sexta-feira, 21 de maio de 2021

Os Sinos da Igreja Matriz


Nestes dias de dor e saudades sabemos "por quem os sinos dobram". Aqui em Santo Antônio de Jesus, na 'Capela dos Tupinambás' os sinos não mais dobram. Sinceramente eu não sei de quem foi a asnice ou torpor de ter  praticado o ato infeliz e estúpido de se nos afastar as doces lembranças e amargas talvez.  Lembro-me de que um dia eu cheguei até a torre da Igreja Matriz para ver e ouvir as seis badaladas dos sinos, hoje, emudecidos. E lá cheguei conduzido pelo sineiro juvenil, hoje certamente idoso. Foi com o nobre amigo Hilário, filho do Hermano, carinhosamente conhecido por 'LIO'. Tive a maior honra e felicidade de assistir a uma cena inesquecível. Mudando um pouco o foco desta narrativa, leitor amigo, eu era criança; o fatídico ano não se me recordo. Lembro-me bem daquele trágico acidente ocorrido naquela ladeira íngreme e tortuosa que liga a cidade de Cachoeira a Muritiba. Ali houve um acidente, dentre outros, inesquecível, que vitimou fatalmente a Sóror Madre Maria Goretti Nery, a nossa tão querida e amada educadora. O seu corpo chegara em nossa cidade era noite. A luz da usina ainda estava apagada. Na Igreja Matriz o corpo da Madre Goretti fora velado. Como eram velados, de costume, todos que partiam com destino à Pátria Espiritual. Jamais esquecerei. E quando do cortejo fúnebre o sino gemera em prantos. Estudei no Colégio Santo Antônio e a Sóror Madre Maria Goretti Nery foi a minha Diretora Escolar e Educadora. Uma persona grata que Santo Antônio de Jesus jamais verá tão semelhante. Continuando, na verdade, por que os sinos não dobram em Santo Antônio de Jesus. Certamente porque encomodava a burguesia insensível, vizinha à capela dos Tupinambás. O baixo clero, na figura onipotente do seu ditador, em nossa tão querida e amada terra natal, naturalmente, dispensara o sino ao ferro velho. Por quem os sinos dobram: 

"Quando eu morrer não chores mais por mim
Do que hás de ouvir triste sino a dobrar
Dizendo ao mundo que eu fugi enfim
Do mundo vil pra com os vermes morar.
E nem relembres, se estes versos leres,
A mão que os escreveu, pois te amo tanto
Que prefiro ver de mim te esqueceres
Do que o lembrar-me te levar ao pranto.
Se leres estas linhas, eu proclamo,
Quando eu, talvez, ao pó tenha voltado,
Nem tentes relembrar como me chamo:
Que fique o amor, como a vida, acabado.
Para que o sábio, olhando a tua dor,
Do amor não ria, depois que eu me for."

William Shakespeare“A morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti”. É com essa citação, tirada de um poema de John Donne, poeta inglês do século 17, que Ernest Hemingway marcou o começo de uma de suas obras mais importantes.Aqui, em Santo Antônio de Jesus, os sinos não mais dobram; entretanto ouvimos os sinos a dobrar a cada irmão nosso que se vai à senda do infinito, vítimas de uma Política Municipal de Sáude perversa e desumana ditada por políticos genocidas e covardes.
*Raimundo Evangelhista - Raimundo José Evangelista da Silva é filho da cidade de Santo Antônio de Jesus na Bahia.
Santo Antônio de Jesus, 21 de maio de 2021, às 16h22min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário