com grandes dificuldades financeiras. Convencido a aderir à luta cubana, ele partiu para a ilha caribenha junto ao grupo de Fidel, com o objetivo de conquistar o país e derrubar a ditadura de Batista. Pouco depois de chegar a Cuba, o grupo de Fidel Castro foi atacado por tropas cubanas, e os sobreviventes instalaram-se em Sierra Maestra. Com a ajuda da população camponesa, eles realizaram o trabalho de reconstrução da luta contra Fulgêncio.

Nas montanhas de Sierra Maestra, os guerrilheiros cubanos reconstruíram sua força, e a luta contra as tropas de Fulgêncio Batista estendeu-se até o começo de 1959. Os avanços decisivos aconteceram a partir de 1958, e o apoio da população urbana e da população rural aos guerrilheiros fez o ditador de Cuba fugir em 1º de janeiro de 1959. No dia 8, os revolucionários cubanos entraram vitoriosos na capital do país, Havana.

No curso da Revolução Cubana, Che Guevara teve um papel destacado e assumiu posições de liderança entre os revolucionários. Ele atuou como comandante de tropas e fazia o treinamento de novos recrutas para a guerrilha. A importância dele no decorrer da luta fê-lo também um importante nome no governo construído a partir de 1959. Por conta de seu papel, Che Guevara é considerado um grande herói nacional em Cuba.

Entre 1959 e 1965, ele ocupou diferentes funções no governo cubano, estando envolvido nos julgamentos que condenaram os crimes cometidos por figuras da ditadura de Batista. Estima-se que, desses julgamentos, que faziam parte da Comissão Depuradora, 500 pessoas foram condenadas à morte.

Ele também ocupou a função de comandante do exército cubano, a presidência do Banco Nacional, e esteve à frente do Ministério da Indústria. Che Guevara foi um dos grandes defensores do alinhamento de Cuba com a União Soviética como forma de resguardar a sua soberania. Ele defendia isso porque presenciou o que a interferência norte-americana causou na Guatemala.

Com a tentativa fracassada de invasão da Baía dos Porcos, em 1961, Cuba alinhou-se com a União Soviética como forma de proteger-se de uma nova tentativa de interferência dos Estados Unidos. Ainda em 1961, Che Guevara realizou viagem diplomática ao Brasil e foi condecorado, pelo presidente Jânio Quadros, com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.

Essa era uma das maiores honrarias do Brasil, e essa atitude do presidente brasileiro fazia parte do projeto de seu governo de tentar implantar uma política externa independente tanto dos Estados Unidos quanto da União Soviética. Se quiser saber mais do processo revolucionário que tornou Che Guevara e os irmãos Castro famosos no mundo todo, leia: Revolução Cubana.

Morte

Depois de 1965, Che Guevara decidiu abandonar suas funções no governo cubano para participar novamente da luta revolucionária em outros locais. Ele tinha uma visão internacionalista e, portanto, defendia que a revolução deveria ser levada para outros países. Seu sonho era poder transformar o seu país, mas como a Argentina não tinha o cenário para uma revolução do tipo, Che seguiu para outros territórios.

Entre 1965 e 1966, Che esteve no território da atual República Democrática do Congo, mas a tentativa de revolução nesse país africano fracassou. Os últimos anos de sua vida foram vividos na Bolívia, país que, desde 1964, era governado por uma ditadura. Che tentou derrubar a ditadura boliviana aderindo à guerrilha local, mas fracassou.

Ele chegou à Bolívia em 1966, mas, em 1967, já estava sem apoio do Partido Comunista da Bolívia e era perseguido pelo exército boliviano e pela inteligência norte-americana. No dia 8 de outubro de 1967, sua guerrilha foi cercada por tropas bolivianas e ele, ferido, foi levado como prisioneiro. Ele foi capturado em Quebrada del Churo e depois levado para La Higuera, onde foi executado por soldados bolivianos em 9 de outubro de 1967.

Os restos mortais de Che Guevara só foram encontrados em 1997. Depois de constatado que, de fato, tratava-se dos seus restos, eles foram levados para Cuba e colocados em um memorial.

Leia maisRevolução Chinesa – aconteceu em 1949 e transformou a China em um país comunista

Vida pessoal

Ao longo de sua vida, Che Guevara teve duas esposas: Hilda Gadea, com quem foi casado de 1955 a 1959, e Aleida March, com quem foi casado de 1959 a 1967 (o ano da morte de Che Guevara). Do primeiro casamento, Che e Hilda tiveram uma filha chama Hilda Beatriz Guecara Gadea; e, no segundo casamento, Che e Aleida tiveram quatro filhos: Aleida, Camilo, Celia e Ernesto.

Nota

|1| KIERNAN, Victor G. Estados Unidos: o novo imperialismo. Rio de Janeiro: Record, 2009. p. 369.

Créditos das imagens

[1] Uncle Leo e Shutterstock

[2] Arquivo pessoal/Daniel Neves

 

Por Daniel Neves
Professor de História




sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Triste Bahia


 Triste Bahia


[Gregório de Matos e Guerra]


Triste Bahia! Ó quão dessemelhante
Estás e estou do nosso antigo estado!
Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado,
Rica te vi eu já, tu a mi abundante.

A ti trocou-te a máquina mercante,
Que em tua larga barra tem entrado,
A mim foi-me trocando, e tem trocado,
Tanto negócio e tanto negociante.

Deste em dar tanto açúcar excelente
Pelas drogas inúteis, que abelhuda
Simples aceitas do sagaz Brichote.

Oh se quisera Deus que de repente
Um dia amanheceras tão sisuda
Que fora de algodão o teu capote!


quinta-feira, 25 de agosto de 2022

O Pastor de Bodes

                                                                 

Jovem padre


O Pastor de Bodes



[evangelhista da silva]



Eles, e elas,  e os bodes sumiram com as ovelhas:

o pastor dormiu com as galinhas

não assistiu ao jornal nacional

peidou tanto sem educação

e roncara como porco

mijando na cama

pingos no chão.


É madrugada no Brasil:

acorda

levanta-se

cospe

mija

faz cocô

e volta a roncar.


Amanhece politicamente Putão:

acorda

levanta-se

faz campanha 

dstribui santinhos

mija na cara dos fiéis

faz uma cocozada feliz

e cospe catarada ao chão.


Magicamente, o meliante, com a bíblia 

foi pregar a sua eterna política:

mijou

pregou

fez cocô

cuspiu

louvaram.


Meio dia foi às emissoras de rádio:

dera uma cagada ao microfone

saudou os bandidos amigos

pregou amor à miséria

latiu  na despedida

 foi para o inferno

pregar.


Santo Antônio de Jesus, 25/08/2022, às 01h20min

domingo, 21 de agosto de 2022

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ E MAÇONARIA – QUAL A CONEXÃO?


TESTEMUNHAS DE JEOVÁ E MAÇONARIA – QUAL A CONEXÃO?



Pr. Hélio Eduardo de Souza *
CARTAS RESPONDIDAS
A Sociedade Torre de Vigia respondendo a um leitor sobre a existência de uma pirâmide de granito com cerca de 2 metros de altura junto ao túmulo do seu fundador e primeiro presidente, Sr. Charles Taze Russell, e a hipótese dele ter se envolvido com a Maçonaria, respondeu o seguinte:
a) Que realmente existe uma pirâmide junto ao túmulo do Sr, Russell, em Ross, EUA, mas que foi construída por parentes e amigos de Russell de Pittsburgo, onde Russell nasceu e se criou. Afirma, ainda, que entre esses amigos uns eram políticos e comerciantes de sua cidade natal. Contudo não sabe explicar por que motivo eles decidiram homenagear Russell com uma pirâmide.
b) Quanto ao fato dos diretores da Sociedade Torre de Vigia serem maçons, dizem ser totalmente infundado. Porém, a Sociedade afirma que infelizmente não tem literatura que fale sobre a Maçonaria.
Em face da resposta negativa da Sociedade (como era de se esperar) analisaremos os seguintes pontos sobre a carta e outros detalhes dessa organização religiosa no decorrer da sua história:
1) Em cartas anteriores, a Sociedade afirmava desconhecer o fato de haver uma pirâmide junto ao túmulo do Sr. Russell. Embora seja conhecido desde 1916 por muitos jornais norte-americanos e as próprias Testemunhas de Jeová nos EUA. Interessante é que, respondendo a um outro leitor, a Sociedade disse que “aquela pirâmide pode ser vista por qualquer um que for visitar o túmulo de Russell, e que foi ele mesmo que encomendou aquela pirâmide antes de morrer”, de modo que a Sociedade não poderia removê-la de lá.
2) Agora, numa outra carta, afirma que nem Russell nem a Sociedade teve nada que ver com a construção daquela pirâmide. Qual da três cartas fala a verdade?
LIGAÇÃO COM PRÁTICAS MAÇÔNICAS
Na verdade, a Sociedade Torre de Vigia está procurando esconder algo mais além da mera pirâmide – ou seja, a sua ligação com práticas maçônicas. Isto pode até parecer fantasia, mas veja as evidências:
a) A pirâmide em si já é um símbolo profundamente esotérico. Tal símbolo pode ser visto na cédula de um dólar americano, como homenagem dos maçons norte-americanos. O simbolismo da pirâmide é grande em qualquer literatura esotérica ou maçônica. De fato, Russell se envolveu com a Maçonaria Templária em 1891, através dos irmãos John Edgar e Morton Edgar, que estudavam os segredos da pirâmide de Gizé, no Egito. De acordo com os livros “Venha o Teu Reino”, de 1905, de Russell, e “Os Corredores da Grande Pirâmide”, dos irmãos Edgar, (ambos em inglês), as Testemunhas de Jeová daquela época tinham por hábito estudar um mapa com várias pirâmides e datas proféticas. Era o que se chamava de “O Plano Divino das Eras”, ou “A Tabela da Pirâmide”. Isto pode ser verificado no livro “Proclamadores”, página 162, editado pela Sociedade Torre de Vigia. O próprio John Edgar se tornou um TJ, na cidade de Glasgow (confira na revista Sentinela, de 01/05/1987, p.24).
b) Mas a Sociedade alega que foram parentes e amigos de Russell os responsáveis pela pirâmide junto ao seu túmulo. Entretanto, a Sociedade se esqueceu que aquele lote no cemitério é de sua propriedade e, ademais, os símbolos incrustados na lápide são também sua propriedade. (Seria bom conferir o livro Proclamadores, p.64). Ora, poderia alguém erigir um monumento obscuro em sua propriedade, sem a sua autorização, e você ainda ficaria impedido de removê-lo?
c) A Sociedade Torre de Vigia alega que não tem nenhuma literatura que aborde o assunto Maçonaria, exceto uma experiência atual e sem expressão de um certo africano que pertenceu a uma loja maçônica antes de se tornar TJ. Será que em seus anos de existência, tendo abordado e criticado negativamente os mais diferentes ramos das religiões e seitas, a Sociedade Torre de Vigia nunca parou para discutir sobre algo que é tão comentado como a Maçonaria?
SÍMBOLOS MAÇÔNICOS E ESOTÉRICOS
Além do que já foi analisado nas próprias respostas da Sociedade, vejamos outros indícios curiosos que nos levam a crer que há uma ligação secreta entre a cúpula fechada da Sociedade Torre de Vigia e a Maçonaria, uma sociedade secreta de cunho humanista e deísta:
a) O símbolo da cruz e coroa que aparece na pirâmide junto ao túmulo de Russell, na verdade é um símbolo, ou “jóia” dos Cavaleiros Templários, que corresponde ao 18º grau do Rito Escocês da Maçonaria (pertenceria Russell a esse grau?). Também em seu túmulo podemos ver outros elementos maçônicos como os ramos de acácia e lírios do campo, além do formato da tumba com as duas colunas maçônicas, ou pedra fundamental (cúbica).
b) A cruz e a coroa e a armadura medieval eram dois símbolos que apareciam nos cantos superiores da revista Sentinela. Igualmente tais símbolos são do grau 18 da maçonaria.
c) O sol alado (com asas) também aparece em alguns livros e revistas antigos da Sociedade Torre de Vigia. Trata-se de símbolo teósofo usado pela Maçonaria, Rosa Cruz, Teosofia, Ciência Cristã, etc. (Veja o livro Proclamadores, p. 88)
d) No Anuário das Testemunhas de Jeová, de 1994, p.9, aparece a fotografia dos veteranos diretores dessa organização. Eles estão sentados numa forma típica dos maçons sentarem-se em suas reuniões secretas, conforme se vê no Manual do Mestre Maçom, de M. Gomes, p.79, Editora Aurora, que diz: “os maçons devem sentar-se com as palmas das mãos sobre as coxas, sem cruzar as pernas”. (Uma homenagem a Osíris)
e) Em alguns desenhos das revistas e livros da Sociedade Torre de Vigia aparecem, de forma subliminar, certas letras esotéricas traçadas de forma a se confundirem com a paisagem do desenho. Tais letras são evocações cabalísticas de cunho gnóstico, com o objetivo de identificar a Sociedade Torre de Vigia com outras organizações irmãs. Também, há certos sinais executados nos dedos das mãos dos personagens, que já foram usados na Maçonaria do século XVIII. Tais símbolos apareceram nas obras de Aleijadinho e outros pintores renascentistas célebres – todos eles alquimistas.
AS DUAS CLASSES – CELESTIAL E TERRESTRE
Já em 1865, antes da criação da Sociedade Torre de Vigia, ensinava-se nos meios esotéricos que haveria duas classes de salvos: uma classe terrestre e outra celeste. Os irmãos Edgar chegaram a esta conclusão por descobrirem que o sarcófago do Faraó Quéops ficava num compartimento superior ao da rainha, no interior da pirâmide de Gizé. Deste modo, idealizaram as duas classes de salvos. Mais tarde, em 1935, o Sr. J. F. Rutherford usou essa teoria para criar a “Grande Multidão” e o “Pequeno Rebanho de 144 mil ungidos para a vida celestial”. (Veja o livro “As Profecias da Pirâmide”, de Max Toth, ed. Record, p.210/211).
O PARAÍSO TERRESTRE
No ritual do grau 19, da Maçonaria, diz-se que a proposta da maçonaria é criar um paraíso terrestre a partir do conhecimento e crescimento intelectual dos homens, através das lojas maçônicas espalhadas pelo mundo. Seria este paraíso terrestre também pregado pela Sociedade Torre de Vigia?
REUNIÕES DAS TJs EM LOJAS MAÇÔNICAS
Todos estes fatos, aliados ainda ao fato de que Russell e seus seguidores realizavam reuniões públicas dentro de lojas maçônicas, corroboram a tese de que a Sociedade Torre de Vigia é um agente das trevas a serviço da maçonaria e outras sociedades secretas que servem à Nova Era.
Pr. Hélio Eduardo de Souza foi TJ por 21 anos - E-mail: hescarmen@hotmail.comhescarmen@hotmail.com. Telefone: (27) 3732-4877.
(março/99)
Pr. Hélio Eduardo de Souza






Sociedade Torre de Vigia respondendo a um leitor sobre a existência de uma pirâmide de granito com cerca de 2 metros de altura junto ao túmulo do seu fundador e primeiro presidente, Sr. Charles Taze Russell, e a hipótese dele ter se envolvido com a Maçonaria, respondeu o seguinte: a) Que realmente existe uma pirâmide junto ao túmulo do Sr, Russell, em Ross, EUA, mas que foi construída por parentes e amigos de Russell de Pittsburgo, onde Russell nasceu e se criou. Afirma, ainda, que entre esses amigos uns eram políticos e comerciantes de sua cidade natal. Contudo não sabe explicar por que motivo eles decidiram homenagear Russell com uma pirâmide. b) Quanto ao fato dos diretores da Sociedade Torre de Vigia serem maçons, dizem ser totalmente infundado. Porém, a Sociedade afirma que infelizmente não tem literatura que fale sobre a Maçonaria.Em face da resposta negativa da Sociedade (como era de se esperar) analisaremos os seguintes pontos sobre a carta e outros detalhes dessa organização religiosa no decorrer da sua história: 1) Em cartas anteriores, a Sociedade afirmava desconhecer o fato de haver uma pirâmide junto ao túmulo do Sr. Russell. Embora seja conhecido desde 1916 por muitos jornais norte-americanos e as próprias Testemunhas de Jeová nos EUA. Interessante é que, respondendo a um outro leitor, a Sociedade disse que “aquela pirâmide pode ser vista por qualquer um que for visitar o túmulo de Russell, e que foi ele mesmo que encomendou aquela pirâmide antes de morrer”, de modo que a Sociedade não poderia removê-la de lá. 2) Agora, numa outra carta, afirma que nem Russell nem a Sociedade teve nada que ver com a construção daquela pirâmide. Qual da três cartas fala a verdade?LIGAÇÃO COM PRÁTICAS MAÇÔNICASNa verdade, a Sociedade Torre de Vigia está procurando esconder algo mais além da mera pirâmide – ou seja, a sua ligação com práticas maçônicas. Isto pode até parecer fantasia, mas veja as evidências:a) A pirâmide em si já é um símbolo profundamente esotérico. Tal símbolo pode ser visto na cédula de um dólar americano, como homenagem dos maçons norte-americanos. O simbolismo da pirâmide é grande em qualquer literatura esotérica ou maçônica. De fato, Russell se envolveu com a Maçonaria Templária em 1891, através dos irmãos John Edgar e Morton Edgar, que estudavam os segredos da pirâmide de Gizé, no Egito. De acordo com os livros “Venha o Teu Reino”, de 1905, de Russell, e “Os Corredores da Grande Pirâmide”, dos irmãos Edgar, (ambos em inglês), as Testemunhas de Jeová daquela época tinham por hábito estudar um mapa com várias pirâmides e datas proféticas. Era o que se chamava de “O Plano Divino das Eras”, ou “A Tabela da Pirâmide”. Isto pode ser verificado no livro “Proclamadores”, página 162, editado pela Sociedade Torre de Vigia. O próprio John Edgar se tornou um TJ, na cidade de Glasgow (confira na revista Sentinela, de 01/05/1987, p.24).b) Mas a Sociedade alega que foram parentes e amigos de Russell os responsáveis pela pirâmide junto ao seu túmulo. Entretanto, a Sociedade se esqueceu que aquele lote no cemitério é de sua propriedade e, ademais, os símbolos incrustados na lápide são também sua propriedade. (Seria bom conferir o livro Proclamadores, p.64). Ora, poderia alguém erigir um monumento obscuro em sua propriedade, sem a sua autorização, e você ainda ficaria impedido de removê-lo?c) A Sociedade Torre de Vigia alega que não tem nenhuma literatura que aborde o assunto Maçonaria, exceto uma experiência atual e sem expressão de um certo africano que pertenceu a uma loja maçônica antes de se tornar TJ. Será que em seus anos de existência, tendo abordado e criticado negativamente os mais diferentes ramos das religiões e seitas, a Sociedade Torre de Vigia nunca parou para discutir sobre algo que é tão comentado como a Maçonaria?SÍMBOLOS MAÇÔNICOS E ESOTÉRICOSAlém do que já foi analisado nas próprias respostas da Sociedade, vejamos outros indícios curiosos que nos levam a crer que há uma ligação secreta entre a cúpula fechada da Sociedade Torre de Vigia e a Maçonaria, uma sociedade secreta de cunho humanista e deísta:  a) O símbolo da cruz e coroa que aparece na pirâmide junto ao túmulo de Russell, na verdade é um símbolo, ou “jóia” dos Cavaleiros Templários, que corresponde ao 18º grau do Rito Escocês da Maçonaria (pertenceria Russell a esse grau?). Também em seu túmulo podemos ver outros elementos maçônicos como os ramos de acácia e lírios do campo, além do formato da tumba com as duas colunas maçônicas, ou pedra fundamental (cúbica).b) A cruz e a coroa e a armadura medieval eram dois símbolos que apareciam nos cantos superiores da revista Sentinela. Igualmente tais símbolos são do grau 18 da maçonaria.c) O sol alado (com asas) também aparece em alguns livros e revistas antigos da Sociedade Torre de Vigia. Trata-se de símbolo teósofo usado pela Maçonaria, Rosa Cruz, Teosofia, Ciência Cristã, etc. (Veja o livro Proclamadores, p. 88)d) No Anuário das Testemunhas de Jeová, de 1994, p.9, aparece a fotografia dos veteranos diretores dessa organização. Eles estão sentados numa forma típica dos maçons sentarem-se em suas reuniões secretas, conforme se vê no Manual do Mestre Maçom, de M. Gomes, p.79, Editora Aurora, que diz: “os maçons devem sentar-se com as palmas das mãos sobre as coxas, sem cruzar as pernas”. (Uma homenagem a Osíris)e) Em alguns desenhos das revistas e livros da Sociedade Torre de Vigia aparecem, de forma subliminar, certas letras esotéricas traçadas de forma a se confundirem com a paisagem do desenho. Tais letras são evocações cabalísticas de cunho gnóstico, com o objetivo de identificar a Sociedade Torre de Vigia com outras organizações irmãs. Também, há certos sinais executados nos dedos das mãos dos personagens, que já foram usados na Maçonaria do século XVIII. Tais símbolos apareceram nas obras de Aleijadinho e outros pintores renascentistas célebres – todos eles alquimistas.AS DUAS CLASSES – CELESTIAL E TERRESTREJá em 1865, antes da criação da Sociedade Torre de Vigia, ensinava-se nos meios esotéricos que haveria duas classes de salvos: uma classe terrestre e outra celeste. Os irmãos Edgar chegaram a esta conclusão por descobrirem que o sarcófago do Faraó Quéops ficava num compartimento superior ao da rainha, no interior da pirâmide de Gizé. Deste modo, idealizaram as duas classes de salvos. Mais tarde, em 1935, o Sr. J. F. Rutherford usou essa teoria para criar a “Grande Multidão” e o “Pequeno Rebanho de 144 mil ungidos para a vida celestial”. (Veja o livro “As Profecias da Pirâmide”, de Max Toth, ed. Record, p.210/211).O PARAÍSO TERRESTRENo ritual do grau 19, da Maçonaria, diz-se que a proposta da maçonaria é criar um paraíso terrestre a partir do conhecimento e crescimento intelectual dos homens, através das lojas maçônicas espalhadas pelo mundo. Seria este paraíso terrestre também pregado pela Sociedade Torre de Vigia?REUNIÕES DAS TJs EM LOJAS MAÇÔNICASTodos estes fatos, aliados ainda ao fato de que Russell e seus seguidores realizavam reuniões públicas dentro de lojas maçônicas, corroboram a tese de que a Sociedade Torre de Vigia é um agente das trevas a serviço da maçonaria e outras sociedades secretas que servem à Nova Era. 

Pr. Hélio Eduardo de Souza foi TJ por 21 anos - E-mail:hescarmen@hotmail.com

A CONEXÃO OCULTA ENTRE A MAÇONARIA E A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB) PARTE 2


Pode ser um desenho animado de texto

                                                                              

A CONEXÃO OCULTA ENTRE A MAÇONARIA E A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL (OAB) PARTE 2



Não desejo ferir a honra, integridade e a imagem dos maçons brasileiros, tampouco desejo a morte de ninguém, haja vista que, a maioria dos maçons no Brasil desconhecem a origem desta Sociedade Ocultista, Esotérica e Anticristã, pois a maioria dos seus membros que se encontram nos graus inferiores, somente participam de atividades sociais, como por exemplo, doações de alimentos e financiamento de hospitais e creches, contudo, a Maçonaria foi a responsável pelo financiamento, pela propagação de mentiras e proporcionou a matança de diversas pessoas inocentes (tanto no passado quanto na modernidade), e isto ocorreu durante a Reforma Protestante de Martinho Lutero, a Revolução Francesa e a Revolução Comunista na Rússia, as quais receberam influência da Maçonaria, uma vez que, o judeu Karl Marx era maçom e fazia parte do Grande Oriente, o mesmo era integrante da loja maçônica “Le Socialiste”.
Além do mais, é possível encontrar a participação da Maçonaria na criação da aberração antijurídica da OAB em 1930, a qual é a responsável pela criação deste maldito e satânico monopólio da Advocacia no Brasil, e, esta mesma instituição realizou perversos crimes em nosso território, como por exemplo, lavagem de dinheiro, uso de propina e apropriação indébita dos valores monetários dos seus clientes. Mas antes da OAB ter sido criada pelo assassino do Getúlio Vargas, houve o surgimento do IAB (Instituto dos Advogados Brasileiros) em 1843, o qual havia sido desenvolvido por Francisco Gê Acaiaba de Montezuma, o qual era membro do antigo Grande Oriente, apresentando o seu grau 33 nesta Ordem maçônica, além disso, esta mesma OAB é a responsável por patrocinar a Revolução Sexual do movimento LGBT nos dias atuais, apoiando o ensino da sexualidade nas escolas (eu não conservo nenhuma forma de ódio ou rancor pelos h0m0ssexuais, apenas não compactuo com o pecado).

Coincidentemente, o Senhor Francisco Gê Acaiaba de Montezuma também foi o fundador do Supremo Conselho do Grau 33 para o Rito Escocês Antigo e Aceito, o qual havia sido desenvolvido em 1832 no Estado do Rio de Janeiro. Além do mais, outro maçom foi eleito como oitavo Presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), esta pessoa foi o Senhor Joaquim Saldanha Marinho, o mesmo fez parte da comissão central do Partido Republicano, do mesmo modo que, este Senhor foi um dos responsáveis pela criação e organização do Grande Oriente Unido do Brasil, como também, o maçom Joaquim Saldanha atuou em defesa da Maçonaria durante a polêmica da Questão Religiosa em 1872, apoiando a prisão de padres da Igreja Católica e a Supremacia Estatal diante das religiões cristãs.

Por fim, ressalto que, desde o século XX até os dias atuais, a Maçonaria esteve envolvida com políticas revolucionárias gnósticas e panteístas, as quais atentam contra a dignidade humana, esta informação foi revelada por Serge Abad Gallardo, um ex-maçom, este mesmo homem havia revelado que a Maçonaria foi a responsável pela legalização do aborto, eutanásia e “casamento gay”, como por exemplo, a legalização do uso da pílula anticoncepcional na França, havia sido sugerido pelo maçom Lucien Neuwirth em 1967, assim como, a legalização do aborto na França havia sido permitida pelo maçom Simone Veil em 1975. Além disso, o primeiro político que tentou legalizar o uso da eutanásia na França em 1978, foi o maçom Henri Caillavet, e neste mesmo sentido, a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo na França, criada no ano de 2013, contou com a colaboração de Christiane Taubira, que também fazia parte da Maçonaria. Isto não é teoria da conspiração, pois este embasamento teórico comprova que as lojas maçônicas orquestraram diversas revoltas contra os princípios pregados pelo Nosso Senhor Jesus Cristo, e é exatamente por este motivo que eu não compactuo com a Ditadura Feudal da OAB no Brasil, e os estudantes e bacharéis em Direito devem boicotar este Exame e negar a existência desta instituição. Tendo em vista que, esta mesma OAB está sendo controlada pelos comunistas do PT (Partido dos Trabalhadores), os quais são responsáveis por toda esta onda de escândalos e crimes de corrupção no Brasil.

No fundo do meu coração, desejo que que Deus possa salvar a alma de todos os maçons, usando da bondade de seu coração piedoso, desde que, tais pessoas conheçam a verdade, e comecem a lutar contra a Revolução.