quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Falou em absurdo acontece em Santo Antônio de Jesus



Blog do Valente


O homicídio foi cometido em 2002 e o mandado de prisão estava aberto desde 2005

Publicado em 03/09/2021, às 18h30    Blog do Valente    Lucas Pacheco

Um homem de 56 anos, da cidade de Santo Antônio de Jesus, a cerca de 190 km de Salvador, foi preso por engano, no final de agosto, no lugar do seu irmão, falecido em 2009, que teria cometido um homicídio em Juazeiro, no norte baiano, em 2002. Antônio Bispo dos Santos, que trabalha com reciclagem e serviços de entrega na cidade onde mora, ficou quatro dias na carceragem da delegacia de Santo de Antônio de Jesus. 

Segundo o homem, ele estava trabalhando no momento em que soube, pela esposa, que a polícia civil havia ido até sua residência à sua procura e logo depois recebeu uma ligação do delegado questionando onde ele se encontrava. Após afirmar que estava trabalhando e informar o local exato, a polícia foi até o seu encontro. 

Ele conta que o delegado foi educado durante a abordagem e, vendo seu comportamento e confiando na sua palavra, permitiu que ele fosse até a delegacia no seu próprio carro, para evitar ser algemado e colocado no camburão da viatura policial. 

Já na delegacia, em conversa com o delegado, ele descobriu que havia um mandado de prisão contra ele em aberto desde 2005, por contra de um homicídio ocorrido em Juazeiro, em 2002. Foi quando ele se deu conta que poderia ser alguma situação que envolvia seu irmão, morto em 2009 e que era envolvido com o crime. “Na hora que o delegado me contou aí eu entendi que era “bronca” do meu irmão”, revelou o motorista.

Em conversa com o BNews, a advogada contratada pela família, Drª Edilene Argolo, informou que assim que chegou à delegacia, tomou conhecimento do caso e teve acesso aos autos do processo,  encontrou diversas inconsistências. Segundo ela, a pessoa detida na época do homicídio se identificou na delegacia de Juazeiro como sendo Antônio Bispo dos Santos, porém sem apresentar qualquer documento de identificação e mesmo assim nenhuma diligência para comprovação da identificação foi feita. E, como não houve flagrante, ela não ficou presa. 

“Há uma falha processual tão grande que, se a pessoa se apresenta sem documentos, deveriam ser colhidas, pelo menos, suas digitais. Caso uma pessoa não apresente documento de identificação no momento da detenção ou em uma prestação de esclarecimentos, ela fica na delegacia até que a comparação datilográfica dela seja feita e que saia o resultado comprovando que ele é de fato quem afirma ser”.  

Ela destaca ainda que, analisando os documentos dos autos, encontrou o depoimento de uma pessoa que afirmava que o autor do crime era conhecido como “Nego Roque” e Roque era o nome do irmão de Antônio, com diversas passagens pela polícia, morto em 2009.   

Outro erro processual apontado pela advogada no processo foi de que a irmã da vítima morta em 2002, que teria presenciado o homicídio, prestou depoimento alegando que seu irmão havia sido assassinado por uma pessoa “galega” e Antônio Bispo é negro. Inclusive, o irmão, Roque, também era negro. Entretanto, no depoimento do suposto suspeito que constava nos autos, não havia menção à cor de pele do declarante. 

Ela afirmou ainda que, após reunir esses e outros erros processuais, apresentou pedido de soltura no processo para que seu cliente fosse solto imediatamente, pois havia o risco dele ser transferido para Juazeiro e ser levado para o presídio da cidade. Além disso, ela ressaltou que ele estava sem se alimentar e beber água desde o dia da prisão, mesmo sendo portador de comorbidades, e que a delegacia de Santo Antônio de Jesus não possui qualquer estrutura, com os presos ficando em celas sujas, com diversos bichos, incluindo ratos. 

Na entrevista, a advogada destacou que, após analisar o pedido de soltura, o juiz criminal entendeu que existiam motivos consideráveis para colocar Antônio Bispo em liberdade e a condicionou à apresentação de uma defesa prévia, com todos os documentos e alegações que a defesa julgasse necessários. 

A advogada juntou diversas declarações de vizinhos e um abaixo-assinado de moradores da cidade, com mais de mil assinaturas, de apoio ao motorista, além de outras comprovações de que Antônio Bispo dos Santos não teria como estar em Juazeiro no dia do homicídio e que não tinha nenhuma passagem pela polícia e nem qualquer registro de desentendimentos e brigas. 

De posse desses documentos, o juiz da vara criminal onde tramita o processo em Juazeiro determinou a soltura e a intimação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) para que tomasse conhecimento dos fatos novos apresentados ao processo e se manifestasse. 

Até o momento, de acordo com a advogada, o MP ainda não se manifestou sobre a defesa prévia e as provas apresentadas, nem pela marcação de audiência para prosseguir o processo e nem pelo arquivamento dos autos e que, enquanto isso, Antônio Bispo dos Santos segue em liberdade provisória, podendo voltar a ser preso a qualquer momento, aflito e com vergonha perante a cidade. 

“Sr. Antônio tem medo de andar na rua, de ser apontado como bandido. Tem muito medo de que um mero deslize dele em qualquer coisa, deslizes do dia a dia aos quais estamos sujeitos, como uma discussão no trânsito, por exemplo, porque está em liberdade provisória e pode voltar a ser preso”. 

Procurado pelo BNews, o Ministério Público da Bahia (MP-BA), afirmou que o órgão “ainda não foi notificado pela Justiça para dar parecer sobre o caso, ou seja, ainda não foi apreciada a liminar acerca da culpabilidade ou não do senhor Antônio Bispo dos Santos. E ressaltou que “até o momento, a Justiça abriu vistas para o MP ter apenas ciência da revogação da prisão, o que foi feito no último dia 23”



quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Primavera




Primavera


[evangelhista da silva]



Ei!

vem ver a minha rua

está brilhando de amor

o sol está feliz a conversar comigo

ele canta, e dança, e ri a me abraçar.


E estou imensamente feliz e saudoso então.


Ei!

vem cá, vem...

o dia de hoje está sem palavras

cheio de poesia e canção de saudades

certeza tenho de que outros dias assim virão.


Virão com as primaveras do amanhã.


Ei!

menina bonita dos encantos meus

vem ver a minha rua em festa

vem danada sorrir comigo

vem doce amada.


A noite certamente virá e estaremos felizes.


Ei!

mulher danada de bonita

tu és para mim o sol da minha vida

esculpida em luz, e versos, e misticidade

vem danada que a noite o sol continuará em festa.


Santo Antônio de Jesus, 22 de setembro de 2021, Às 11h51min






"La Vita Mia" - ( Amedeo Minghi )

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Deitado Eternamente


 

Deitado Eternamente



[evangelhista da silva]



Estava eu há pouco a assistir

a um filme dantes visto e lentamente  imagens

silenciosamente a distância eu vi as pessoas

chegando como quem iria ver algo jamais visto.


E foi assim, mesmo assim, hoje

no velório da Igreja de Roma era velado

com certeza, alguém em berço explêndido

lá se encontrava deitado eternamente no leito fúnereo.


Inerte, sem vida, enrigecido

em um malote postal dos Correios e Telégrafos

postado para ser entregue as saprófitas dos sonhos 

terrível momento de dor e inexplicações filme que se repete.



Santo Antônio de Jesus, 21 de setembro de 2021, às 12h37min



Amedeo Minghi - Cantare è d'Amore


 

domingo, 12 de setembro de 2021

Lúcia

                                               Lúcia

Teus olhos são astros
que cintilam toda a terra
que exterminam a guerra
que beijam o mar.

Místicos olhos
atraentes
fascinantes
estranhos - como o espírito
tementes - como o mar.

Que sorriso
que encanto
que primor.

Já não posso
já não posso
vou cair em teus braços
furtar o rosa dos teus lábios
o verde azul dos teus olhos
adormecerem meus versos.

Santo Antônio de Jesus, 1970

Leandro Karnal: Jesus, a Tortura e o Discurso de Ódio


 

Este Momento




Este Momento




[evangelhista da silva]




Domigo lembranças e solidão

ainda ontem vivíamos realidades outras

jamais pensamos em deixar de viver e sonhar

morrer e deixar de existir para esta vida - jamais pensamos.


Eu sou o barco solitário aos pedaços

se me encontro neste porto atracado e esquecido

olho por sobre os meus ombros e vejo o tempo morto

esquecido e jamais contemplado por lembranças e saudades.


E os outros se foram parece loucura pensar 

as caminhadas por toda as estradas das nossas vidas

traçamos planos e metas eternas infinitas e tudo são sonhos

sequer planejamos frear as ilusões e acordar para a verdadeira vida.


Neste momento ainda vivo enclausurado

embora temendo o casulo deixar por consequência a morte

se nada construí enquanto fui que borboleta serei perante outra vida

edifiquei castelos de areia para repensar a insignificância de ter vivido, e só!



Santo Antônio de Jesus, 12 de setembro de 2021, às 14h27min







50 motivos para você nunca colocar os pés em Porto Alegre

 

50 motivos para você nunca colocar os pés em Porto Alegre

Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul. Dizem as canções que a cidade tem “um jeito legal”. A verdade é que precisamos discordar dessa afirmação. Como é possível ver nas imagens abaixo, a cidade é cinzenta, sem espaços de lazer ou opções culturais, gastronomia fraca e nenhum encantamento sequer.

Se você está procurando um motivo para não conhecer POA, preparamos nada menos do que 50. É hora de descobrir que Porto Alegre não é demais. Ah, nem precisamos mencionar que esse post contém altas doses de ironia, certo?

1. Porto Alegre realmente não conta com uma vista bonita

2. Natureza? Não, não existe por lá

3. Você chama isso de parque?

4. É um daqueles locais sem vida, modorrentos

5. Qual é a graça de ver um pôr do sol como esse?

6. Sério, Porto Alegre é pra lá de entediante

7. Não há nenhuma atração cultural interessante

8. O Cais do Porto não oferece nada de especial

9. E a cidade não tem nada de história

10. Não conta com nenhum restaurante legal para conhecer

11. Cafeteria então? Difícil de encontrar

12. E a vida noturna deve ser a coisa mais parada que existe

13. Nada de barzinhos descolados ou drinks diferentes

14. A tão falada Cidade Baixa? Sempre vazia, noite e dia

15. A diversidade não tem lugar nessa cidade

16. O inverno de Porto Alegre é péssimo

17. Já o verão não conta com encanto nenhum

18. Tudo em Porto Alegre é cinzento

19. E não existe nenhum cantinho escondido e poético

20. O Mercado Público não é tudo aquilo que falam

21. A Casa de Cultura Mário Quintana não tem nada de especial

22. A vista do Museu Iberê Camargo não é impressionante

23. E não entendemos porque a Rua Gonçalo de Carvalho é uma das mais bonitas do mundo

24. Parque Farroupilha? Nada de impressionante

25. E a tal da Orla do Guaíba parece de uma chatice sem tamanho

26. Já a Praça Província de Shiga é apenas ok

27. Passear pelo Brique da Redenção é tão demodê

28. Enquanto o tão falado Grenal não é nada emocionante

29. Sejamos sinceros: em Porto Alegre você vai comer mal

30. Não terá nada bonito para contemplar

31. E nem nada de interessante para conhecer

32. Atrações gratuitas são raras nesse lugar

33. Os gaúchos são chatos e ficam sempre dentro de casa

34. E a cidade tem uma arquitetura horrível

35. De verdade, quem é que precisa dessas coisas históricas por todo lado?

36. Qual o charme de andar de barco em plena capital de um Estado?

37. Ou visitar uma das Feiras do Livro mais reconhecidas do Brasil?

38. Porto Alegre só tem edifícios

39. Selva de pedra

40. Sejamos honestos: o tal XIS não é bom

41. Pastelina? Nunca vi algo pior

42. Que tédio olhar para um céu desse, né?

43. Imagina que chato passar o dia em um local como esse

44. Tendo que passar por ruas assim…

45. Você não vai querer ver de perto esses lugares

46. Ou experimentar esse tal de chimarrão

47. Sua viagem será uma completa perda de tempo

48. Nada de bom

49. Não dá para confiar em uma cidade onde o dia termina dessa forma

50. Definitivamente, evite Porto Alegre a qualquer custo

OK, ok. É uma cidade linda demais mesmo ♥ E estando pelo Rio Grande do Sul, não deixe de conhecer Gramado, a Suíça brasileira. Confira esse guia completo e planeje sua viagem.