Laranja Mecânica – Resumo, enredo e personagens desta grande obra
Trazendo uma critica social e um futuro distópico, o filme Laranja Mecânica se tornou bastante polêmico e conquistou um grande público.
Laranja Mecânica é um filme polêmico cult, cheio de críticas sociais. Além de ser uma adaptação do romance homônimo de Anthony Burgess publicado em 1962. Ele foi dirigido por Stanley Kubrick, com título original A Clockwork Orange, lançado em 1971, bem como foi aclamado pelo público e pela crítica.
Desta forma a história de Laranja Mecânica se passa no Reino Unido, em um futuro distópico. Então marcado pela violência e o autoritarismo a obra sonda as questões socais e políticas intemporais. Bem como aborda temas como a criminalidade da juventude, psiquiatria, livre arbítrio e a corrupção moral.
No filme, o protagonista Alexander Delarge é lider de uma gangue de jovens maginais, que por meio de atos violentos espalham o caos pela cidade. Portando o filme Laranja Mecânica é sombrio, massante e repleto de cenas com violência explicita.
Resumo
O filme narra a onda de crimes da gangue de jovens britânicos, e seu líder Alexander Delarge. Assim após ser preso e julgado por seus atos, o líder da gangue aceita fazer parte de um tratamento psiquiátrico chamado Ludovico. Desta forma, durante o experimento ele é levado assistir cenas de violência e sexo até a exaustão.
Depois de solto ele muda sua cabeça, assim começa a sofrer vinganças daqueles que atormentava. Diante disso, Alexander acaba ficando desesperado e tenta suicídio, pulando de uma janela. Contudo depois da queda ele recobre a consciência, assim como público o transforma em um mártir.
Diante do seu posto social, o governo passa a suborna-lo para manter a boa imagem. Como consequência Delarge acaba se tornando uma estrela, assim chegando a posar para capas de jornais, juntamento ao Ministro da Defesa.
Enredo
O filme Laranja Mecânica inicia com Alex, Pete, Georgie e Dim bebendo leite com drogas (sendo essa uma famosa cena do filme). Posteriormente a gangue sai em busca de violência, assim espancando um velho mendigo, roubando um carro e invadindo a casa de um escritor.
Na casa o grupo estupra e mata a mulher, bem como também espanca o próprio escrito. Durante tal atrocidade o líder Alexander canta “Singing in the rain”. De volta ao bar Alex e Dim entram em uma briga por uma mulher, sendo esse começo do fim para a gangue.
Dim e Georgie começam a desafiar o líder Alex, e sugerem um novo ataque. Assim Alexander invadem a casa da “mulher dos gatos” e a mata. Seus companheiros que esperavam do lado de fora da residencia quebram uma garrafa em seu rosto, que o deixa sego temporariamente. Por conta disso Alex é preso.
O experimento Ludovico
Preso, o Ministro que estava atras de cobaias para para o Ludovico convence Alexander a participar do tratamento em troca de redução de pena. Durante o tratamento o líder da gangue recebe drogas e é forçado a assistir cenas de violência e sexo. Com isso ele muda sua personalidade, se tornando inofensivo.
Após sair da prisão ele não tem pra onde ir, assim vagando sem rumo. Na rua encontra o mendigo que um dia havia espancado, porém agora quem apanha é Alex. A polícia interrompe a cena, sendo eles Dim e George, que também torturam o torturam.
Alexander Delarge recobre a consciência
Assutado Alexander foge e acaba na casa do escritor que sua gangue atacou no passado. Assim ao perceber que o jovem sofreu com o tratamento Ludovico o oferece ajuda. Contudo ao escutar Alex cantando “Singing in the rain” o escritor reconhece a sua voz, assim como descobre que o jovem pegou repulsa a sua música preferida.
Movido por um sentimento de vingança o escritor o droga, fazendo com que Alexander apague. Ao acordar o jovem se vê trancado em um quarto, com sua música antes preferida tocando em alto e bom som. Assim por sua repulsa ele se joga pela janela, e na queda recobre a consciência sociopata.
Por conta do acontecimento a mídia culpa o governo e exige justiça. Assim ao acordar Alex se depara com o Ministro da defesa, que tenta suborna-lo. Posteriormente o quarto se enche de flores e decorações, bem como o Ministro e o Alexander posam para fotos para os jornais.
Personagens
Malcolm McDowell como Alexander Delarge
Alexander Delarge é um jovem sociopata e líder de uma gangue que espalha a violência por onde passa. Também apaixonado por música, Alex é traído preso. Durante o período que esteve preso ele passa por uma espécie de lavagem cerebral que muda a sua personalidade. Porém a, após tentar suicídio, pulando de uma janela ele volta ao normal.
Warren Clarke e James Marcus como Dim e Georgie
Membros da gangue, juntamente com Alexander, Dim e Georgie acabam desafiando seu líder e por fim o traindo. Posteriormente retornam como policiais, mostrando serem perigosos bem como se aproveitando das suas posições para buscar vingança.
Godfrey Quigley como Padre
Sendo um representante da Igreja Católica acredita na reabilitação por meio do arrependimento e entrega a Deus. Assim desde o início é contra ao tratamento Ludovico. Pois cada indivíduo é responsável por suas ações, bem como tomar as suas próprias escolhas.
Godfrey Quigley como Ministro do Interior
O Ministro do Interior é um representante do Governo, e promove o tratamento Ludovico como solução para o problema dos crimes. Ele também só se importa com dinheiro e poder, não ligando para questões éticas.
Patrick Magee como Frank Alexander
Após a morte da sua mulher em um ataque, perdeu a capacidade de andar, porém é contra o tratamento psicológico. Assim sendo um intelectual de esquerda acredita que o Ludovico é uma medida de um governo totalitário. Desta forma ele ajuda e defende Alexander. Contudo ao reconhecer o criminoso sua compaixão desaparece.
Futuro Distópico de Laranja Mecânica
Sendo um filme repleto de violência bem como crítica social, o filme Laranja Mecânica mostra uma “realidade” de um futuro distópico, com um governo totalitário. Assim contem características como:
Excesso de violência
Sendo uma sociedade totalitária o grande problema não era a segurança pública ou os assaltantes, mas sim os jovens delinquentes. Sendo a maioria da classe média eles se reuniam em gangues, bem como usavam drogas e praticavam atos de pura violência. Desta forma ninguém era poupado, idosos, crianças, mulheres, bem como todos sofriam espancamentos ou estupros.
Distopia diferenciada
Comparada a outras distopias literárias, a de Laranja Mecânica ocorria bem economicamente, mesmo com um governo totalitário e com constantes tensões. Desta forma o único “problema” eram os jovens delinquentes. Assim sendo a maior culpa imposta sobre os pais, que deixavam essa responsabilidade ao governo.
Pretérito do futuro
Não se sabe ao certo em que tempo se passa a história. Alguns detalhes indicam que ela se passa em um Inglaterra Futurística. Porém a tecnologia às vezes parece moderna, às vezes antiga, assim como Beethoven e Elvis Presley são citados.
“Leite” a bebida dos jovens
Sendo restrito a venda do álcool, os lactobares eram populares. Bem como eram lugarem onde os jovens iam para beber “leite“, porém à ele era misturado poderosos alucinógenos. Sendo assim suas drogas, chamadas de “leite-com-tudo” e “mais-alguma-coisa”.
Curiosidades
ado Prisioneiros se Exercitando.
E você já assistiu Laranja Mecânica? Se não, se interessou? Então confira também: Parasita, o filme coreano que está conquistando o mundo
Fonte: Cultura Genial e Super Interessante
Nenhum comentário:
Postar um comentário