domingo, 23 de maio de 2021

Três grandes ameaças à vida na Terra que devemos enfrentar em 2021. Artigo de Noam Chomsky e Vijay Prashad

 

Três grandes ameaças à vida na Terra que devemos enfrentar em 2021. Artigo de Noam Chomsky e Vijay Prashad

IHU

“É necessário um internacionalismo robusto para dar uma atenção adequada e imediata aos perigos de extinção: extinção por guerra nuclear, por catástrofe climática e por colapso social. As tarefas pela frente são colossais e não podem ser adiadas”, escrevem Noam Chomsky, linguista e filósofo estudunidense, e Vijay Prashad, jornalista e historiador indiano, em artigo publicado por Ctxt, 19-01-2021. A tradução é do Cepat.

Eis o artigo.

Grandes partes do mundo – fora a China e alguns outros países – enfrentam um vírus descontrolado, que não foi detido devido à incompetência criminosa dos governos. O fato desses governos em países ricos desconsiderarem hipocritamente os protocolos científicos básicos publicados pela Organização Mundial da Saúde e por organizações científicas revela sua prática maliciosa.

Qualquer coisa que não seja centrar a atenção no gerenciamento do vírus por meio de testes, rastreabilidade de contato e isolamento – e se isso não for suficiente, impor um bloqueio temporário – é imprudente. É igualmente preocupante que esses países ricos tenham adotado uma política de “nacionalismo da vacina“, monopolizando candidatas à vacina em vez de se alinharem a uma política de criação de uma “vacina dos povos“. Para o bem da humanidade, seria sensato suspender as normas de propriedade intelectual e desenvolver um procedimento para criar vacinas universais para todos os povos.

Embora a pandemia seja o principal tema em nossas mentes, existem outras grandes ameaças à longevidade de nossa espécie e do planeta. Essas incluem:

Aniquilação nuclear

Em janeiro de 2020, o Bulletin of the Atomic Scientists (Boletim dos Cientistas Atômicos) fixou o Relógio do Juízo Final de 2020 em 100 segundos para a meia-noite, perto demais para a comodidade. O relógio, criado dois anos após o desenvolvimento das primeiras armas atômicas em 1945, é avaliado anualmente pelo Conselho de Ciência e Segurança do Boletim, em consulta ao seu Conselho de Patrocinadores, que decide se move o ponteiro dos minutos ou deixa no mesmo lugar.

Quando voltarem a fixar a hora, provavelmente estaremos mais perto da aniquilação. Os já limitados tratados de controle de armas estão sendo destruídos, enquanto as principais potências possuem cerca de 13.500 armas nucleares (mais de 90% delas estão apenas nas mãos da Rússia e dos Estados Unidos). O desempenho dessas armas poderia facilmente tornar este planeta ainda mais inabitável. A Marinha dos Estados Unidos já utilizou ogivas nucleares táticas W76-2 de baixo desempenho. O Dia de Hiroshima, comemorado todo dia 6 de agosto, deve se tornar um dia mais importante de reflexão e protesto.

Catástrofe climática

Em 2018, surgiu um artigo científico com um título impactante: “A maioria dos atóis estará inabitável em meados do século XXIpois o aumento do nível do mar aumentará as inundações causadas pelas tempestades“. Os autores concluíram que os atóis das Seychelles às ilhas Marshall correm o risco de desaparecer.

Um relatório da ONU de 2019 estimou que um milhão de espécies de animais e plantas estão em perigo de extinção. A isso se somam os catastróficos incêndios florestais e o grave branqueamento dos recifes de coral e fica claro que não precisamos mais ficar nos clichês de que uma coisa ou outra é o canário na mina da catástrofe climática: o perigo não está no futuro, mas no presente.

É fundamental que as grandes potências – que continuam falhando em deixar de usar combustíveis fósseis – se comprometam com o enfoque de “responsabilidades comuns, mas diferenciadas” da Declaração do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992. É significativo que países como a Jamaica e a Mongólia tenham atualizado seus planos climáticos perante as Nações Unidas antes do final de 2020, conforme exigido pelo Acordo de Paris, apesar desses países produzirem uma fração minúscula das emissões globais de carbono.

Os fundos que foram prometidos aos países em desenvolvimento para a sua participação no processo praticamente evaporaram, enquanto a dívida externa aumentou exponencialmente. Isso mostra uma falta básica de seriedade por parte da “comunidade internacional”.

Destruição neoliberal do contrato social

Os países da América do Norte e da Europa destruíram sua função pública na medida em que o Estado foi sendo entregue aos especuladores e a sociedade civil foi mercantilizada por meio de fundações privadas. Isso significa que os caminhos de transformação social nessas partes do mundo têm sido grotescamente obstaculizados. A terrível desigualdade social é o resultado da relativa fragilidade política da classe trabalhadora. É essa fragilidade que permite aos bilionários definir políticas que aumentam as taxas de fome.

Os países não devem ser julgados pelas palavras escritas em suas constituições, mas por seus orçamentos anuais. Os Estados Unidos, por exemplo, gastam quase um trilhão de dólares (caso o orçamento estimado para inteligência seja somado) em sua máquina de guerra, enquanto gastam apenas uma fração em bens e serviços públicos (como saúde, algo evidente durante a pandemia). A política externa dos países ocidentais parece ser bem lubrificada por negócios de armas: os Emirados Árabes e Marrocos concordaram em reconhecer Israel com a condição de que possam comprar 23 bilhões de dólares e 1 bilhão em armas feitas nos Estados Unidos, respectivamente. Os direitos do povo palestino, saharauis e iemenitas não importaram para estes acordos.

O uso de sanções ilegais pelos Estados Unidos contra trinta países, entre eles Cuba, Irã e Venezuela, tornou-se parte da vida normal, mesmo durante esta crise de saúde pública global desencadeada pela pandemia. É um fracasso do sistema político que as populações do bloco capitalista sejam incapazes de obrigar seus governos – que em muitos casos são democracias apenas no papel – a adotarem uma perspectiva global diante dessa emergência.

O aumento das taxas de fome revela que a luta pela sobrevivência é o horizonte para bilhões de pessoas no planeta (tudo isso enquanto a China consegue erradicar a pobreza absoluta e eliminar, em grande parte, a fome).

aniquilação nuclear e a extinção devido à catástrofe climática são ameaças gêmeas para o planeta. Enquanto isso, para as vítimas do ataque neoliberal, que foi uma praga para a última geração, os problemas de curto prazo para sustentar sua própria existência deslocam questões fundamentais sobre o destino de nossos filhos e netos.

Os problemas globais nesta escala requerem a cooperação global. Pressionadas por países do Terceiro Mundo, nos anos 1960, as grandes potências aceitaram o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (1968), embora tenham rejeitado a profundamente importante Declaração sobre o Estabelecimento de uma Nova Ordem Econômica Internacional (1974). Já não existe a correlação de forças para promover esse tipo de agenda de classe no cenário internacional.

Certas dinâmicas políticas nos países ocidentais, em particular, mas também em grandes estados do mundo em desenvolvimento (como Brasil, Índia, Indonésia e África do Sul), são necessárias para mudar o caráter de seus governos. É necessário um internacionalismo robusto para dar uma atenção adequada e imediata aos perigos de extinção: extinção por guerra nuclear, por catástrofe climática e por colapso social. As tarefas pela frente são colossais e não podem ser adiadas.

(EcoDebate, 21/01/2021) publicado pela IHU On-line, parceira editorial da revista eletrônica EcoDebate na socialização da informação.

[IHU On-line é publicada pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos Unisinos, em São Leopoldo, RS.]

 

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"O homem foi feito para a guerra; e a mulher para descansar o guerreiro." (Friedrich Nietzsche)

Para que servem as guerras?

Para que servem as guerras?

O que a história e dez mil anos de experiências nos levam a concluir sobre a guerra e seu papel no progresso da civilização

Há livros bastante provocativos que nos fazem ir contra o senso comum e revelam verdades inconvenientes. Um deles é “War! What's it good for?: Conflitos e o progresso da civilização de primatas a robôs”, do professor de Stanford Ian Morris.
A leitura é leve e estimulante, um passeio por séculos de conflitos, dos romanos contra os bárbaros às guerras medievais, das grandes guerras do século XX à Guerra Fria e, por fim, o Império Americano.

Os argumentos centrais são simples e convincentes quanto ao papel da guerra para o desenvolvimento da civilização. Vejamos:

1. As guerras criam sociedades maiores e mais organizadas.
É impossível para uma sociedade lutar (e obter vitórias) sem um mínimo de organização. Quanto maior o esforço bélico, maior a necessidade de alocar devidamente recursos - humanos e materiais - de maneira a atingir o objetivo militar, seja de conquista, seja de defesa do território.
A complexidade necessária demanda a criação de um Governo mais forte e atuante.
O legado do conflito é uma sociedade mais complexa, mais organizada, e com um know-how de como se tornar ainda mais complexa.

2. As guerras criam sociedades maiores e mais seguras.
Embora a guerra seja a pior maneira de criar sociedades maiores e mais pacíficas, é praticamente a única forma que os humanos encontraram para isso.
Parece contra intuitivo, mas conquistadores precisam garantir que os povos dominados não disponham de armas, nem de meios para exercer a violência, sob pena de comprometer a conquista. Esse controle e o respectivo monopólio da força bruta pelo Estado têm como resultado uma sociedade mais pacífica e segura para todos.
É cada vez menor o número de mortes mundiais anuais causadas por conflitos armados. Apenas uma referência: esse número caiu de 546.000, em 1950, para 87.432, em 2016. Além do mais, era maior a probabilidade de um europeu morrer em uma guerra no século XIX do que é hoje em dia.

3. Sociedades mais complexas criadas por guerras trazem riqueza.
A longo prazo, ao formar sociedades mais pacíficas e seguras, as guerras criam as bases para o desenvolvimento e, em última análise, promovem mais riquezas.
A administração do Império Romano demandou a criação de uma infraestrutura de governo e logística – estradas e linhas marítimas - que favoreceu o comércio e a economia inter e intraprovincial, gerando riqueza para empreendedores de todas as partes do império.
Vale também notar a ascensão dos Estados Unidos como superpotência após a Segunda Guerra Mundial, que terminou em 1945.

4. As Guerras são tão eficientes que tendem a serem continuamente reduzidas.
Milhares de anos de conflitos geraram sociedades cada vez mais complexas, governos cada vez mais fortes e riquezas para a maior parte da população mundial. O progresso tecnológico trouxe a possibilidade de armas de destruição em massa, capazes de acabar com a vida no planeta. Isso torna improváveis os confrontos em larga escala, mantem a paz e limita a guerra a pequenos conflitos regionais, com números anuais decrescentes.

Moral da história: devemos chegar muito próximo do mundo imaginado pelos pacifistas, mas por motivos diferentes, muito diferentes.

Aida Garifullina - Ave Maria (Schubert)


 

Eclesiastes - Tudo é ilusão (Completo / Bíblia Falada) #21

Hoje é Domigo


 Hoje é Domigo

[evangelhista da silva]

A pandemia não furta a sua beleza
tampouco se me restringe
à contemplação.

Apesar de que sempre estive preso
nos cárceres do brasil
infame e desumano.

Ela, domingo, é a mulher querida
nua, bela, intensamente linda
apesar de ser puta.

Santo Antônio de Jesus, 23 de maio de 2021, às 12h.

Pastor Henrique Vieira (ESTE SIM: DISCÍPULO DE MARTIN LUTHER KING JR. COM IDENTIDADE PRÓPRIA)


 

sábado, 22 de maio de 2021

Roberto Carlos - Detalhes (Áudio Oficial)

Música Cigana - Vale do Amanhecer - Cícero Costa (Faixas integradas)

A Mulher em Preto e Branco

 


A Mulher em Preto e Branco


[eangelhista da silva]


É a noite desnudada n'alma 

mergulhada em um abismo infinito de luz

a respirar perfumes em flores, e cores, e amar.


Em branco e preto se nos faz a vida

e a realidade vivida pelos mortais

não colore ao longo do tempo.


A mulher em preto e branco não sofre mutações

a exemplo minha avó que vivera a sua viuvez

eterna e plenamente em preto e branco.


Não para agradar a  ninguém

o porquê da sua abstinência sexual

tampouco para cantar à missa dos revoltados.


A minha avó, Vó Tonha, vivera consciente

o seu grato prazer de continuar amando plenamente

o meu avô, J. Evangelista, que fora o único homem da sua vida.



Santo Antônio de Jesus, 22 de maio de 2021, às 12h.







sexta-feira, 21 de maio de 2021

Os Sinos da Igreja Matriz


Nestes dias de dor e saudades sabemos "por quem os sinos dobram". Aqui em Santo Antônio de Jesus, na 'Capela dos Tupinambás' os sinos não mais dobram. Sinceramente eu não sei de quem foi a asnice ou torpor de ter  praticado o ato infeliz e estúpido de se nos afastar as doces lembranças e amargas talvez.  Lembro-me de que um dia eu cheguei até a torre da Igreja Matriz para ver e ouvir as seis badaladas dos sinos, hoje, emudecidos. E lá cheguei conduzido pelo sineiro juvenil, hoje certamente idoso. Foi com o nobre amigo Hilário, filho do Hermano, carinhosamente conhecido por 'LIO'. Tive a maior honra e felicidade de assistir a uma cena inesquecível. Mudando um pouco o foco desta narrativa, leitor amigo, eu era criança; o fatídico ano não se me recordo. Lembro-me bem daquele trágico acidente ocorrido naquela ladeira íngreme e tortuosa que liga a cidade de Cachoeira a Muritiba. Ali houve um acidente, dentre outros, inesquecível, que vitimou fatalmente a Sóror Madre Maria Goretti Nery, a nossa tão querida e amada educadora. O seu corpo chegara em nossa cidade era noite. A luz da usina ainda estava apagada. Na Igreja Matriz o corpo da Madre Goretti fora velado. Como eram velados, de costume, todos que partiam com destino à Pátria Espiritual. Jamais esquecerei. E quando do cortejo fúnebre o sino gemera em prantos. Estudei no Colégio Santo Antônio e a Sóror Madre Maria Goretti Nery foi a minha Diretora Escolar e Educadora. Uma persona grata que Santo Antônio de Jesus jamais verá tão semelhante. Continuando, na verdade, por que os sinos não dobram em Santo Antônio de Jesus. Certamente porque encomodava a burguesia insensível, vizinha à capela dos Tupinambás. O baixo clero, na figura onipotente do seu ditador, em nossa tão querida e amada terra natal, naturalmente, dispensara o sino ao ferro velho. Por quem os sinos dobram: 

"Quando eu morrer não chores mais por mim
Do que hás de ouvir triste sino a dobrar
Dizendo ao mundo que eu fugi enfim
Do mundo vil pra com os vermes morar.
E nem relembres, se estes versos leres,
A mão que os escreveu, pois te amo tanto
Que prefiro ver de mim te esqueceres
Do que o lembrar-me te levar ao pranto.
Se leres estas linhas, eu proclamo,
Quando eu, talvez, ao pó tenha voltado,
Nem tentes relembrar como me chamo:
Que fique o amor, como a vida, acabado.
Para que o sábio, olhando a tua dor,
Do amor não ria, depois que eu me for."

William Shakespeare“A morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”. É com essa citação, tirada de um poema de John Donne, poeta inglês do século 17, que Ernest Hemingway marcou o começo de uma de suas obras mais importantes.Aqui, em Santo Antônio de Jesus, os sinos não mais dobram; entretanto ouvimos os sinos a dobrar a cada irmão nosso que se vai à senda do infinito, vítimas de uma Política Municipal de Sáude perversa e desumana ditada por políticos genocidas e covardes.
*Raimundo Evangelhista - Raimundo José Evangelista da Silva é filho da cidade de Santo Antônio de Jesus na Bahia.
Santo Antônio de Jesus, 21 de maio de 2021, às 16h22min.

domingo, 16 de maio de 2021

Tchaikovsky: Piano Concerto no.1 - Maestro Mehta's 80th birthday - Khati...

"Escravos da religião"


"Escravos da religião"


Autor do recém-lançado livro Escravos da Religião (Ed. Appris), pesquisador na Universidade Federal Fluminense (UFF) e idealizador do podcast Atlântico Negro, o historiador Vitor Hugo Monteiro Franco revira arquivos da Ordem de São Bento desde 2014.

O material foi tema de sua iniciação científica, de sua monografia de conclusão de curso, de seu mestrado e, agora, está sendo esmiuçado em seu doutorado.

"Uma das principais descobertas foi o próprio termo 'escravos da religião'", conta ele.

"Não foi um termo que eu criei. É o termo na época que encontrei em livro de batismos. Foi um choque para mim."

Na ocasião, ele estava analisando os registros dos nascidos no século 19 em propriedade rural mantida pelos beneditinos na Baixada Fluminense, a Fazenda São Bento de Iguassú.

"Na hora de qualificar os pais, o monge não os qualificava como 'escravos da Ordem de São Bento', mas sim como 'escravos da religião'."

Para o pesquisador, residia aí uma diferença fundamental entre o modo de vida dos escravos mantidos por instituições religiosas: o fato de o senhor não ser uma pessoa, mas sim uma entidade.

"Parece simples, mas não é. A situação geral da escravidão no Brasil é de escravos privados, de senhores leigos. No caso dos 'da religião', eles não pertenciam a um monge específico, eram de propriedade coletiva. E isso teve repercussões na vida dessas pessoas para sempre, porque influenciava na forma, no dia a dia deles", diz o historiador.

Franco ressalta que o cotidiano desses negros escravizados estava "regulado" pelos hábitos religiosos do catolicismo e da vida monástica.

"Por mais que a sede dos religiosos estivesse no centro do Rio e a fazenda na Baixada Fluminense, sempre havia um monge cuidando de lá. Era o chamado padre fazendeiro", contextualiza.

"Ele fazia o trabalho espiritual: batizava as pessoas, casava-as, sepultava-as. Os beneditinos eram um tipo de senhor que conhece muito bem sua escravaria, anotando tudo em muitos detalhes."

"Os monges conheciam cada momento, cada fase da vida dos seus escravizados. Por mais que as propriedades fossem enormes, eles tinham o controle administrativo sobre aquelas pessoas, ao contrário dos senhores leigos, que muitas vezes tinham um contato muito pequeno com os escravizados", compara.

"Isso dava (aos religiosos) um poder muito grande. Ser 'escravo da religião' significava ter sua vida controlada por uma instituição religiosa", acrescentou Monteiro Franco.

Escravos participam da festa de Santa Rosália. “Fête de Ste. Rosalie, Patrone des nègres”. Gravura contida na obra “Voyage pittoresque dans le Bresil”, de Johann Moritz Rugendas e M. de Golbery, 1835.

CRÉDITO,

ARQUIVO NACIONAL / DOMÍNIO PÚBLICO

Legenda da foto,

Em 1871, somente os beneditinos tinham um total de 4 mil escravizados

E não era um rebanho pequeno para ser controlado. De acordo com as pesquisas de Franco, quando os religiosos emanciparam seus escravos, em 1871, somente os beneditinos tinham um total de 4 mil escravizados.

"Eram três as principais ordens religiosas escravistas do Brasil: os jesuítas, os beneditinos e os carmelitas. Em menor escala, os franciscanos também", elenca.

A primazia da Companhia de Jesus foi até o século 18. Em 1759, contudo, os jesuítas foram expulsos do Brasil.

E aí os beneditinos assumiram essa posição. Durante o século 19, período analisado pela pesquisa de Franco, a Fazenda de Iguassú costumava ter um número constante de cerca de 130 escravos.

"Destoava muito das outras fazendas da região, em que havia em média 10 escravos por senhor", afirma o pesquisador.

Mas essa propriedade não era a maior das beneditinas. Em Jacarepaguá, a fazenda dos religiosos tinha mais de 300 escravos. Em Campos dos Goitacazes, 700.

"E essas são só as três maiores propriedades dos monges de São Bento", diz Franco. "É muita gente. Era a principal ordem escravista do Brasil. Eu nem considero a Ordem de São Bento uma grande proprietária [de escravos]. Era uma megaproprietária, estava acima dos grandes proprietários, era a elite da elite."

Incentivo à gravidez

Uma maneira de garantir a abundância de mão de obra escrava era o incentivo que os monges davam para que as escravizadas tivessem muitos filhos.

"As mulheres que procriavam pelo menos seis filhos conseguiam privilégios, tais como não realizarem trabalhos 'penosos'", conta o historiador Robson Pedrosa Costa, autor do livro Os Escravos do Santo (Editora UFPE) e professor no Instituto Federal de Pernambuco e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A partir de 1866, os benefícios às mães de pelo menos seis filhos passaram a ser a liberdade gratuita — desde que elas "estivessem devidamente casadas", pontua o historiador.

Mapa que situa a propriedade dos beneditinos na Baixada Fluminense

CRÉDITO,

REPRODUÇÃO/ ‘ESCRAVOS DA RELIGIÃO’

Legenda da foto,

Mapa que situa a propriedade dos beneditinos na Baixada Fluminense

Para os monges senhores de escravos, religião era uma coisa, negócios eram outra. Pelo menos é o que fica claro em outro achado do historiador Monteiro Franco: nos registros de batismo, a maior parte das crianças era registrada como sendo filho de mãe solteira.

Havia uma razão econômica para isso. "Até pouco tempo atrás se acreditava que as ordens religiosas de maneira geral incentivavam o casamento por causa do valor cristão do matrimônio e também para um fator de incentivo da reprodução da comunidade escrava, do ponto de vista senhorial", pontua o pesquisador. "Mas o que encontrei foi a maior parte das mulheres como mães solteiras."

Segundo ele, isso não significa que essas mulheres não tivessem relacionamento estável ou que vivessem na promiscuidade.

A questão chave estava na propriedade da criança que nasceria dessa gravidez. Em caso de mãe e pai sacramentalmente unidos, poderia haver alguma discussão se o filho pertenceria ao senhor da mãe ou do pai.

Então, os beneditinos preferiam não oficializar relações estáveis quando as mulheres de sua fazenda tinham homens de fazendas vizinhas.

Quando ambos eram da mesma propriedade, aí sim, o sacramento do matrimônio era concedido.

Tais condutas fizeram com que os beneditinos conseguissem manter um grande número de escravos no século 19, mesmo com a dificuldade, para os latifundiários escravocratas, decorrentes da Lei Eusébio de Queirós — que, a partir de 1850, proibiu o tráfico negreiro.

"Estas instituições [religiosas] construíram, ao longo dos séculos, grandes corporações, muito semelhantes a grandes empresas pautadas em um complexo sistema organizacional", afirma Costa.

"No caso dos beneditinos, foi possível entender que a instituição foi capaz de construir um sistema de gestão eficiente e duradouro, que garantiu o fornecimento de escravos para as suas propriedades sem recorrerem ao tráfico."

"Claro que eles compraram escravos no século 19, mas foram poucos", completa o professor.

A estratégia consistia em incentivar a procriação e a tentativa de manutenção das famílias. "Eles evitavam ao máximo vender seus escravizados, principalmente a separação de famílias, uma instituição sagrada para os monges. Apenas os cativos considerados 'incorrigíveis' deveriam ser vendidos. Mas eles foram poucos. As famílias escravizadas eram extensas e duradouras. Isso garantia a perpetuação do quantitativo de escravos", explica Costa.

Alforrias

Prática relativamente comum entre escravizados no Brasil, a compra da liberdade era mais difícil para um "escravo da religião". Enquanto no caso daquele que servia a um senhor leigo bastava convencê-lo — com acordos e, muitas vezes, um valor em dinheiro — no caso dos monges era preciso passar por um processo formal.

Capa de 'Escravos da Religião', livro de Vitor Hugo Monteiro Franco

CRÉDITO,

REPRODUÇÃO

Legenda da foto,

O historiador Vitor Hugo Monteiro Franco revira arquivos da Ordem de São Bento desde 2014 - foi assim que encontrou o termo "escravos da religião"

Aquele que pleiteava a alforria precisava fazer uma petição aos religiosos. Não havia negociação direta. "Estamos falando de uma propriedade institucional", lembra o historiador Franco. "Não era simples. Os monges liam a petição e colocavam para votação, usando favas pretas para marcar as negativas e favas brancas para sinalizar positivo."

A partir da década de 1850, a Ordem de São Bento criou uma tabela de preços para casos de alforria. Pelo documento, o preço dos escravizados variava conforme saúde, idade e sexo.

"O valor ia aumentando de acordo com a idade até a fase mais produtiva. A partir da adolescência, eles passam a entender que um homem pleno de saúde vale mais do que uma mulher", explica Franco.

"Esse documento mostra com todas as letras qual a posição de um senhor de escravos: transformar as pessoas em commodities", define ele.

Violência e trabalho

Embora haja uma corrente que acredite que a escravidão impetrada por religiosos fosse mais branda do que a conduzida por senhores leigos, pelos valores cristãos supostamente respeitados, Franco não compactua com essa ideia. Primeiramente porque é enfático ao dizer que a privação da liberdade a que um escravo está sujeito já é, por si só, uma grande violência.

Além disso, ele encontrou registros que atestam atos de crueldade. "Tem um caso, em um fazenda de Cabo Frio, também dos beneditinos, em que dois monges foram presos depois de matarem, de tanto espancar, um escravizado. Isso no século 18", conta ele. "Olha o nível da violência."

Ele também se deparou com relatos de fugas em que o escravo, uma vez capturado, era submetido a um "castigo exemplar". O mesmo acontecia para quem não demonstrasse seguir a fé católica.

"Há um registro de uma visitação realizada por um monge (encarregado de vistoriar os trabalhos do padre fazendeiro), que dizia que era bom que o mesmo não descuidasse do espiritual dos escravos, para ver se eles estavam seguindo os preceitos do cristianismo", aponta Franco.

"E, verificando que não estivessem seguindo, que fossem punidos exemplarmente. Se não se redimissem, que fossem vendidos."

Mas em que trabalhavam os "escravos da religião"?

Boa parte deles fazia um trabalho semelhante a qualquer outro escravo de propriedades rurais. As instituições religiosas tinham muitas terras e nelas cultivavam cana de açúcar e outros insumos valiosos para a economia da época. Quem fazia esse trabalho era a mão de obra escrava.

No caso dos religiosos, contudo, havia também muitos escravos com trabalhos especializados. Carpinteiros, ferreiros, oleiros, sapateiros, boticários, enfermeiros. "Além daqueles que serviam os monges no claustro: botavam a comida na mesa, tocavam o sino da capela, seguravam o livro na hora da missa, e por aí vai", diz o historiador Franco.

Nesse sentido, a Ordem de São Bento investiu em capacitação. Como eles tinham grandes propriedades com necessidades específicas, passaram a treinar os escravos que pareciam mais aptos a trabalhos específicos. "Para eles, era melhor fazer isso do que pagar um sujeito livre para desempenhar esses papéis", afirma.

Esses que tinham ofícios especializados não eram inimputáveis a sofrerem castigos. "Encontrei um registro de um monge que se dedicava a ensinar ferraria a escravos. E ele era tão violento que acabou sendo deslocado de posição", exemplifica Franco.

Desempenhar essas funções especiais, por outro lado, conferia prestígio dentro da comunidade escrava. E muitos desses profissionais acabavam conseguindo fazer trabalhos "por fora" e, assim, juntar dinheiro para, no futuro, comprar a alforria.

Abolição prematura

As ordens religiosas libertaram seus escravos ao longo de 1871, ou seja, 17 anos antes da Lei Áurea. A primeira instituição a fazer isso foi a Ordem de São Bento. Aos poucos, os beneditinos foram seguidos pelos demais religiosos.

Segundo os pesquisadores, esse movimento era resultado de um embate da Igreja Católica com o Estado.

"Havia uma relação de tensão entre Estado e as ordens religiosas", pontua Franco. "Estava ocorrendo um embate político em que cada vez mais a classe política e outros setores da elite brasileira acreditavam que os religiosos tinham propriedades demais, escravizados demais e eram improdutivos. Por outro lado, o Estado via a chance de se apropriar das propriedades dos religiosos."

Ao libertar os escravos na mesma época da promulgação da Lei do Ventre Livre, as instituições católicas geraram uma comoção nacional.

"A abolição não significa simplesmente a questão humanitária por trás da liberdade do indivíduo, mas também uma questão de ordem econômica sobre aqueles que você teria de estar empregando", afirma o historiador Philippe Arthur dos Reis, pesquisador na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

"O custo de manutenção desses indivíduos, em geral era muito mais dispendioso ter os escravos do que importar pessoas de fora e pagar salário", acrescenta.

O historiador Costa lembra que desde a Independência, em 1822, "várias vozes começaram a sugerir que as ordens religiosas eram instituições inúteis e péssimas administradoras de seus bens".

"Quando os debates sobre a abolição se acirraram a partir de 1865, novamente as ordens, consideradas grandes escravistas, foram colocadas na berlinda. Uma lei de 1869 instituiu que as instituições religiosas deveriam libertar todos os seus escravos em um prazo de 10 anos. Até lá, poderiam libertá-los ou criar contratos de prestação de serviço por tempo determinado", detalha o historiador.

"Prevendo uma maior intervenção do Estado e do Parlamento, a Ordem de São Bento do Brasil já havia se antecipado, decretando a liberdade de todo as crianças nascidas a partir do dia 3 de maio de 1866", diz ele.

Essa medida teve impacto nas autoridades. O imperador Dom Pedro Segundo (1825-1891) presenteou o então abade geral com uma caixa de ouro cravejada de diamantes. Já o deputado Tavares Bastos (1839-1875), voz abolicionista, declarou que o gesto era "um ato generoso e solene" — e que deveria ser seguido pelas demais instituições religiosas.

Em 1871 veio a libertação total dos "escravos da religião".