quinta-feira, 19 de maio de 2011

O que é a Endocrinologia?







Essa é uma pergunta que os endocrinologistas ouvem, direta ou indiretamente, muitas e muitas vezes. Todos sabem que o cardiologista cuida do coração, o gastroenterologista cuida do aparelho digestivo e o pediatra cuida de crianças. Mas, o que faz um endocrinologista?

A Endocrinologia é uma área da Medicina um pouco mais recente, e, apesar de tratar-se de uma especialidade em franca ascensão, não é raro encontrar pessoas que não sabem qual o seu campo de atuação.

A Endocrinologia é o ramo da Medicina que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas. Glândulas são órgãos que produzem substâncias as mais diversas, que vão auxiliar em várias funções do organismo. O organismo possui dois tipos de glândulas, as endócrinas (que secretam substâncias no sangue, substâncias essas conhecidas como hormônios) e as exócrinas (que secretam substâncias em cavidades internas ou no exterior do corpo). Hormônios são as substâncias que, secretadas no sangue, regulam o funcionamento de um ou mais órgãos do corpo, geralmente à distância da glândula que os produziu. Os hormônios controlam a reprodução, o metabolismo (“queima” dos alimentos e eliminação de resíduos), o crescimento e o desenvolvimento. Os hormônios também controlam a maneira pela qual você responde ao meio ambiente, e ajudam a regular a quantidade exata de energia e nutrientes que o seu corpo precisa para funcionar.

O nome (Endocrinologia) é derivado do grego, endo = interno, e krino = separar, secretar, ou seja, "secreção interna", referindo-se aos hormônios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Juiz determina que urinar em vias pública não é crime

Juiz determina que urinar em vias pública não é crime Jornal do Brasil Em fevereiro a prefeitura do Rio, atravé...

Tornar a ver