quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Largo da Palma





Largo da Palma


(evangelista da silva)



Tarde de sábado...
O silêncio mistura-se ao passado
Que ainda vive na simplicidade dos casarios
A mais pura e doce harmonia...
A preguiça das ladeiras...
O acanhamento das calçadas...
Tudo são marcas de outrora...
Por essas ladeiras negros subiram e desceram como burros maltratados...
No vai-e-vem de sofrer e cansaço, pisando nessas pedras em pés descalços,
Brotaram calos e mais calos - nos pés e alma. Doce injustiça...
Observe em sua volta. E observe com carinho...
De um lado, Roma ergue-se envergonhada;
D'outro, o Instituto de Letras caindo aos pedaços - entrega-se a velhice em desespero...
Além, lá no alto, lá em baixo, puteiros desmoronam-se em prantos...
É a antítese da vida: humanos abandonados; desamor, luxúrias, encantos, injustiça e desencantos...
Aqui, no barzinho da esquina, tudo se confunde:
Samba, cachaça, Roma, bichas, capitalistas, senhoras e Putas...



O Silêncio dos Monstros







Desaba a madrugada nos ombros da minha existência. E nesta hora de tanto pavor e solidão, só a morte me consola em saber que sou imortal porque vivo. Ah que desgraça de ilusão é viver e morrer na realidade inconsciente de quem teme a dor e desfalecimento em agonia. Será morrer uma outra ilusão?... Sei não. Qual sábio explicar-me-ia com tamanha ironia não saber?... A filosofia poderia... A psicanálise, não. Não!... Nada explica tamanha covardia de viver. E você, que pensa de sua morte, e vida, e tudo, e nada?... Sei. Viver é um estado de euforia que vai de uma infinitude de graça, a um zero de tristeza e agonia. Mas viver vale a pena porque iludir-se é a maior realidade de quem vive. Aliás, viver é a maior das confusas realidades. Amar e ver o sol se nos basta. (evangelista da silva)


J. Rubens!...



J. Rubens!...


(evangelista da silva)



Se foi!...
um amigo,
quando amigo
já não se há!...
eis que chega ela,
a infame e sacana desonra!...
a morte...
esta inimiga inseparável
tragou o meu único e terno amigo...
e ele sumiu no vão do infinito
sem ao menos dizer-me adeus!...
inexplicavelmente não houve tempo...
soube depois...
e neste vazio que se nos separa à vida
ele sumiu eternamente...
e como o éter diluiu-se no ar!...
que desgraça é a morte!...
sabe de uma coisa?...
sinto sede de ser ateu...
mas como se me explicar tudo, - Deus!...
se ao menos sei lá quem sou?...
é morrer no esquecimento dos meus desenganos!...
Ah, morrer...
é a pior das sinfonias...
ouço Beethoven a 9ª
e ela se me desperta para a Valsa do Adeus!...
e no barco da morte viajo no tempo
perdido nesta triste agonia...
é Zé...
Santo Antônio de Jesus não há mais...
você partiu daqui à senda do infinito...
que irônica é a vida...
sem tempo de se nos despedir!...
quem sabe, um dia, talvez
encontrar-nos-emos para sorver
quem sabe...
a última cerveja!...
meu amigo...
Adeus!...




domingo, 11 de novembro de 2018

Como criar um Sindicato



 Como criar um Sindicato




Entenda passo a passo como criar um Sindicato

Quem nunca ouviu falar de um funcionário que foi mandado embora por exigir seus direitos ou de alguém que está trabalhando muitas horas a mais do que pode? Esses e outros fatos, infelizmente, ainda fazem parte da nossa realidade. Visando o lucro acima de tudo, muitos empresários submetem seus empregados a condições que vão totalmente contra as leis trabalhistas – e muitos se submetem a isso para poderem manter o trabalho, já que arranjar um novo emprego não é nada fácil.
Mas e se esses trabalhadores se unissem e exigissem seus direitos? Quando isso é feito de maneira organizada, reconhecida pela justiça e regida por leis, surgem os sindicatos. Nesse artigo vamos falar sobre o passo a passo para a criação de um sindicato de classe, para que possamos contribuir com nossa sociedade.
O primeiro passo é saber que um sindicato deve ter uma organização administrativa e que existem leis que regulamentam sua criação e lhe dão poderes para agir em nome da classe que representam. As bases jurídicas para um sindicato podem ser encontradas no site do MTE. A livre associação profissional ou sindical é garantida pelo artigo 8º da Constituição.

Legislação

A lei que rege a criação de um sindicato é a nº 186/08 do MTE e ela é protegida pelo artigo 511 da CLT:
 “Art. 511. É lícita a associação para fins de estudo, defesa e coordenação dos seus interesses econômicos ou profissionais de todos os que, como empregadores, empregados, agentes ou trabalhadores autônomos ou profissionais liberais exerçam, respectivamente, a mesma atividade ou profissão ou atividades ou profissões similares ou conexas.
        § 1º A solidariedade de interesses econômicos dos que empreendem atividades idênticas, similares ou conexas, constitui o vínculo social básico que se denomina categoria econômica.
        § 2º A similitude de condições de vida oriunda da profissão ou trabalho em comum, em situação de emprego na mesma atividade econômica ou em atividades econômicas similares ou conexas, compõe a expressão social elementar compreendida como categoria profissional.
        § 3º Categoria profissional diferenciada é a que se forma dos empregados que exerçam profissões ou funções diferenciadas por força de estatuto profissional especial ou em consequência de condições de vida singulares.
        § 4º Os limites de identidade, similaridade ou conexidade fixam as dimensões dentro das quais a categoria econômica ou profissional é homogênea e a associação é natural”. (CLT, 1943)
Os artigos 512 e 558 da CLT trazem algumas especificações de como o sindicato deve ser registrado para ser reconhecido. De maneira geral, o texto diz que todas as associações profissionais  constituídas por profissões idênticas, similares ou conexas deverão registrar-se junto à Delegacia Regional do Trabalho e Previdência Social, mediante um requerimento acompanhado de cópia autêntica dos estatutos e da declaração do número de associados, do patrimônio e dos serviços sociais organizados. A CLT é quem determina as obrigações que o sindicato deve ter em relação a seus associados, dentre eles, colaborar com os poderes públicos no desenvolvimento da solidariedade social, manter serviços de assistência judiciária para os associados e promover a conciliação nos dissídios de trabalho.
Cabe ao sindicato representar os interesses da categoria, celebrar contratos coletivos de trabalho, eleger representantes e colaborar com o Estado no estudo e solução de problemas relacionados à categoria que representa. Para ser reconhecido, o sindicato deve reunir ao menos um terço das empresas legalmente constituídas ou de pessoas que integram a mesma categoria, o mandato da diretoria deve durar três anos e toda a diretoria deve ser composta por brasileiros. A organização física deve ser eleita por um conselho e deve ter entre três  e sete pessoas na diretoria, um conselho fiscal com três membros e um presidente (que faça parte da diretoria).

Convocação de Assembleia Geral

Se todos esses requisitos foram preenchidos, agora é preciso convocar uma assembleia geral para fundar o sindicato. Essa assembleia definirá todas as bases do estatuto social dessa nova entidade sindical e elegerá os diretores e o presidente do sindicato. Depois de aprovado o estatuto, é preciso registrar o instrumento dessa assembleia no cartório, então a pessoa jurídica passará a existir.
Para que essa pessoa jurídica passe a ser uma personalidade sindical, entretanto, ainda é necessário fazer o registro no MTE. Isso pode ser feito pela internet (nesse link). Ali você encontrará todo o direcionamento necessário para concluir com êxito a criação do sindicato!

Quando o Edital de Convocação tiver pronto o que fazer?

Encaminhe o Edital de Convocação para o seguinte e-mail: contato@e-dou.com.br e receberá avaliação do e-DOU e informações sobre como publicar no Diário Oficial da União.
Após a publicação do edital será encaminhado 3(três) exemplares impresso do DOU para que você possa entregar no Ministério do Trabalho.

Psicose: como é conviver com situações de alucinações e delírios

Luiz Sperry

22/01/2018 04h


Crédito: iStock
-Mas doutor, é psicose?
A família fica muito assustada com a possibilidade. Pudera, entre todas as perturbações mentais, a psicose é muito emblemática. Já desde antes do filme célebre de Alfred Hitchcock, os estados psicóticos causavam terror e fascínio. Hoje em dia, ainda dão muito pano pra manga, se pensarmos como a psicose é tratada e o quanto de psicose há dentro de nós.
A psicose não é exatamente uma doença, mas um tipo de sintoma que pode aparecer em várias doenças –ou até mesmo em quem não está doente. As classificações do que é psicose são variáveis. Com o intuito de simplificar essa questão, a psiquiatria hoje admite que psicose são as situações em que as pessoas tem alucinações ou delírios.
Chamamos de alucinação quando percebemos como real algo que simplesmente não existe. Por exemplo, se eu escuto uma voz falando comigo e ninguém mais escuta, provavelmente estou alucinando. Se enxergo ratos e baratas entrando no meu quarto à noite, também (claro, desde que não hajam ratos e baratas, de fato, no quarto). Isso é uma alucinação.
O delírio é um pouco diferente. O delírio é uma ideia. Mas um tipo de ideia que não corresponde com a realidade. O pensamento "Eu tenho um chip implantado na minha cabeça", por exemplo, provavelmente é irreal. Além disso, o delírio é uma ideia que não cede frente aos argumentos lógicos. Você pode explicar, fazer tomografia, ressonância e de nada vai adiantar. A pessoa continua acreditando que o tal chip está lá.
E, em terceiro lugar, o pensamento não pode ser culturalmente compartilhado. Para os ateus, por exemplo,  não faz muito sentido imaginar que Maria engravidou virgem de Deus, na forma de um Espírito Santo, que era uma pomba, e nasceu Jesus, que também era Deus, mas era mortal e foi crucificado, mas ressuscitou. Mas isso tudo é amplamente aceito na cultura cristã. Portanto, não é delírio.
A psicose pode estar presente em várias doenças diferentes. Esquizofrenia sempre tem psicose; no transtorno bipolar também é bastante comum. Existem surtos psicóticos desencadeados por drogas. Doenças clínicas, como infecções, podem desencadear surtos, principalmente em idosos. Depressões graves podem ter sintomas psicóticos associados. Em geral são quadros graves e exigem um cuidado especial da família e da equipe de tratamento. É a principal causa de internação em psiquiatria.
Isso é a psicose do ponto de vista da psiquiatria. Que não é o mesmo ponto de vista da psicologia ou mesmo da sociologia. Um outro jeito de definir psicose é como um tipo de funcionamento onde a realidade está distorcida. E aí que está a parte mais interessante, porque isso acontece com todo mundo. A gente pega algo ruim que está dentro da gente ou algo que a gente pensa e transfere isso para o mundo externo. É quase automático, quer ver?
Se você está dirigindo e toma uma fechada, a tendência é que você imediatamente enxergue o outro como inimigo. O chefe te passou a perna? Por pouca coisa ele pode virar o demônio na sua mente. Caixas preferenciais, cotas em universidade, qualquer coisa que acreditamos que nos ameace, pode desencadear as respostas.
Chamamos esse funcionamento de psicótico por esse processo, que transfere parte da nossa agressividade para o mundo, para o outro. O que não quer dizer que os inimigos não existam. Mas sempre desconfie de discursos que tendem a generalizar. Os negros isso, os brancos aquilo, os homens isso, as mulheres aquilo. No fundo, pode ter uma psicose aí, no sentido "Eu sou muito bom, quem é diferente de mim é mau".
Lembrando que estamos em ano eleitoral. A psicose caminha junto com a política. Tem um livro muito bacana de Laure Murat, chamado "O homem que se achava Napoleão" que fala exatamente disso.  Não é à toa que a época do surgimento dos hospitais psiquiátricos e da própria psiquiatria moderna seja justamente o período napoleônico. A imagem do louco fantasiado de Napoleão é tão forte que persiste até hoje. Pelo andar da carruagem, parece que vai ser um ano quente por aqui. Os discursos estão afiados, e não enxergo neles consideração pelo outro. Se me perguntarem, eu digo

O ET de Varginha

O ET de Varginha



Quem nunca ouviu quando criança a história do ET de Varginha? Essa lenda é muito conhecida em várias regiões do Brasil e em alguns lugares do mundo. É um incidente que até hoje desperta polêmica e discussões entre os estudiosos da área da ufologia.

O incidente aconteceu no dia 20 de janeiro de 1996, no município de Varginha, sul do estado de Minas Gerais, município conhecido como centro de região produtora de café.

Segundo uma testemunha, nove dias antes do Incidente de Varginha, as autoridades brasileiras já tinham sido alertadas antecipadamente pelo NORAD (Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte) sobre prováveis invasões do espaço aéreo brasileiro, com sobrevoos na região do sudeste de Minas Gerais.

As irmãs Liliane Silva e Valquíria Silva, além da amiga de ambas, Kátia Xavier, moradoras da cidade de Varginha, testemunharam que ao passar próximas a um terreno baldio no bairro Jardim Andere, avistaram uma criatura ou ser de singular aspecto humanóide ou antropóide, com características físicas marcantes e excêntricas, entre elas pele de cor marrom, de aparência viscosa ou oleosa, magro, com olhos grandes e de cor vermelha e três protuberâncias na parte superior da sua grande cabeça.

Representação da criatura, segundo descrição de testemunhas.

Na época do fenômeno, as então três garotas, visivelmente abaladas emocionalmente, reafirmaram este relato diversas vezes, acrescentando inclusive (o que segundo ufólogos não é raro no que chamam de contatos de terceiro grau) o relato de comunicação via "transmissão de pensamento" entre elas e o ser envolvido no evento, ou seja, elas afirmaram o que perceberam claramente ser um inteligível "pedido desesperado de socorro" da criatura.

A polêmica envolvendo o caso Incidente de Varginha chegou ao ponto da mãe das irmãs Liliane e Valquíria afirmar que sua família foi submetida a uma tentativa de suborno por uma pessoa não identificada, para que não fizessem mais relatos sobre o caso.

A mídia em geral informou que várias testemunhas do município de Varginha também afirmaram ter visto a tal criatura no mesmo dia em que as então três garotas teriam visto a tal criatura. Também notaram uma movimentação anormal de patrulhas da Polícia Militar, veículos do Exército e do Corpo de Bombeiros no município.

Um casal de testemunhas, que também não tinha qualquer tipo de ligação com Liliane, Valquíria e Kátia, também afirmou ter visto um OVNI esfumaçado, e uma testemunha afirmou ter presenciado até a queda de uma nave e seus destroços sendo recolhidos por militares, na mesma região de Varginha.

Segundo testemunhos, homens do Corpo de Bombeiros estiveram nos locais onde houve avistamentos, os militares locais ajudaram na captura dos seres humanóides inteligentes e pelo menos um deles ainda com vida foi levado rapidamente ao hospital local.

Enfermeiros e médicos do Hospital Regional de Varginha, que atenderam na emergência relataram que o estado de saúde de um dos seres extraterrestres era crítico e que tinha um cheiro muito forte.

Josef David, do Portal Burn, em reconstituição ilustrativa da autópsia realizada em um dos seres possivelmente capturados.

A existência de naves extraterrestres e sondas alienígenas não é reconhecida pela grande maioria dos governos oficiais no mundo; e em suas respectivas forças armadas o assunto é tratado com muita discrição, sobretudo no tocante aos objetos voadores não identificados (OVNI).

Uma investigação e uma sindicância foram realizadas por militares do Exército Brasileiro, incluindo o tenente coronel Lúcio Carlos Pereira, finalizada em 1997, e cujo resultado foi levado a público pela mídia em Outubro de 2010, concluiu que o incidente não passaria de um mal entendido.

Nessa linha, alega-se que Luiz Antônio de Paula (conhecido como Mudinho) vivia com sua família próximo ao terreno do suposto avistamento. Esse homem, portador de deficiência mental, é conhecido em Varginha e tem o hábito de se agachar e coletar pequenos objetos no chão.

De acordo com o Inquérito Polícial Militar arquivado no Superior Tribunal Militar, a versão oficial é de que no dia do incidente, as testemunhas o avistaram agachado num canto do terreno, sujo de lama devido a chuva e entraram em pânico. O inquérito supôs então que as três jovens teriam confundido Mudinho com uma "criatura alienígena".

Esta caixa d'água no centro de Varginha, com o formato de um disco voador, lembra o incidente.

O elevado número de relatos e testemunhos de moradores do município de Varginha sobre esse caso e a transmissão desses relatos e testemunhos pelos programas de televisão, pela imprensa local, pela imprensa nacional e pela imprensa estrangeira fez a cidade de Varginha conhecida no Brasil e no exterior como a "Terra do ET", chamando a atenção de curiosos e turistas.

PSICOSE – O TRANSTORNO





PSICOSE – O TRANSTORNO


                   Blog do escritor e poeta Rodrigo de Souza

“AFINAL TUDO, PORQUE TUDO É EU”.

A PSICOSE Á UMA DOENÇA BASTANTE MENCIONADA EM VÁRIAS ESFERAS: NO COTIDIANO POPULAR, NO CINEMA, COMO, POR EXEMPLO, NO FAMOSO FILME DE ALFRED HITCHCOCK ‘PSICOSE’ E, CLARO, NA CIÊNCIA PSICOLÓGICA, MAIS ESPECIFICAMENTE NA PSICANÁLISE. COM O PRESENTE ENSAIO OBJETIVA-SE REFLETIR SOBRE AS DIFICULDADES DE SE ELABORAR UM DIAGNÓSTICO CORRETO E DE CARACTERIZAR A PSICOSE. POR FIM, SERÁ FEITA UMA ANÁLISE DO PSICÓTICO EM UMA INSTITUIÇÃO.

1- O QUE É DIAGNÓSTICO?

“IMPERFEITO? INCÓGNITO? DIVINO”? – ÁLVARO DE CAMPOS

SEMPRE TENHO O HÁBITO DE TRAZER O SIGNIFICADO ETIMOLÓGICO DAS PALAVRAS ANTES DE COMEÇAR A DIALOGAR SOBRE ELAS, PORTANTO, DE ONDE VIRIA O SIGNIFICADO DO TERMO DIAGNÓSTICO? SEGUNDO CUNHA (1986), A PALAVRA É ORIUNDA DO FRANCÊS DIAGNOSTIC, QUE VEM DO GREGO DIAGNOSTIKÓS E SIGNIFICA “CAPAZ DE SER DISCERNÍVEL”. ELA PROCEDE DE DIAGNOSIS – DISCERNIMENTO, EXAME, ORIGINÁRIO DEDIAGIGNOSKEIN, DISCERNIR.

VIEIRA (2001) CITA TRÊS RAZÕES NAS QUAIS SE FAZ NECESSÁRIO O USO DO DIAGNÓSTICO: 1) – PARA EXISTIR COMUNICAÇÃO, TROCAS E TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÕES; 2) – PARA QUE SEJA POSSÍVEL OBTER UMA OPINIÃO COERENTE QUE ATRIBUA UM RELATIVO PODER AO QUE SE ANALISA; 3) – O DIAGNÓSTICO POSSIBILITA ADQUIRIR ORIENTAÇÕES IMPORTANTES PARA SE TER UMA IDÉIA DE COMO AGIR E ADMINISTRAR A TERAPIA.

SUA PRÁTICA, NO ENTANTO, NÃO É TÃO SIMPLES QUANTO SUA DEFINIÇÃO. A GRANDE POLÊMICA É SABER COMO RESPEITAR O UNIVERSO DO INDIVÍDUO E CLASSIFICÁ-LO NOUTRO UNIVERSO DE DIAGNÓSTICOS PREVIAMENTE ESTABELECIDOS. VIEIRA AFIRMA QUE “POR MAIS QUE SE BUSQUE PRESERVAR A SINGULARIDADE, A ATRIBUIÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO É NECESSARIAMENTE A ATRIBUIÇÃO DE UM JUÍZO DE VALOR QUE INCORPORA O SUJEITO A UMA CLASSE” (2001, P. 171).

SERIA ISSO JUSTO? CORRETO? ÉTICO? SÃO PERGUNTAS QUE RODEIAM A PRÁTICA PSICOLÓGICA. DE FATO, TEMOS DE ADMITIR QUE O DIAGNÓSTICO É UM PROBLEMA PARA O PSICANALISTA, E QUE TODO DIAGNÓSTICO, INEVITAVELMENTE, É UMA CLASSIFICAÇÃO. VIEIRA CHEGA À SEGUINTE CONCLUSÃO: “PERCEBEMOS ENTÃO QUE NO DIAGNÓSTICO HÁ SEMPRE UM ASPECTO DE OBJETIVAÇÃO DO SUJEITO QUE CONSOLIDA O PESO DO EU EM DETRIMENTO DA FLUTUAÇÃO SUBJETIVA” (IDEM).

DESSE MODO, O PROFISSIONAL QUE UTILIZA O DIAGNÓSTICO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO DEVE CONSIDERAR A LIMITAÇÃO DESSA FERRAMENTA, JÁ QUE ELA NÃO É CAPAZ DE OFERECER UMA ANÁLISE DESPROVIDA DE ERRO OU VIESES, ASSIM COMO DEVE NÃO SE DEIXAR CONFUNDIR COM DISCUSSÕES E DIVAGAÇÕES QUE DEFENDEM UMA RUPTURA FILOSÓFICA COM O DIAGNÓSTICO. CONTUDO, O QUE SE TEM VISTO É UMA DEVOÇÃO AOS MANUAIS E AOS COMPÊNDIOS PSICOPATOLÓGICOS, SEM QUE HAJA QUALQUER ESPAÇO PARA UMA PERSPECTIVA SUBJETIVA DO INDIVÍDUO.

HOJE EM DIA, O DIAGNÓSTICO PSIQUIÁTRICO REDUZIU-SE A UM CONJUNTO DE SINTOMAS DESCRITOS PELO CID OU DSM. AO PSIQUIATRA BASTA CONHECER AS LISTAS DE SINTOMAS E ENQUADRAR SEU PACIENTES NOS DIAGNÓSTICOS CORRESPONDENTES. O PACIENTE, NOS DIAS ATUAIS, NÃO TEM UM DIAGNÓSTICO: TEM VÁRIOS, PORQUE SEUS SINTOMAS PODEM COMPOR, SEGUINDO ESCALAS, MAIS DE UM DIAGNÓSTICO POSSÍVEL, O QUE ACONTECER NA MAIORIA DOS CASOS. NÃO IMPORTA O SER HUMANO QUE SE “ESCONDE” ATRÁS DOS SINTOMAS, CONSIDERA-SE APENAS A SUPERFÍCIE E O SUJEITO NÃO ENTRA EM QUESTÃO (HEGERNBERG, 2004, P. 71).

DIANTE DISSO, A PSICANÁLISE, POR SUA VEZ, NECESSITA DE ATENÇÃO TANTO PARA FATORES CONSCIENTES COMO INCONSCIENTES PARA A REALIZAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO, RESSALTA HEGENBERG (2004), POIS DEMANDA DO TERAPEUTA A CAPACIDADE DE DISTINGUIR AQUILO QUE PERTENCE A ELE MESMO (JUÍZO DE VALOR) E O QUE SE REFERE AO OUTRO. DESTACA-SE, ASSIM, A IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL DE UMDIÁLOGO SIGNIFICATIVO, ORIUNDO DA RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE TERAPEUTA-PACIENTE (TRANSFERÊNCIA-CONTRATRANSFERÊNCIA).

CABE AO PROFISSIONAL SABER LIDAR COM ESSE PODER E BUSCAR ESSE EQUILÍBRIO MÁXIMO DE NÃO SE PERDER NAS DIVAGAÇÕES DIALÓGICAS MENTAIS NEM DE SE PRENDER A NORMAS E MANUAIS ‘SAGRADOS’. A SITUAÇÃO SE COMPARA A UMA BALANÇA: SE NÃO HOUVER CAUTELA, UM DOS EXTREMOS SEMPRE PREVALECERÁ E, CONSEQÜENTEMENTE, O OUTRO ESTARÁ DESNIVELADO. DE FATO, É UM CAMINHO ÁRDUO E QUE EXIGE ESFORÇO; ENTRETANTO, NADA MAIS É DO QUE O EXERCÍCIO DA PRÓPRIA PRÁTICA CLÍNICA.

2- O QUE É PSICOSE?

“AFINAL TUDO, PORQUE TUDO É EU”.

QUEM TRABALHA COM PACIENTES PSICÓTICOS PRECISA TER CONHECIMENTO APROFUNDADO DO TEMA, ASSIM COMO VIVÊNCIA NA PRÁTICA CLÍNICA E/OU INSTITUCIONAL. POR ISSO, PRIMEIRAMENTE, SERÁ FEITA BREVE EXPLANAÇÃO SOBRE OS ELEMENTOS TIPOLÓGICOS ESTRUTURANTES DO PSIQUISMO SEGUNDO FREUD. EM SEGUIDA, SERÃO APONTADAS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS QUE DEFINEM O INDIVÍDUO PSICÓTICO. TAIS ESCLARECIMENTOS NOS FORNECERÃO A BASE PARA COMPREENDER COMO SE DÁ O FUNCIONAMENTO DA PERSONALIDADE PSICÓTICA.

TRÊS SÃO AS ESTRUTURAS QUE COMPÕEM O PSIQUISMO, ID, EGO E SUPEREGO. O ID É A ÚNICA ESTRUTURA COM A QUAL O INDIVÍDUO NASCE. O ID É UM RESERVATÓRIO DE ENERGIA INSTINTIVA. DELA SE DERIVA AS OUTRAS DUAS ESTRUTURAS PSICOLÓGICAS, O EGO E SUPEREGO. O ID CONSISTE NUMA ESTRUTURA PSÍQUICA ‘EXIGENTE’, REPLETA DE DESEJOS E PULSÕES E NÃO É INFLUENCIADA PELAS DEMANDAS DO MUNDO EXTERIOR, OU SEJA, A REALIDADE. O ID É MOVIDO PELO PRINCIPIO DO PRAZER.

JÁ O EGO É DIRECIONADO PARA A REALIDADE E BUSCA A SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES ATRAVÉS DE MEIOS ACEITÁVEIS SOCIALMENTE; LOGO, O EGO SE OPÕE AO ID EM RELAÇÃO AO PRINCÍPIO DO PRAZER, POIS O EGO ATUA DE ACORDO COM O PRINCÍPIO DA REALIDADE. POR FIM, O SUPEREGO É A CONSCIÊNCIA, A CENSURA. ESSA ESTRUTURA DA PERSONALIDADE É FORMADA PELAS LEIS E PELOS PADRÕES DA CULTURA NA QUAL O SUJEITO ESTÁ INSERIDO.

MAS E A PSICOSE? COMO A DEFINIRÍAMOS? ZIMERMAN (1999) DISTINGUE TRÊS SITUAÇÕES: 1) – PSICOSE PROPRIAMENTE DITA; 2) – ESTADO PSICÓTICO; 3) – CONDIÇÃO PSICÓTICA. O QUE NOS INTERESSA AQUI É A PSICOSE PROPRIAMENTE DITA. O AUTOR DEFINE QUE AS PSICOSES “IMPLICAM UM PROCESSO DETERIORATIVO DAS FUNÇÕES DO EGO, A TAL PONTO QUE HAJA, EM GRAUS VARIÁVEIS, ALGUM SÉRIO PREJUÍZO DO CONTATO COM A REALIDADE. É O CASO, POR EXEMPLO, DAS DIFERENTES FORMAS DE ESQUIZOFRENIAS CRÔNICAS” (ZIMERMAN, 1999, P. 227).

PORTANTO, A PSICOSE TEM COMO NÚCLEO ESTRUTURANTE CENTRAL A PREVALÊNCIA DO PRINCÍPIO DO PRAZER SOBRE O PRINCÍPIO DA REALIDADE. DESSA FORMA, AS FUNÇÕES DO EGO SÃO PREJUDICADAS, CARACTERIZANDO O CONTATO DO INDIVÍDUO PSICÓTICO COM SEU MUNDO EXTERNO COMO UM AMBIENTE RESTRITO AO SEU UNIVERSO INTERPSÍQUICO, OU SEJA, UM MUNDO SÓ SEU.

FREUD, EM 1924, EM SEU ESCRITO A PERDA DA REALIDADE NA NEUROSE E NA PSICOSE, PERMITE ENTENDERMOS A PSICOSE COMO UM DISTANCIAMENTO DO EGO (A SERVIÇO DO ID) DA REALIDADE, COM PREDOMÍNIO DO ID (E NÃO O PRINCÍPIO DA REALIDADE) SOBRE O EGO EM SI. ELE ESTABELECEU A EXISTÊNCIA DE DUAS FASES PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA DEFESA PSICÓTICA DIANTE UM ESTÍMULO. INICIALMENTE, O DISTANCIAMENTO DO EGO PARA MUITO ALÉM DA REALIDADE DO ESTÍMULO APRESENTADO; EM SEGUIDA, UMA POSSIBILIDADE DE TENTAR REPARAR O DANO PROVOCADO PELO DISTANCIAMENTO, POR MEIO DO RESTABELECIMENTO DOS CONTATOS DO INDIVÍDUO COM A REALIDADE QUE O CERCA, MAS À CUSTA DO ID (SOARES E MIRÂNDOLA, 1998).

DEFINIMOS A DOENÇA EM SI, MAS QUAIS SERIAM AS CARACTERÍSTICAS DE UM PSICÓTICO? HEGENBERG (2001) CARACTERIZA AS PESSOAS PSICÓTICAS COMO:

PROFUNDAS, CENTRADAS NELAS MESMAS, ESTABELECENDO UMA DELICADA RELAÇÃO COM O AMBIENTE PORQUE ESSE AMBIENTE PODE SER FATOR DE DESORGANIZAÇÃO PESSOAL […] TÊM UM MUNDO INTERNO RICO, EM FUNÇÃO DO ID COMO INSTÂNCIA DOMINANTE. A CRIATIVIDADE DO TIPO P É GRANDE EM FUNÇÃO DESSE CONTATO PROFUNDO COM SEU MUNDO INTERNO, SENDO QUE SUAS IDÉIAS PRÓPRIAS, QUE NÃO PRECISAM RESPEITAR REGRAS OU OPINIÕES ALHEIAS, TAMBÉM SE DÃO EM FUNÇÃO DESSA RIQUEZA DO MUNDO INTERIOR (HEGENBERG, 2001, P. 98).

ALÉM DESSAS CARACTERÍSTICAS, EXISTE UM FATOR QUE DEFINE O QUADRO DO PSICÓTICO, A QUESTÃO SOCIAL. O PSICÓTICO TEM DIFICULDADE DE SE DESEMPENHAR NO CAMPO SOCIAL. EM TERMOS PSICANALÍTICOS, ELE APRESENTA DIFICULDADE DE SE DESEMPENHAR DIANTE DO OUTRO, NO ESPAÇO DO OUTRO.

PODEMOS DIZER A DIFICULDADE DE CONSTITUIR O PRÓPRIO CAMPO DO OUTRO COMO ISSO QUE ELE É PARA NÓS, NEURÓTICOS: O CAMPO DE NOSSA EXISTÊNCIA (SOCIAL), O CAMPO SIMBÓLICO ONDE UM SUJEITO (SIMBÓLICO/SOCIAL) PODE SE REALIZAR E SE EXERCER COMO SUJEITO (TENÓRIO, 2001, P. 98).

A NATUREZA DA ANGÚSTIA, NA PERSONALIDADE PSICÓTICA, É DE FRAGMENTAÇÃO. NÃO HÁ ORGANIZAÇÃO DO SUPEREGO, POIS O QUE DOMINA É A ORGANIZAÇÃO DO ID, QUE DIRECIONA A UM CONFLITO COM A REALIDADE. LOGO, A RELAÇÃO COM O OUTRO É FUSIONAL (SOARES E MIRÂNDOLA, 1998).

COM RELAÇÃO AO PENSAMENTO, NO PSICÓTICO ACONTECE O QUE PODEMOS CHAMAR DE CLIVAGEM, ISTO É, O PENSAMENTO DELIRANTE PRIMÁRIO NÃO SE REPRIME NEM FICA EMBUTIDO, O QUE O POSSIBILITA AGIR COM UMA NORMALIDADE APARENTE. COMO SEU PENSAMENTO É PRISIONEIRO, ELE NÃO POSSUI O PRAZER DE PENSAR NEM LIBERDADE E AUTONOMIA PARA ELABORAR NOVOS PENSAMENTOS (ALBUQUERQUE, 1995). POR ISSO O PSICÓTICO TEM DIFICULDADE EM CRIAR METÁFORAS (CONOTAÇÕES SECUNDÁRIAS, NO SENTIDO FIGURADO); AQUILO QUE ELE ESCUTA É INTERPRETADO DE FORMA LITERAL. SE UM PACIENTE PSICÓTICO OUVE FALAR QUE A CABEÇA DE ALGUÉM ESTÁ “CHEIA DE LIXO”, VAI ENTENDER QUE O CRÂNIO DESSA PESSOA SE ENCONTRA REPLETO DE OBJETOS SUJOS. PODE SER QUE ELE ATÉ FIQUE ANGUSTIADO POR NÃO PODER RETIRAR ESSE “LIXO” DE LÁ. O PSICÓTICO NÃO TEM CAPACIDADE DE ABSTRAIR.

INTRÍNSECO AO PENSAMENTO, ENCONTRAMOS OS AFETOS QUE TAMBÉM NÃO SÃO TÍPICOS. AO PSICÓTICO NÃO É PERMITIDO EXPERENCIAR OS SENTIMENTOS GENUÍNOS QUE VIVENCIA. NA PSICOSE INCIDE, PORTANTO, UMA INTERDIÇÃO NO REGISTRO DA ‘NOMINAÇÃO DOS AFETOS’, TORNANDO-OS SENTIMENTOS, O QUE NÃO POSSIBILITA NOMEAR ADEQUADAMENTE AS VIVÊNCIAS CUJA CAUSA ESTEJA RELACIONADA À SIGNIFICAÇÃO AUSENTE (ALBUQUERQUE, 1995).

ALÉM DO PENSAMENTO E DO AFETO, O PROFISSIONAL PRECISA ESTAR ATENTO AO CONTEXTO EM QUE O PSICÓTICO ESTÁ INSERIDO, PRINCIPALMENTE NO QUE SE DIZ RESPEITO A SUA FAMÍLIA, QUE, NUM ASPECTO MAIS AMPLO, APRESENTA “CARACTERÍSTICAS PSICÓTICAS” COMO A CLAUSURA. ELAS SÃO FECHADAS, POSSUEM UM MUNDO PRÓPRIO E DESFAVORECEM AS REGRAS E O QUE É DITO NO MEIO SOCIAL, OU SEJA, TAIS CARACTERÍSTICAS IMPEDEM UMA INTERLOCUÇÃO SADIA DO SUJEITO COM O QUE É DIFERENTE, COM ESTÍMULOS DERIVADOS DO CAMPO NÃO FAMILIAR QUE PODERIAM OFERECER CERTA AUTONOMIA E LIBERDADE. DESSE MODO, TAIS OBSERVAÇÕES NOS PERMITE CONSIDERAR A POSSIBILIDADE DE UMA “TRANSMISSÃO” DA PSICOSE ENTRE OS MEMBROS QUE COMPÕEM A FAMÍLIA (ALBUQUERQUE, 1995).

3- PSICOSE NA INSTITUIÇÃO

“EU FICO EU”.

ATUALMENTE, TAIS SUJEITOS PSICÓTICOS SÃO ENCONTRADOS EM INSTITUIÇÕES MANICOMIAIS, E MUITO SE TEM FALADO SOBRE A REFORMA PSIQUIÁTRICA (AMARANTE, 1995; PONTES E FRAGA, 1997; GONÇALVES E SENA, 2001; TENÓRIO, 2002; OLIVEIRA E ALESSI, 2005).

MICHEL FOUCAULT FOI ESSENCIAL PARA REESCREVER A HISTÓRIA DA LOUCURA, DA PSIQUIATRIA E AS FORMAS DA SOCIEDADE MODERNA LIDAR NÃO SÓ COM A LOUCURA, MAS COM TODOS OS TIPOS DE DIVERGÊNCIA, DESVIO E DIFERENÇA CULTURAL E SOCIAL. FOUCAULT FOI TAMBÉM UM REPRESENTANTE SIGNIFICATIVO NO DEBATE DA REFORMA PSIQUIÁTRICA. “COMPREENDEMOS A REFORMA PSIQUIÁTRICA COMO UM MOVIMENTO, UM PROCESSO HISTÓRICO QUE SE CONSTITUI PELA CRÍTICA AO PARADIGMA MÉDICO-PSIQUIÁTRICO E PELAS PRÁTICAS QUE TRANSFORMAM E SUPERAM ESSE PARADIGMA” (AMARANTE, 2005, P. 192).

HOJE, A REFORMA PSIQUIÁTRICA É PARTE DAS POLÍTICAS DE SAÚDE, SOBRETUDO NA ESFERA DOS GOVERNOS MUNICIPAIS. NO ÂMBITO FEDERAL, A NOVA PROPOSTA DE LEI 3.657, DE 1989(14), APÓS SER APROVADA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS EM 1991, TAMBÉM OBTEVE SUCESSO NO SENADO E, SOMENTE EM JANEIRO DE 1990, FOI SANCIONADO UM PROJETO SUBSTITUTO.

ENTRE TANTOS ARGUMENTOS CONTRA E A FAVOR DA REFORMA, QUE VÃO DESDE UM SUBJETIVISMO PIEGAS ATÉ DISCURSOS SÓCIOPOLÍTICOS REVOLUCIONÁRIOS CONTRA A PSIQUIATRIA, O QUE SE APRESENTA COMO MAIS COERENTE É O DE TENÓRIO (2001). ESSE AUTOR REÚNE A REALIDADE DA REFORMA COM A PRÁTICA PSICANALÍTICA: “A REFORMA PSIQUIÁTRICA É A TENTATIVA DE DAR AO PROBLEMA DA LOUCURA UMA DETERMINADA RESPOSTA SOCIAL. PENSO QUE A REFORMA PSIQUIÁTRICA CONCERNE À PSICANÁLISE JUSTAMENTE POR SER UMA RESPOSTA SOCIAL À LOUCURA” (P. 93).

ELE RESSALTA E VALORIZA A FUNÇÃO DA PSICANÁLISE NO MEIO DE TODO ESSE CONFLITO IDEOLÓGICO E REAL, NÃO COMO MERA FERRAMENTA DE TRABALHO, MAS COMO RESPALDO DE CONHECIMENTO ÚTIL E EFICAZ, QUE CONTRIBUI PARA UMA DISCUSSÃO LEGÍTIMA DA REFORMA.

TODO ESSE DEBATE TRAZ UMA REFLEXÃO SOBRE AS ATUAÇÕES DOS PROFISSIONAIS NUMA INSTITUIÇÃO PSIQUIÁTRICA. VISTO QUE ELES NÃO MAIS PODEM ATUAR ISOLADAMENTE, A REFORMA INCLUI E EXIGE A PARTICIPAÇÃO DE TODOS.

SEGUNDO VIEIRA FILHO (2005), “O PSICÓLOGO É, ENTÃO, SOLICITADO A TRABALHAR NUMA PRÁTICA COMPLEXA, INTERDISCIPLINAR, COM RECURSOS TERAPÊUTICOS DIVERSOS, NA QUAL AS AÇÕES INTRA E INTERORGANIZACIONAIS APARECEM INTERLIGADAS UMAS COM AS OUTRAS, FORMANDO UM CIRCUITO DE REDE INSTITUCIONAL”. AQUELA VISÃO INDIVIDUALISTA NO TRABALHO INSTITUCIONAL ESTÁ EM DESUSO; QUANTO MAIS INTEGRADOS OS PROFISSIONAIS ESTIVEREM E MAIS RECURSOS ADEQUADOS E CONDIZENTES COM SUAS PRÁTICAS E REALIDADES FOREM APLICADOS, MELHOR SERÁ A EFICIÊNCIA E A QUALIDADE DO TRABALHO TERAPÊUTICO REALIZADO COM OS PACIENTES.

JÁ FOI MENCIONADA A DIFICULDADE DO PSICÓTICO EM ESTABELECER LAÇOS SOCIAIS, PORÉM, COM O DISCURSO DA REFORMA PSIQUIÁTRICA DE INTEGRAR O PACIENTE À SOCIEDADE, COMO FICARIA ESSA AMBIGÜIDADE? TENÓRIO (2001) EXPLANA QUE ESSA IMPOSIÇÃO AO PSICÓTICO, A QUE ELE DENOMINA “IDEAIS DE INTEGRAÇÃO”, INCENTIVADOS PELA CRENÇA DA POSSIBILIDADE DE O PSICÓTICO ESTABELECER UM LAÇO SOCIAL SATISFATÓRIO, CONSIDERA QUE ESSE DESEJO DO SOCIAL É INTRÍNSECO A ESSE TIPO DE PACIENTE. ASSIM, QUANDO ESSE IDEAL NÃO É ALCANÇADO, OCORRE UMA INSATISFAÇÃO POR PARTE DO PROFISSIONAL, QUE SE SENTE FRUSTRADO, OU ELE MESMO ATRIBUI A CULPA AO PACIENTE PSICÓTICO.

ESSA CRENÇA É MOVIDA, TAMBÉM, POR UMA CERTA ROMANTIZAÇÃO DA LOUCURA E ENFATIZA APENAS ESPAÇOS COLETIVOS E DE ACORDO COM OS OBJETIVOS DE REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL. JUNTO DESSA CRENÇA PODE HAVER UMA NEGLIGÊNCIA, NO SENTIDO DE NÃO PROPORCIONAR AO PSICÓTICO UM ESPAÇO DE TRABALHO SUBJETIVO PARTICULAR, NO QUAL ELE TENHA A POSSIBILIDADE DE INTERPRETAR OS FENÔMENOS E AS DIFICULDADES QUE ACOMETEM UMA “INSCRIÇÃO DO SUJEITO”.

AO CONTRÁRIO DO QUE SE POSSA PENSAR, PORTANTO A AFIRMAÇÃO PELA PSICANÁLISE DE UMA DIFICULDADE INTRÍNSECA AO PSICÓTICO DE FREQÜENTAR O LAÇO SOCIAL NÃO NOS DEMITE, A NÓS PSICANALISTAS, DE NOSSA RESPONSABILIDADE EM RELAÇÃO AO MODO COMO, NA SOCIEDADE, É AGENCIADA A LOUCURA, E ADMITIDA OU RECUSADA A PSICOSE (TENÓRIO, 2001, P. 100).

TENÓRIO (2001) SALIENTA A NECESSIDADE DE SABER DISTINGUIR AS ATITUDES PRODUZIDAS PELA ÉTICA DA REFORMA PSIQUIÁTRICA E PELA ÉTICA DOS CUIDADOS, O QUE É FEITO A PARTIR DE UMA VISÃO PSICANALÍTICA. ESTA ÚLTIMA ENFATIZA A IMPORTÂNCIA DO CUIDAR NO CASO DA PSICOSE, CONTRIBUINDO, ASSIM, PARA O PRONTO ENGAJAMENTO DOS PSICANALISTAS NAS INSTITUIÇÕES QUE O PROMOVEM. PORÉM, A PSICANÁLISE DEVE BUSCAR APLICAR, NAS PRÁTICAS DE CUIDADO, A REALIDADE EM RELAÇÃO AO PERCURSO DIFICULTOSO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LAÇO SOCIAL PELO SUJEITO NA PSICOSE, MAS NÃO SE PODE NEGAR QUE EXISTE UM FOCO DE CONFLITO ENTRE OS VALORES HUMANISTAS DA REFORMA E A PSICANÁLISE.

NÃO PODEMOS DEIXAR DE LADO A PSICOTERAPIA DO PSICÓTICO; O EQUILÍBRIO SEMPRE DEVE SER O FOCO. NÃO SE DEVE CENTRALIZAR TANTO NA COLETIVIDADE, IMPONDO AO SUJEITO PSICÓTICO A CRIAÇÃO DE LAÇOS SOCIAIS (INTEGRAÇÃO SOCIAL) NEM NO INDIVIDUAL, COM UMA VISÃO SIMPLISTA E SINGULAR DO PACIENTE (PSICOTERAPIA). AMBAS SÃO IMPORTANTES, TÊM SEU VALOR E SEU ESPAÇO.

NUNES (1980) ADMITE QUE A PSICOTERAPIA COM SUJEITOS PSICÓTICOS TEM COMO OBJETIVO AJUDÁ-LO A DISCERNIR A REALIDADE EXTERNA DA INTERNA. PORÉM, PARA QUE TAL DISCRIMINAÇÃO SEJA POSSÍVEL, DEVE-SE PROCURAR UMA LINGUAGEM COMUM QUE PROPORCIONE UMA COMUNICAÇÃO EFICAZ DO PACIENTE COM SEU TERAPEUTA. NÃO ADIANTA O PSICOTERAPEUTA UTILIZAR UMA COMUNICAÇÃO UNILATERAL, POIS A PSICOTERAPIA É UMA VIA DE MÃO DUPLA, NA QUAL AMBOS DEVEM INTERAGIR E ESTABELECER UM CANAL (TRANSFERÊNCIA-CONTRATRANSFERÊNCIA) EM QUE TANTO O EMISSOR QUANTO O RECEPTOR DA INFORMAÇÃO SE COMUNIQUEM.

NESSE RELACIONAMENTO PACIENTE-TERAPEUTA, LEVIK E TEPP, CITADO POR SOARES E MIRÂNDOLA (1998), SUGEREM QUE A TRANSFERÊNCIA IDEALIZADA POSSIVELMENTE SEJA A MAIS APLICÁVEL NOS SUJEITOS COM PSICOSE ESQUIZOFRÊNICA DO QUE SE PODIA IMAGINAR.

SEGUNDO ABREU (1979), O PROFISSIONAL DEVE CONTRIBUIR PARA REFORÇAR AS DEFESAS ELABORADAS PELO PACIENTE, PROCURAR EVITAR A MOBILIZAÇÃO DOS SEUS CONFLITOS E DIMINUIR O PESO PRESSIONADO POR SEU EGO ENFRAQUECIDO. PORTANTO, É DEVER DO PROFISSIONAL NÃO ESTIMULAR UMA ‘CRISE PSICÓTICA’, MAS UTILIZAR AS PRÓPRIAS DEFESAS E MECANISMOS INTRÍNSECOS AO PACIENTE, RESPEITANDO SUA INDIVIDUALIDADE E SEU EGO DEBILITADO, PARA QUE SEUS CONFLITOS NÃO OCUPEM UM ESPAÇO QUE OFEREÇA SOFRIMENTO.

TAIS AÇÕES SÃO CONTRÁRIAS ÀS EXPERIÊNCIAS DE CHARCOT, QUE FAZIA MANIFESTAR A CRISE NOS INTERNOS DO HOSPITAL PSIQUIÁTRICO, ESPECIFICAMENTE OS PORTADORES DE HISTERIA, PARA EXERCER SEU “PODER MÉDICO”. ISSO FAZIA DELE O “MESTRE DA LOUCURA”, VISTO QUE O PRÓPRIO PROVOCAVA A CRISE HISTÉRICA, COMO TAMBÉM A APLACAVA. O PACIENTE ERA UM MERO VASSALO SUBJUGADO A SEUS PODERES (FOULCAULT, 1975).

QUANDO PARTIMOS PARA A PRÁTICA INSTITUCIONAL, OBSERVAMOS AS DISPARIDADES. ALBUQUERQUE (1995) EXPLANA QUE AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA INSTITUIÇÃO SÃO MOVIDAS PELO PRESTÍGIO E NÃO PELAS NORMAS INSTITUCIONAIS ESTABELECIDAS, ATÉ PORQUE MUITOS TRABALHADORES NÃO A CONHECEM OU NÃO AS QUEREM CONHECER. ELAS SÃO UTILIZADAS APENAS QUANDO NECESSÁRIAS, POIS SÃO CONSIDERADOS “EMPECILHOS BUROCRÁTICOS”, E, QUANDO ALGUMA AUTORIDADE PRETENDE IMPLANTAR ALGUM PROJETO OU REALIZAR UM PROGRAMA, TOMA DECISÕES ARBITRÁRIAS, QUE NÃO LEVAM EM CONSIDERAÇÃO OS QUE ESTÃO ENVOLVIDOS NO PROCESSO.

4- CONSIDERAÇÕES FINAIS

DURANTE TODO ESTE ENSAIO, OS VERSOS DO POEMA “EU”, DE FERNANDO PESSOA (QUE UTILIZOU SEU HETERÔNIMO ÁLVARO DE CAMPOS), ACOMPANHARAM-NOS.

PARA FREUD (1974; 1976), AS FORÇAS QUE IMPULSIONAM A ARTE TÊM ORIGEM NOS MESMOS CONFLITOS QUE LEVAM SUJEITOS A DESENVOLVER NEUROSES. ASSIM, A ARTE ESTABELECE “UM DOMÍNIO INTERMEDIÁRIO ENTRE A REALIDADE, QUE NOS NEGA O CUMPRIMENTO DE NOSSOS DESEJOS, E O MUNDO DA FANTASIA, QUE PROCURA SUA SATISFAÇÃO”. O INDIVÍDUO, POR MEIO DE SUAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS (ESCULTURA, PINTURA, POESIA…), É CAPAZ DE REPRODUZIR SEU MUNDO INTERIOR, SEUS DESEJOS, ANSEIOS E FRUSTRAÇÕES. A ARTE PERMITE ARTICULAR O ÍNTIMO MAIS OBSCURO COM A REALIDADE EXTERNA.

EM ESCRITORES CRIATIVOS E DEVANEIOS, FREUD DEMONSTRA QUE O ESCRITOR “DIRIGE SUA ATENÇÃO PARA O INCONSCIENTE DE SUA PRÓPRIA MENTE, AUSCULTANDO SUAS POSSÍVEIS MANIFESTAÇÕES E EXPRESSANDO-AS ATRAVÉS DA ARTE, EM VEZ DE SUPRIMI-LAS POR UMA CRÍTICA CONSCIENTE.” ACREDITO QUE ESSES FRAGMENTOS POÉTICOS RETRATAM BEM O MUNDO INTERNO DE UM PSICÓTICO. COINCIDÊNCIAS? NÃO POSSO AFIRMAR, O QUE SEI É QUE PARA FERNANDO PESSOA “O POETA É UM FINGIDOR…”

POR FIM, FOUCAULT (1979) AFIRMAVA QUE O CONHECIMENTO GERA PODER, QUE PODE SER CANALIZADO PARA ATOS BONS OU MAUS. A HISTÓRIA DA HUMANIDADE ESTÁ REPLETA DE EXEMPLOS DE AMBAS AS SITUAÇÕES. COM OS PROFISSIONAIS OCORRE O MESMO. NO CASO DAQUELES QUE TRABALHAM COM PSICÓTICOS, A AQUISIÇÃO DE PODER, SEJA MEDIANTE A OCUPAÇÃO DE CARGO, A OBTENÇÃO DE TITULAÇÃO ACADÊMICA OU ATÉ MESMO O FATO DE SE CONSIDERAREM MAIS SÁBIOS E ATÉ SUPERIORES AO PACIENTE, PODE LEVÁ-LOS A UTILIZAR O CONHECIMENTO PARA FINS PROVEITOSOS OU PERIGOSOS NA PRÁTICA TERAPÊUTICA DA PSICOSE.

CONHECIMENTO, ÉTICA E FLEXIBILIDADE FORAM OS TRÊS PONTOS ABORDADOS NESTE ENSAIO. O CONHECIMENTO É NECESSÁRIO PARA DIAGNOSTICAR DA FORMA ‘CORRETA’, OU SEJA, SABER O QUE CARACTERIZA O SUJEITO PSICÓTICO. PARA ISSO, É FUNDAMENTAL A ÉTICA, QUE PERMITE SUA EFICIÊNCIA NA PRÁTICA PROFISSIONAL TANTO COM O PACIENTE QUANTO COM OS PARCEIROS DE TRABALHO. O QUE ESTARÁ MEDIANDO ESSES DOIS PONTOS É A FLEXIBILIDADE, A HABILIDADE QUE O PROFISSIONAL DEVE OBTER PARA SABER LIDAR COM AS CONDIÇÕES AMBIENTAIS, SEJAM ELAS ORIUNDAS DE POLÍTICAS APLICADAS NA INSTITUIÇÃO EM QUE ESTÁ INSERIDO, DE SUA FORMAÇÃO INTELECTUAL E DA PRÓPRIA POSTURA QUE ASSUME DIANTE DOS DEBATES DE TEMAS RELEVANTES À SUA PRÁTICA; NESSE CASO, A REFORMA PSIQUIÁTRICA E O PACIENTE PSICÓTICO.

A BUSCA PELO EQUILÍBRIO DEVE SER CONSTANTE; O PROFISSIONAL NÃO DEVE PERMANECER ESTÁTICO E ISOLADO EM SEU MUNDO, MAS DISPOSTO A PROCURAR UMA ‘ESTABILIDADE DINÂMICA’ E MANTER SUAS PRÓPRIAS CONVICÇÕES TEÓRICAS. AO MESMO TEMPO, DEVE ESTAR ABERTO A NOVAS POSSIBILIDADES QUE POSSAM CONTRIBUIR PARA SEU DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL.