quarta-feira, 31 de outubro de 2018

China faz alerta a Bolsonaro e diz que ‘custo’ pode ser grande ao Brasil

Brasília – O pai do deputado, Jair Bolsonaro durante o Conselho de Ética da Câmara que arquivou duas representaçõescontra o deputado Eduardo Bolsonaro por quebra do decoro (Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agencia Brasil)
A China fez um duro alerta ao presidente eleito Jair Bolsonaro e apontou que, se a opção do Brasil em 2019 for por seguir a linha de Donald Trump e romper acordos com Pequim, quem sofrerá será a economia brasileira.
A forma encontrada pela China para mandar o recado foi a publicação de um editorial em seu principal jornal estatal, com versão em língua inglesa. No China Daily, o texto não deixa dúvidas da irritação que Bolsonaro já criou em Pequim. O jornal é uma espécie de porta-voz ao mundo do governo chinês e usado para mandar mensagens a parceiros.
Segundo o editorial, as exportações brasileiras “não apenas ajudaram a alimentar o rápido crescimento da China. Mas também apoiaram o forte crescimento do Brasil”. Para os chineses, portanto, criticar Pequim “pode servir para algum objetivo político específico”. “Mas o custo econômico pode ser duro para a economia brasileira, que acaba de sair de sua pior recessão da história.”
“Ainda que Bolsonaro tenha imitado o presidente dos EUA ao ser vocal e ultrajante para captar a imaginação dos eleitores, não existe razão para que ele copie as políticas de Trump”, alertaram os chineses. O jornal admite que existem especulações sobre o futuro das relações entre os dois países.
Bolsonaro, ao longo da campanha presidencial, criticou a China. Em fevereiro, ele ainda visitou Taiwan, o que deixou Pequim irritada. Sabendo que Bolsonaro poderia ser um forte concorrente para a Presidência, a embaixada chinesa enviou uma carta de protesto. Nela, Pequim expressava sua “profunda preocupação e indignação” e alertava que a visita era uma “afronta a soberania e integridade territorial da China” e “causa eventuais turbulências na Parceria Estratégica Global China-Brasil, na qual o intercâmbio partidário exerce um papel imprescindível”.
Agora, segundo o editorial, empresários chineses operando no Brasil e autoridades em Pequim vão se colocar a pergunta: “até que ponto o próximo líder da maior economia da América Latina vai afetar a relação Brasil-China?”
“Essa é uma pergunta pertinente. Afinal, Bolsonaro é apresentado por alguns como um “Trump Tropical”, uma pessoa de direita que não apenas endossa a agenda nacionalista de Trump, mas pode copiar uma página de seu guia”, diz o texto. “Ele (Bolsonaro) prometeu dar preferências a acordos bilaterais e mudar a embaixada do Brasil em Israel para Jerusalém”, indicou o texto do editorial.
“Além disso, ele se mostrou menos que amistoso em relação à China durante a campanha. Ele apresentou a China como um predador buscando dominar setores-chave da economia brasileira”, destacou.
“Não é uma surpresa, portanto, que as pessoas estejam se questionando se Bolsonaro irá, como o presidente americano fez, dar um golpe substancial à relação mutuamente benéfica Brasil-China”, insistiu.
Os chineses deixaram ainda claro que não acreditam que promessas feitas em campanhas eleitorais fiquem apenas pelo caminho antes do voto. “Ou que o Bolsonaro presidente coma naturalmente as palavras extremas do Bolsonaro candidato”, alertam.
“Ainda assim, esperamos que quando ele assumir a liderança da oitava maior economia do mundo, Bolsonaro olhe de forma racional e objetiva para o estado das relações Brasil-China”, disse. “Ele se daria conta que a China é seu maior mercado exportador e primeira fonte de superávit comercial”, escreveu o jornal. “Mais importante: as duas economias são complementares e dificilmente competidores.”

Em editorial, China faz alerta a Bolsonaro e diz que 'custo' pode ser grande para o Brasil

Em editorial, China faz alerta a Bolsonaro e diz que 'custo' pode ser grande para o Brasil

Publicado em: 31/10/2018 às 16h50
 

MSN

FOTO: NELSON ALMEIDA/AFP/GETTY

A China fez um duro alerta ao presidente eleito Jair Bolsonaro e apontou que, se a opção do Brasil em 2019 for por seguir a linha de Donald Trump e romper acordos com Pequim, quem sofrerá será a economia brasileira.
A forma encontrada pela China para mandar o recado foi a publicação de um editorial em seu principal jornal estatal, com versão em língua inglesa. No China Daily, o texto não deixa dúvidas da irritação que Bolsonaro já criou em Pequim. O jornal é uma espécie de porta-voz ao mundo do governo chinês e usado para mandar mensagens a parceiros.
Segundo o editorial, as exportações brasileiras "não apenas ajudaram a alimentar o rápido crescimento da China. Mas também apoiaram o forte crescimento do Brasil". Para os chineses, portanto, criticar Pequim "pode servir para algum objetivo político específico". "Mas o custo econômico pode ser duro para a economia brasileira, que acaba de sair de sua pior recessão da história."
"Ainda que Bolsonaro tenha imitado o presidente dos EUA ao ser vocal e ultrajante para captar a imaginação dos eleitores, não existe razão para que ele copie as políticas de Trump", alertaram os chineses. O jornal admite que existem especulações sobre o futuro das relações entre os dois países.
Bolsonaro, ao longo da campanha presidencial, criticou a China. Em fevereiro, ele ainda visitou Taiwan, o que deixou Pequim irritada. Sabendo que Bolsonaro poderia ser um forte concorrente para a Presidência, a embaixada chinesa enviou uma carta de protesto. Nela, Pequim expressava sua "profunda preocupação e indignação" e alertava que a visita era uma "afronta a soberania e integridade territorial da China" e "causa eventuais turbulências na Parceria Estratégica Global China-Brasil, na qual o intercâmbio partidário exerce um papel imprescindível".
Agora, segundo o editorial, empresários chineses operando no Brasil e autoridades em Pequim vão se colocar a pergunta: "até que ponto o próximo líder da maior economia da América Latina vai afetar a relação Brasil-China?"
"Essa é uma pergunta pertinente. Afinal, Bolsonaro é apresentado por alguns como um "Trump Tropical", uma pessoa de direita que não apenas endossa a agenda nacionalista de Trump, mas pode copiar uma página de seu guia", diz o texto. "Ele (Bolsonaro) prometeu dar preferências a acordos bilaterais e mudar a embaixada do Brasil em Israel para Jerusalém", indicou o texto do editorial.
"Além disso, ele se mostrou menos que amistoso em relação à China durante a campanha. Ele apresentou a China como um predador buscando dominar setores-chave da economia brasileira", destacou.
"Não é uma surpresa, portanto, que as pessoas estejam se questionando se Bolsonaro irá, como o presidente americano fez, dar um golpe substancial à relação mutuamente benéfica Brasil-China", insistiu.
Os chineses deixaram ainda claro que não acreditam que promessas feitas em campanhas eleitorais fiquem apenas pelo caminho antes do voto. "Ou que o Bolsonaro presidente coma naturalmente as palavras extremas do Bolsonaro candidato", alertam.
"Ainda assim, esperamos que quando ele assumir a liderança da oitava maior economia do mundo, Bolsonaro olhe de forma racional e objetiva para o estado das relações Brasil-China", disse. "Ele se daria conta que a China é seu maior mercado exportador e primeira fonte de superávit comercial", escreveu o jornal. "Mais importante: as duas economias são complementares e dificilmente competidores."

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Amor de Puta é um Sonho... (evangelista da silva)

Um coração pulsa para o mundo e todas as Putas!
Ainda ontem se me entreguei a uma delas...
O pior da estória de eterno amor e tanto,
Foi eu não reconhecer em seu pranto,
O insulto da mentira e safadeza.

E o tempo passa e eu se me fui levado
Por um canto de desgraça amor e ódio...
E se me fui consumido pela Puta mais cruel...
A adúltera pura e vítima de um marido outrora...

Consumida por mim e todos os outros machos
Daquela que se dizia a mulher digna e pura...
Assim se me consumi em brigas e sexo e chamas...
Viver em pura e ardente fuga à posse de uma Puta e prazer...

Que some, e se cala, e se vitimiza... assim... mesmo assim...
Mas em uma dessas armadilhas que só uma  Puta é capaz de fazer...
Deixei-a ir até o fundo do poço da sua arte e podre imaginação...
E lá, bem distante, ela, a Puta desvairada descarrilou-se e se perdeu!

E nesse instante recordo-me da sutileza do seu encanto e desgraça.
Moço, ao aproximar-se de uma prostituta socialmente apresentável,
Muito cuidado é tão pouco e quase e totalmente nada.
Fuja dessa Puta antes que da sua vida ela retire o seu Amor.

(evangelista da silva)

Bahia, 29 de outubro, às 23h42min do ano 2018.

Fernando Pessoa

                                                                                      Resultado de imagem para foto de barco afundando


Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso".

Quero para mim o espírito desta frase,
transformada a forma para a casar como eu sou:

Viver não é necessário; o que é necessário é criar.
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande,
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo
e a (minha alma) a lenha desse fogo.

Só quero torná-la de toda a humanidade;
ainda que para isso tenha de a perder como minha.
Cada vez mais assim penso.

Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
para a evolução da humanidade.

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.

"Navegar é preciso; viver não é preciso."


Navegar é preciso

Poema de Fernando Pessoa
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso."

Quero para mim o espírito desta frase, transformada
A forma para a casar com o que eu sou: Viver não
É necessário; o que é necessário é criar.

Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.
Só quero torná-la grande, ainda que para isso
Tenha de ser o meu corpo e a minha alma a lenha desse fogo.

Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso
Tenha de a perder como minha.

Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho
Na essência anímica do meu sangue o propósito
Impessoal de engrandecer a pátria e contribuir
Para a evolução da humanidade.

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.

***
Comentário
Além de interpretar seus diversos heterônimos, Pessoa era também mestre em interpretar palavras e simbolismos, de modo que muitas de suas poesias têm vários graus de interpretação – geralmente (mas não necessariamente) um mais profundo do que o outro, como nesse caso.
Esta é a origem da frase citada no poema: "Navigare necesse; vivere non est necesse" - latim, frase de Pompeu, general romano, 106-48 aC., dita aos marinheiros, amedrontados, que recusavam viajar durante a guerra (cf. Plutarco, in Vida de Pompeu).
A primeira interpretação que muitos chegam, principalmente em focando somente a frase e não o contexto do poema, é a de que navegar, explorar o mundo ou até mesmo ser um guerreiro disciplinado é mais importante do que viver uma vida rotineira, sedentária e monótona.
A segunda interpretação envolve um olhar das entrelinhas da etimologia do jogo de palavras nesta frase. Nesse caso, navegar é preciso no sentido de ser uma atividade, uma ciência precisa; Já viver não é preciso no sentido de que a vida envolve não somente o lado racional, como também o emocional e o espiritual – viver não é nem nunca será, portanto, uma atividade precisa. Viver é deliciosamente ou terrivelmente impreciso, dependendo dos olhos de quem vê.
A interpretação derradeira e mais profunda (na minha opinião é claro) no entanto envolve parte do conceito das interpretações anteriores, com algo a mais. Pessoa quis dizer que para engrandecer sua pátria e colaborar com a evolução da humanidade, não lhe é necessário viver a vida egoisticamente como se esta fosse somente sua, e sim dedicar a vida – ou “perdê-la” – em prol da humanidade como um todo (sua pátria é o mundo e não Portugal).
Qualquer semelhança com alguns ensinamentos de Jesus não é mera coincidência. Mas além disso podemos ir um pouco mais além: a vida continua sendo imprecisa, mas navegar pelo oceano do mundo é mais necessário do que viver ancorado a sua aldeia (e dogma) local. O misticismo de sua Raça (com “R” maiúsculo) não é o misticismo dos portugueses ou dos homens de “raça branca” (na verdade raça não existe, apenas a espécie homo sapiens), mas o misticismo dos grandes sábios – esses que, como desejava Pessoa um dia o ser, viveram não para si, mas para toda a sua Raça.

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Uma Injustiça a ser Reparada!

Movimentação

Data Cod Descrição Complemento
11/10/2018 17:34:00  220350 PROCESSO REMETIDO PARA GAB. DF NOVÉLY VILANOVA
08/10/2018 14:06:49  180200 PETIÇÃO JUNTADA nr. 4586039 EMBARGOS DE DECLARACAO
05/10/2018 11:16:00  130200 PROCESSO DEVOLVIDO NO(A) OITAVA TURMA ARM 08/A
02/10/2018 17:36:02  150600 EMBARGOS DE DECLARAÇÃO OPOSTOS (RAIMUNDO JOSE EVANGELISTA DA SILVA)
24/09/2018 16:05:00  250900 PROCESSO RETIRADO PARA DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO
24/09/2018 08:02:00  160800 AUTARQUIA/FUNDACAO INTIMADA PESSOALMENTE DO ACÓRDÃO -DPU
06/07/2018 08:00:00  210101 ACÓRDÃO PUBLICADO NO e-DJF1 DO DIA 06/07/2018 ( DISPONIBILIZADO NO DIA 05/07/2018 ) CTUR8
04/07/2018 18:00:00  220380 ACORDÃO REMETIDO / (A SER REMETIDO) PARA PUBLICAÇÃO NO e-DJF1 DO DIA 06/07/2018. Nº de folhas do processo: 103. Destino: ARM 27-P
28/06/2018 13:25:00  221100 PROCESSO RECEBIDO NO(A) OITAVA TURMA
27/06/2018 11:48:00  220350 PROCESSO REMETIDO PARA OITAVA TURMA/ COM INTEIRO TEOR
05/06/2018 18:14:00  210201 ATA DE JULGAMENTO PUBLICADA NO e-DJF1 DO DIA 05/06/2018 DA SESSÃO DE JULGAMENTO REALIZADA EM 28/05/2018 - DISPONIBILIZADA EM 04/06/2018 (PÁG 266/332)
28/05/2018 14:00:00  172155 A TURMA, À UNANIMIDADE, NEGOU PROVIMENTO À APELAÇÃO do Autor
17/05/2018 12:31:00  210501 PAUTA DE JULGAMENTO PUBLICADA NO e-DJF1 DO DIA 17/05/2018 - DISPONIBILIZADA EM 16/05/2018 (PÁG 2868/2920)
15/05/2018 15:05:29  190100 INCLUIDO NA PAUTA DE JULGAMENTO DO DIA 28/05/2018
07/05/2018 16:34:00  70901 CONCLUSÃO PARA RELATÓRIO E VOTO
07/05/2018 16:32:00  221100 PROCESSO RECEBIDO NO(A) GAB. DF NOVÉLY VILANOVA
04/05/2018 17:37:06  220350 PROCESSO REMETIDO PARA GAB. DF NOVÉLY VILANOVA
04/05/2018 12:33:24  180200 PETIÇÃO JUNTADA nr. 4466970 PETIÇÃO
27/04/2018 11:39:00  221100 PROCESSO RECEBIDO NO(A) OITAVA TURMA ARM 08/E
27/04/2018 10:48:00  220350 PROCESSO REMETIDO PARA OITAVA TURMA - REQUISITADO PARA JUNTAR PETIÇÃO
25/04/2018 18:55:00  240200 PROCESSO REQUISITADO PARA JUNTAR PETIÇÃO
06/11/2017 14:08:00  70901 CONCLUSÃO PARA RELATÓRIO E VOTO
06/11/2017 14:06:00  221100 PROCESSO RECEBIDO NO(A) GAB. DF NOVÉLY VILANOVA
31/10/2017 18:43:06  220350 PROCESSO REMETIDO PARA GAB. DF NOVÉLY VILANOVA
31/10/2017 18:00:00  10100 DISTRIBUIÇÃO AUTOMÁTICA Ao DESEMBARGADOR FEDERAL NOVÉLY VILANOVA

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Ela transa com quem tem problemas sexuais: "É diferente de prostituição"


Ela transa com quem tem problemas sexuais: "É diferente de prostituição"

Istock
Terapia sexual pode ajudar quem tem dificuldades de transar Imagem: Istock

Luiza Souto
Da Universa
01/10/2018 04h00
Camila tem 40 anos e cresceu falando "absolutamente tudo sobre sexo" com a mãe. Desde a adolescência, era uma espécie de conselheira sexual para os amigos. Casada duas vezes, costumava indicar tudo o que gostava e queria, incluindo posições sexuais, para os parceiros.
Traçou o destino profissional daí: hoje trabalha com sexualidade e faz as vezes de "mentora": literalmente dá uma mão para quem tem dificuldades de transar. Sob condição de anonimato, "porque é um limiar muito tênue entre o que eu faço e a prostituição", ela conta à Universa a sua história.

Veja também

“Fui criada pela minha mãe e sempre conversamos abertamente sobre sexo. Lia muito a respeito. Em 2008, depois de terminar o segundo casamento, resolvi me jogar no mundo e fui para os EUA. Na época, já estava formada e trabalhava na área da saúde, mas dei uma pausa e fiz viagens pelo mundo. Fiz muitos amigos e fiquei impressionada com as dúvidas que eles tinham sobre práticas sexuais, questões ligadas ao sexo, e na época eu falava com essas pessoas baseada nas minhas leituras e vivência.
Tive que voltar ao Brasil e resolvi amadurecer a ideia de trabalhar com o tema sexo. Além disso, eu já entendia como meu corpo funcionava sexualmente, e tinha curiosidade em saber como o corpo do outro funcionava também. Foi nessa época que assisti, com a minha mãe, o filme "As sessões", (um poeta e escritor tem deficiência física e recebe a ajuda de uma especialista em exercícios de consciência corporal para fazer sexo). Ela olhou para mim e sugeriu: "por que você não vai trabalhar com isso?". Na mesma hora já tinha pensado: "é isso que quero fazer".
Instintivamente, já fazia aquilo, porque eu falava tudo com os meus namorados, explicava como me tocar, o que eu gostava. E, conversando com um terapeuta, comentei, de brincadeira, que poderia cobrar para fazer isso.

O primeiro paciente

Gosto da diversidade. Em 2016, durante o curso de pós-graduação em educação e terapia sexual, uma amiga, que é psicóloga, me falou que estava atendendo um jovem de 26 anos extremamente tímido e reprimido. Ele não conseguia se aproximar das mulheres e só tinha tido uma namorada até então.
Foi aí que propus um trabalho diferente para realizar com o paciente dela. Escrevi a proposta do "sexual mentoring", que é um processo de reeducação sexual, com troca de experiências. Em outros países, quem faz recebe o nome de "terapeuta do sexo". Eu prefiro mentoria sexual. Até hoje só atendo pacientes indicados por terapeutas conhecidos por questão de segurança.
Nos encontramos em um café. Levei quase duas horas para fazer com que ele olhasse para mim, de tão fechado. Foi bem difícil. Ali, expliquei como seria o trabalho e estipulei o número máximo de oito sessões, uma vez por semana, para não criar uma dependência. Procuro marcar num hotel ou motel, e a gente escolhe junto.
Nesse segundo encontro, levei um notebook e próteses dos órgãos sexuais, para dar uma aula, explicar tudo que poderíamos fazer, inclusive como colocar uma camisinha. No início de cada sessão, exijo que se tome banho e escove os dentes. Muita gente não tem a mínima noção de higiene. Fui trabalhando seus medos e inseguranças conforme eles apareciam. Estimulei ainda a aceitação de seu corpo. Ficávamos nus, de frente para o espelho, para trabalhar a autoestima também.
Transamos somente na quinta sessão. Ele já estava mais relaxado. Começamos com toques, eu falando o que iríamos fazer. Em nenhum momento eu me senti constrangida. Depois da oitava sessão, não falamos mais. Eu bloqueio o número. Só sei que ele está bem, que já teve várias namoradas, porque ele faz terapia com a amiga que o indicou.

Quando eles se apaixonam

Esse trabalho foi lindo, mas não é sempre assim. Tem gente que confunde. Teve um homem, de 50 anos, com quem precisei romper na segunda sessão. Ele era casado havia 20 anos, mas tinha dificuldade em manter a ereção e não conseguia mais transar com a mulher depois dela ter se tornado a mãe de seu filho, mas a amava e não queria traí-la.
No segundo encontro, já transamos, mas ele não conseguia manter a ereção. Depois desse episódio, passou a me mandar mensagem, primeiro dizendo que tinha conseguido transar com a mulher, mas que eu não saía da cabeça dele. E me ligou num domingo querendo me ver, achando que eu estava disponível assim. Expliquei que o objetivo do "mentoring" não era esse. Interrompi ali, bloqueei e expliquei o que aconteceu para a terapeuta dele.
Nunca aconteceu de me apaixonar. Eu sinto prazer, tenho orgasmo, mas sei separar bem o sexo do amor.
Também atendi um jovem de 20 anos que nasceu com deficiência. Ele não andava e era virgem. Nesse caso específico, fui até sua casa. Mostrei que ele podia fazer de diversas formas, e na cadeira de rodas mesmo. Ele só precisava verbalizar mais suas vontades. A gente espera muito do outro, que o parceiro vá perceber o que queremos, mas precisamos verbalizar também. Nesse caso foram quatro sessões.

O namorado sabe de sua profissão

Minha mãe acha legal o trabalho. Confesso que até fiquei um pouco constrangida em contar para ela, achando que me veria como uma vagabunda, apesar do incentivo inicial. Quando conheci meu atual namorado, contei para ele logo nos primeiros encontros e fiquei surpresa quando ele me apoiou e considerou corajoso da minha parte.
Até hoje atendi seis homens desta maneira, e faria se fosse com mulher. Gostaria de divulgar meu nome e trabalho e atender mais gente, mas não estamos num bom momento no país para isso. Em outros países, já existe essa profissão. Descobri, inclusive, que na Áustria há um lugar onde se dá aula por seis meses sobre educação sexual, só para maiores de idade, e depois os alunos partem para a prática.

O preço de uma sessão

Cobro R$ 500 a sessão. A sexualidade virou minha missão de vida. Também atendo como terapeuta sexual. E só faço o "mentoring" se for por indicação de outro terapeuta, até para dar uma filtrada, e não virar sacanagem. Não faço com meus pacientes da terapia, por exemplo. Eles nem sabem. Chegar direto e pedir não adianta. Não é para uma satisfação sexual imediata, é um processo para que a pessoa adquira confiança e autonomia sexual”.

A posição oficial da área

O presidente da Abrasex (Associação Brasileira dos Profissionais de Saúde, Educação e Terapia Sexual), Paulo Tessarioli, explica que não existe uma regulamentação para a profissão de terapia sexual. Segundo ele, pessoas de diversas áreas se sentem aptas ao atendimento. Ele frisa que tem se discutido parâmetros e regras quanto ao que se pode ou não se fazer, e ressalta a importância da discussão para que se evite, por exemplo, casos como o do guru espiritual Sri Prem Baba, 52, acusado de abusar de discípulas de sua comunidade de seguidores em São Paulo:
“A terapia sexual não é uma profissão regulamentada e pode ser praticada por profissionais de diferentes áreas. Estamos tentando, na Abrasex, criar parâmetros mais claros quanto a quem pode praticar e o que pode ser feito, mas essa discussão sobre o "mentoring" é necessária para sabermos diferenciar o que é terapia e o que é abuso”.