sexta-feira, 30 de setembro de 2011

OSWALDO MONTENEGRO - SE PUDER SEM MEDO

OSWALDO MONTENEGRO - INTUIÇÃO

OSVALDO MONTENEGRO - BANDOLINS

OSWALDO MONTENEGRO - SEM MANDAMENTOS

OSWALDO MONTENEGRO - CIGANA

A SUBLIMAÇÃO DO EXISTIR

A ROSA É UMA ROSA

Flores e Rosas paisagens natureza flores rosas

QUE AMOR!...


ONDE ME ENCONTRAR

http://evangelistasaj.blogspot.com
http://rjevangelistadasilva.blogspot.com
http://mariianapontes.blogspot.com
http://www.google.pl/support/forum/p/blogger/thread%3Ftid%3D130ccd3b1c35d5f6%26hl%3Dpt-BR
http://www.google.pl/support/forum/p/blogger/thread%3Ftid%3D130ccd3b1c35d5f6%26hl%3Dpt-BR
http://twitter.com/rjevang 
https://plus.google.com/102083080613037888454 
http://www.dignow.org/post/evangelistasaj-blogspot-com-crime-emocional-brasil-247-1860655-... 
http://pt-br.facebook.com/people/Raimundo-Evangelista-da-Silva/100002164862268
https://ml-in.register.facebook.com/public/Evangelista-Silva 
myspace.com/565634922

IMAGEM FEITA COM MICROSCÓPIIO É UMA LINDA REALIDADE PRATICAMENTE INVÍSIVEL

Imagens feitas com microscópio competem pelo voto do público no concurso Nikon Small World 2011 // Nikon Small World (Nikon Small World)
Imagens feitas com microscópio competem pelo voto do público no concurso Nikon Small World 2011

OSSO ASSASSINO - UM ALERTA MÉDICO

OSSO ASSASSINO - (UM ALERTA MÉDICO)!!!


Osso Assassino
Alerta Médico!!!

Não prenda o telefone no ombro com a cabeça!!!O alerta vem dos consultores médicos do Jornal Britânico 'Neurology'.
Está comprovado que é perigoso, e pode até ser fatal, conversar pelo telefone apoiando-o no ombro e firmando-o com a cabeça. Geralmente tende-se a fazer isso quando precisamos anotar o que interlocutor está dizendo ou estamos fazendo algo mais. O caso relatado pela publicação científica refere-se a um psiquiatra francês que demorou uma hora com o telefone preso entre a cabeça e o ombro esquerdo. Quando desligou, o psiquiatra sofreu cegueira temporária e sentiu dificuldade em falar a que sobreveio um derrame cerebral.
Motivo: Um osso minúsculo, mas pontudo, sob a orelha esquerda e atrás do queixo, rompeu os vasos que levam o sangue até o cérebro. Esse rompimento dá-se porque a pessoa, sem sentir, vai pressionando cada vez mais a cabeça sobre o telefone e também, involuntariamente, vai levantando o ombro. Como é uma prática comum este comportamento, principalmente nos escritórios e, mesmo no lar, com a dona de casa fazendo suas obrigações, muitas vezes o problema afeta as pessoas com intensidade podendo causar problemas por acumulação.
Avise a seus colegas de trabalho, familiares, seus amigos e demais pessoas de seu convívio para que: Evitem falar ao telefone prendendo-o entre a cabeça e o ombro.
Dr. Luís Carlos Calil - Prof. Psiquiatria da Faculdade de Medicina[Image]

AMIGAS VERDADEIRAS

Nivea da Cruz Santos
Amigas

Fotos de Dina Garcia - Artista Plástica de Cruz das Almas/Bahia

IMG0206A.jpg

Fotos de dina garcia

CANTA LINDAÇA!... ESPETACULAR!...

Rock in Rio: 29 9 - 25 (Divulgação Rock in Rio)

LINDA E MARAVILHOSÍSSIMA!...

Rock in Rio: 29 9 - 29 (Divulgação Rock in Rio)

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PESSOAS INESQUECÍVEIS - http://clubedaluluzinha1.blogspot.com

Pessoas Inesquecíveis

*
Amo Jazz, quando fizeram uma serenata para mim a muito tempo atrás,pronto virou meu AMOR ETERNO.
E foi com essa música que fizeram de Nat King Cole (Unforgettable), sentia que a música era muito especial,mas não sabia sua tradução, até que um dia a pessoa me disse.
E me senti realmente Inesquecível, tenho certeza que todos nós somos inesquecíveis para alguém,essa pessoa ficou marcada em mim , apesar de ter partido na famosa viagem da vida, foi uma pessoa que me ensinou tantas coisas que eu não sabia,chegou num momento tão difícil de minha vida e me ajudou a sorrir novamente.
Hoje o que posso fazer por esse Anjo que fez parte de minha vida e faz parte de meu coração, é vibrar Amor e que ele continue a caminhada em direção a Luz.
Um dia nos encontraremos, um dia ouvirei de sua voz novamente essa canção e dançaremos na eternidade.
Muitas saudades meu amigo querido, muitas saudades!!!!
Bjos Eternos!
*
*
Há Momentos
*
Há momentos na vida em que sentimos tanto
a falta de alguém que o que mais queremos
é tirar esta pessoa de nossos sonhos
e abraçá-la.
*
Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.
*
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.
*
As pessoas mais felizes
não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor
das oportunidades que aparecem
em seus caminhos.
*
A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas.
*
O futuro mais brilhante
é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.
*
A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar
duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar
porque um belo dia se morre.
*
(Clarice Lispector)
*
Frase para Meditação
"Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz."
( Madre Teresa de Calcutá)
*

LUZ!... INTENSA LUZ!... http://clubedaluluzinha1.blogspot.com

Lado de Luz



*
No lodo e entre as pedras nascem lindas flores.
No momento da dor e do sofrimento, renasce uma nova criatura, mais forte e mais bela.
*
Olá amigos do Blog!
Simplesmente Mulher de visual novo, para marcar uma nova etapa em minha vida.
Passamos várias situações em nossa vida, mas tenho certeza que é sempre para nossa melhoria como pessoas e para crescimento espiritual.
De tudo temos que sempre tirar o melhor.
A dor muitas vezes nos visita como alerta para ajustes em nossa vida da matéria e para ajustes em nossa vida espiritual.
Então queridos amigos, quando a dor bater em sua porta, respire bem fundo, acredite de todo seu coração que Deus é por você e jamais ele dará uma dor que não possas suportar.
Então arregace as mangas e vá a luta.
Que possamos aprender quando em nossa porta o sofrimento bater e tentar assim buscar a verdadeira Luz que se encontra na face do sofrimento e da dor da alma e do corpo.
Deus é comigo e contigo também!
Nunca esqueça !
Bjos!
*
Mensagem:
Lado de Luz
*
As provas na Terra apresentam sempre o lado de luz de que são mensageiras.
Entretanto, para observá-lo, urge reconhecer os sinônimos espirituais de que essas mesmas provas se revestem, como sejam:
encargo difícil - privilégio;
dever cumprido - senda libertadora;
rotina - conquista de competência;
solidão - tempo de pensar;
contratempo - aviso benéfico;
contrariedades no cotidiano - treino de paciência;
tribulação de improviso - socorro específico;
moléstia súbita - apoio de emergência;
lesão congênita - corrigenda no espírito;
adversários - fiscais proveitosos;
crítica - apelo a burilamento;
censura - convite a reajuste;
ofensa - invocação à tolerância;
menosprezo - teste de amor;
tentação - curso de resistência;
fracasso - necessidade de revisão;
lar em discórdia - área de resgate;
parente complexo - dívida em cobrança;
obstáculo social - ensino de humildade;
deserção de afetos - renovação compulsória;
golpes - aulas para discernimento;
desilusão - visita da verdade;
prejuízo - identificação de pessoas;
decepções - informes claros;
renúncia - rumo certo
crise - aferição de valor;
sacrifício - crescimento espiritual;
Meditemos na significação oculta dos problemas com que somos defrontados no mundo e saibamos aproveitar, enquanto no Plano Físico, a nossa abençoada escola de elevação.
*
Pelo Espírito EMMANUEL
Do livro: BUSCA E ACHARÁS
Psicografia de FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER
*

SEM SONHO A VIDA NÃO TEM BRILHO - http://clubedaluluzinha1.blogspot.com

Sem Sonhos a Vida não tem Brilho



Sheila Wolk - fairies fan art
*
Um dia você foi inscrito para participar do maior concurso do mundo, da maior corrida de todos os tempos. Acredite, você estava lá!
Eram mais de quarenta milhões de concorrentes.
Pense nesse número.
Todos tinham potencial para vencer e só um venceria.
Será que você era mais um número na multidão ou tinha algo especial?
Analise quais seriam as suas chances.
Zero, zero, zero, zero, zero, zero, zero, zero, quatro (0,000.000.04).
Você nunca foi tão próximo de zero.
Suas chances eram quase inexistentes.
Tinha tudo para ser mais um derrotado, tinha todos os motivos para ser um grande perdedor.
Qualquer um acharia loucura participar dessa corrida.
Mas você participou e ainda achava que iria vencer.
Talvez fosse melhor desistir e se conformar com a derrota.
Mas você era o ser mais teimoso do mundo, sua garra era incrível.
Por isso jamais admitiu recuar.
A palavra desistir não fazia parte do seu dicionário genético.
Por quê?
Porque, se perdesse essa corrida, perderia o maior prêmio da História.
Qual?
A VIDA
Que disputa era essa?
A disputa do espermatozóide para fecundar o óvulo.
A corrida pelo direito de formar uma vida.
Talvez você nunca tenha imaginado, mas já participou da mais excitante e perigosa aventura da existência. Seria mil vezes mais fácil vencer as eleições para presidente de seu país.
É incrível, mas você venceu!
Como você conseguiu?
Seria também mais fácil ganhar dezenas de prêmios de melhor ator ou atriz.
Você foi surpreendente!
Sinto-me honrado em tê-lo como leitor.
Mas cada ser humano não foi um vencedor?
Sim!
Contudo, esta é a sua biografia.
Somente alguém com uma força descomunal como a sua poderia vencer uma corrida com milhões de
concorrentes pisoteando-o, pressionando-o, ultrapassando-o.
Contudo, hoje, os tempos mudaram.
Se alguém pisa no seu pé, você perde a paciência.
Se alguém o pressiona ou o critica, você se estressa e desespera.
E se alguns concorrentes estão à sua frente, você desanima e tem insônia.
Volte a suas origens!
Naquela época nada o abalava.
Quem o controlava era o sonho de estar vivo, não os seus problemas ou seus concorrentes.
Você foi um grande sonhador.
Sonhou sem ter capacidade de sonhar.
Sonhou, através do seu programa genético, com o espetáculo da vida.
O que você pensou na grande corrida?
Nada!
Você ainda não pensava.
O passo mais importante da vida foi dado na ausência das idéias.
Você agiu antes de pensar.
Entretanto, hoje você deve pensar antes de agir.
Quem reage sem pensar atira sem pontaria.
Sem sonhos, a vida não tem brilho.
Sem metas, os sonhos não têm alicerces.
Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais.
Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos.
Melhor é errar por tentar do que errar por se omitir!
Não tenha medo dos tropeços da jornada.
Não se esqueça de que você, ainda que incompleto, foi o maior aventureiro da História.
*
Por isso, NÃO DESISTA DE SEUS SONHOS
*
Texto do Livro Não Desista de seus Sonhos de Augusto Cury
*
Sheila Wolk - fairies fan art

A VIAGEM DE NOSSOS FILHOS http://clubedaluluzinha1.blogspot.com

A Viagem de Nossos Filhos

*
" O amor de uma mãe não contempla o impossível",
(Paddock)."
*
Por mais que existam palavras , não elimina a dor da separação de um filho, a dor da partida de nossos amores dói tanto,tanto... Que nossas almas sangram ...
É muito difícil perder um ente querido, é muito difícil entender a partida, difícil deixá-los partir...
A morte só não dói em quem vive nem sabe porque.
No primeiro instante só queremos chorar e as vezes nem chorar, dormir e pensar que tudo não passou de um pesadelo, gritar e ter a sensação que eles voltarão.
A morte é uma viagem a outro continente.
Tudo se transforma em nossos corações, em nossas vidas, mas tudo tem um porque,apesar de não sabermos.
É a transformação da lagarta em uma linda borboleta.
Mesmo sabendo da lei natural , ainda assim dói em nossas almas,pois ela é sensível...
A sensação que temos é que morremos para o mundo, somos mães e é assim que uma mãe se sente, todos podem compreender o quanto dói em nossos corações a partida de um filho(a) no qual embalamos.
Dói ,como dói...
Mas sabemos que devemos continuar nossa caminhada, que precisamos continuar a viver, precisamos continuar amando,precisamos construir onde tudo foi destruído e mesmo que seja muito difícil precisamos seguir perdoando.
Deus é o único que pode amparar nossos corações,somente ele para enxugar nossas lágrimas, somente ele nos fará sobreviver, só ele que nos sustentará.
Sei que quando perdemos um filho(a) fica um vazio em nossos corações,porque nosso amor partiu e quando lembramos de seu rostinho ali imóvel, sem nenhuma reação, o desespero inunda nosso ser, as lágrimas caem como se fossem chuvas e somente elas são testemunhas de toda dor sentida em nossas almas e que muitas das vezes achamos que é impossível de curar.
Nesse momento você que ler esse texto, saiba que nossos filhos vivem e pode ter certeza que temos que nos preparar para um dia nos encontrarmos com nossos amores.
A vida não termina no momento da morte, mas ela é transformada, eles continuam a viver, eles só mudaram de plano, fizeram a viagem antes de nós e nada irá alterar a imagem de nossos amores.
Continuamos a nos comunicar através de nossos pensamentos de amor, então você que lê esse texto saiba que a tristeza que sentires eles sentirão e causará uma grande aflição em suas almas e todos pensamentos bons e de amor ele ficarão felizes.
Envie pensamentos de Paz, Amor,alegria para seus amores no plano espiritual,pois através de seus pensamentos eles sentirão a energia positiva de seu amor.
E para terminar, viva a sua vida, sem prejudicar a ninguém, faça sempre o bem mesmo que isso lhe custe alguns sacrifícios.
E quando chegar sua hora,seu filho (a) estará lá te esperando e feliz com sua chegada e num longo abraço com certeza ele (a) dirá:
Obrigado por ter continuado a VIVER.
*
(Cacau)
Esse texto é uma forma singela de carinho as mães e pais que perderam seus filhos na tragédia em Realengo no Rio de Janeiro, também tenho filha e enteado (filho) que fizeram a viagem e por isso essa é a minha solidariedade e com certeza estarei orando por todos nesse momento de dor.
Que Deus seja a fortaleza de todos nesse momento.
Bjos!
*

QUE É SER CIGANA?... http://clubedaluluzinha1.blogspot.com

O QUE É SER CIGANA?

É partilhar a esperança com meu irmão,
Lutar com todas as minhas forças para vencer o sofrimento,
É dizer sempre sim para o amor,
É ser fraterna com meu semelhante,
E lutar sempre para que meu mundo e do meu próximo seja melhor.
É ser solidária no momento da dor,
É só querer ajudar cada vez mais meus irmãos a serem mais irmãos,
É ser livre,como um passarinho,
É crer que a vida nunca é vencida mesmo que a morte chegue,
É sempre acreditar que sempre posso recomeçar,
É renascer, despontar para um novo viver,
É ter chances de melhorar constantemente,
E assim ajudar meu irmão,
E depois poder olhar feliz que hoje sou melhor que ontem,
Sou livre como o vento,
Meu amor aquece como o fogo,
Quero ser forte como as águas,
E ser como a terra que piso,
Quero carregar comigo a capacidade de estar sempre,
Renascendo a cada novo dia.
Sempre lutar para que o nosso mundo seja melhor,
E amanhã acordar e novamente seguir,
Seguir pela estrada,
Onde a minha se cruza com a sua,
E que eu possa ser o reflexo vivo do amor Deus!
( Cigana Ramana)
coração gliter
Essa poesia sempre levo em meu coração,para que ela possa invadir outros corações e com isso fazermos um corrente tão forte,que se tornará impenetrável a qualquer maldade ou pensamentos negativos!
Esteja como você estiver deixe sua alma transbordar do mais puro amor que nosso criador nos ofereceu!
Beijos com todo o amor !
desejo amiga amizade

LIBERTE-SE DO PASSADO - I http://clubedaluluzinha1.blogspot.com

Liberte-se do Passado I



*
Para que você se liberte de seu passado é preciso que tome consciência de que ninguém na Terra está seguro de nada e que todos temos limitações.
Seu passado não deve ser seu entrave.
Considere que seus equívocos, assim como os limites que a vida lhe impôs, são motivos para que você
cresça em busca de felicidade.
As pessoas que porventura lhe tenham magoado devem ser colocadas à conta de auxiliares do seu processo de crescimento e de busca de felicidade.
Elas, em si, não representam ameaça nem são culpadas.
São ou foram apenas instrumentos úteis para que você se conhecesse mais.
O que elas fizeram ou fazem a você, e que lhe incomoda, deve ser analisado como algo que lhe permite conectar-se ao que em você ainda não está resolvido.
Com elas você não pode perder a oportunidade de descobrir seu mundo inconsciente, identificando os conteúdos que favorecem a ocorrência de situações de sofrimento a fim de solucioná-las.
Não deixe que o ódio ou a mágoa lhe impeça de ser feliz.
Esses dois são poderosos empecilhos ao amor e à paz.
A felicidade passa pelo coração sem mágoas.
Lembre-se de que tudo aquilo que você debita ao outro como culpa pelo seu sofrimento aponta para algo em você que ainda não se resolveu.
*
Texto do Livro Felicidade sem Culpa de Adenáuer Novaes
*

LIBERTE-SE DO PASSADO - II http://clubedaluluzinha1.blogspot.com

Liberte-se do Passado II

*
Quando a angústia atingi-lo, trazendo-lhe tristeza e melancolia, é preciso se lembrar do significado que ela representa.
É preciso perceber que a angústia que muitas vezes nos acomete a alma advém da saudade de algo indefinido.
Essa saudade que se transforma em angústia é a falta de confiança acrescida da incerteza quanto ao próprio futuro.
Sentimos saudade de algo ou alguém que não sabemos onde, quando ou se ao menos vamos um dia encontrar.
Sentir saudade, chorar por alguém que não podemos sentir próximo, nos torna seres emocionalmente vinculados ao coração da pessoa querida.
Isso, sem o desespero ou a posse, faz bem à alma.
É bom sentir saudade e se lembrar de pessoas que fizeram parte de nosso passado e que estejam momentaneamente longe de nós.
Pelas portas do coração não existem distâncias.
No fio da saudade passa a energia do amor que conecta corações que se amam.
Porém, não permaneça muito tempo na energia da saudade.
Ela pode viciar e lhe levar a ficar preso ao passado.
Com a energia da saudade faça uma oração em favor da pessoa com quem você fez a conexão emocional.
Para se libertar do passado é preciso ter consciência de que ele não precisa necessariamente ser esquecido, mas ressignificado.
Não tente esquecê-lo, mas lembrar dele como uma experiência que se teve; seja ela boa ou ruim.
Quando boa, deve ser lembrada com alegria.
Quando ruim, deve ser lembrada como aquela que lhe ensinou algo.
Não se culpe pelo que fez no passado ou pelo que faz no presente.
Se fez, está feito.
Se ainda faz, não faça mais e assuma as conseqüências por isso.
Lembre-se de que os erros cometidos são lições aprendidas.
***
Texto do Livro Felicidade sem Culpa de Adenáuer Novaes
*

LIBERTE-SE DO PASSADO - III http://clubedaluluzinha1.blogspot.com

Liberte-se do Passado III

*
O passado culposo e que se deseja esquecer representa o campo da experiência que se viveu, porém não é a mancha eterna que nos macula a alma.
A mácula em nós é a ignorância de acreditar que não temos direito à felicidade.
Não há futuro sem passado e todo passado está revestido de ignorância.
Não há quem não tenha vivido experiências equivocadas.
Na Terra ninguém esteve ou está livre de viver experiências consideradas transgressões à ordem vigente.
Transgressões ou não, temos que aprender a vivê-las conscientemente.
Olhando para nosso passado temos, hoje, a clareza de ver que erramos, porém na época agimos como sabíamos ou tínhamos condições.
No futuro, avaliaremos o que fazemos hoje e poderemos também perceber os equívocos ou o que poderia ter sido evitado.
Arrepender-se do que se viveu é inevitável, mas o arrependimento só surge mediante a ampliação da consciência e da capacidade de amar.
Muitas coisas que nos serviram ontem não nos servem hoje e isso evidencia que hoje somos melhores do que ontem.
A culpa impede que percebamos o movimento da vida com liberdade e com o sentimento de realização íntima.
Nossa ignorância nos leva a criar juízes implacáveis na consciência que de fato não existem.
Eles são frutos da educação, da cultura e de nossa ignorância quanto a nós mesmos.
Precisamos colocar na consciência um Criador amoroso e benévolo, compreensivo e paciente, para que não
nos punamos por tão pouco.
Tais juízes não são maus em si, mas se transformam por conta de nossa facilidade em lhes dar o poder de nos comandar.
Não vivemos sem eles, mas lhes atribuímos um caráter absoluto.
Muitas vezes nos sentimos culpados por não alcançar certos desejos, acreditando que somos incapazes. Quando, por exemplo, um casamento não dá certo, por fatores múltiplos, é comum um dos cônjuges se perguntar onde foi que errou e lamentar a perda.
O equívoco pode pertencer a qualquer deles, porém os fatores que levaram à separação física ou emocional estão influenciados por valores pessoais e sociais.
Um fracasso não deve representar a perda da própria motivação de viver.
Ele representa uma deficiência na estratégia utilizada para alcançar a felicidade.
Na próxima experiência naquele campo em que se fracassou deverá ser utilizada outra estratégia.
Pense também que você precisa modificar seu desejo.
Ele poderá estar lhe levando exatamente para o lado contrário de sua própria busca interior.
O tipo de desejo e a forma de alcançá-lo nem sempre estão conectados adequadamente.
Lembre-se de que você deve retirar de cada experiência algo de útil e bom para você.
Tudo que lhe acontece é um caminho trilhado que poderá ser repetido ou não, a depender de sua vontade. As situações adversas a enfrentar devem ser vividas em seu momento e não de forma antecipada.
Quando isso ocorre, gera ansiedade que traz infelicidade.
Se você sabe que vai vivê-la, prepare-se para fazê-lo com equilíbrio e de forma a extrair dela o melhor possível.
Nunca se esqueça de que somos filhos do Altíssimo e dele recebemos o bom estigma de alcançar a felicidade.
Ela deveria estar em nosso presente e será nosso futuro.
Em sua trajetória deseje o próprio bem pessoal tanto quanto o de qualquer pessoa com quem se encontre. Faça o bem quando você puder, a qualquer pessoa que surja em seu caminho.
Não olhe para o passado a ponto de se deter nele.
Fixe o presente e o futuro.
***
Texto do Livro Felicidade sem Culpa de Adenáuer Novaes
*

http://clubedaluluzinha1.blogspot.com "BALLET" - BALÉ BRASILEIRO

Balé

Ficheiro:Edgar Germain Hilaire Degas 005.jpg
*
Pintura de bailarinas feita por Edgar Degas, 1872.
*
Balé (do francês Ballet) é o nome dado a um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto.
As primeiras apresentações diante da platéia eram feitas com o público sentado em camadas ou galerias, disposto em três lados da pista de dança.
Elas são realizadas principalmente com o acompanhamento de música clássica.
O balé é um tipo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio.
Este gênero de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática.
Ele é ensinado em escolas próprias em todo o mundo, que usam suas próprias culturas e sociedades para informar esse tipo de arte.
As diferentes técnicas de balé, entre elas mímica e atuação, são coreografadas e realizadas por artistas formados e também acompanhadas por arranjos musicais (geralmente de orquestra mas, ocasionalmente, vocal).
É um estilo equilibrado de dança que incorpora as técnicas fundamentais para muitas outras formas de dança.
A sua forma mais conhecida é o balé romântico ou "Balett Blanc", que valoriza a bailarina em detrimento de qualquer outro elemento, focando no trabalho de pontas, fluidez e movimentos acrobáticos precisos.
Esta forma utiliza como figurino o convencional tutu francês de cor branca.
Atualmente existem várias outras modalidades de balé, entre eles balé expressionista, neoclássico e modalidades que incorporam elementos da dança moderna.
Os princípios básicos do balé são: postura ereta; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores), movimentos circulares dos membros superiores, verticalidade corporal, disciplina, leveza, harmonia e simetria.
*
*
Etimologia
A palavra balé vem do inglês "ballet" que por sua vez foi pega emprestada do francês por volta de 1630.
A palavra francesa tem sua origem na palavra italiana "balleto", diminutivo de ballo (dança), que vem do latim "ballare", que significa dançar , e que por sua vez vem do grego "βαλλίζω" (ballizo), que significa "dançar, saltar sobre".
*
Ficheiro:Ballet 1582.png
*
Representação de um Balé perante Henrique III e sua Corte, na Galeria do Louvre.(folio, Paris, Mamert Patisson, 1582.)
*
História
O balé surgiu no século XV, durante a Renascença, nas cortes italianas, embora o seu desenvolvimento tenha sido maior nas cortes francesas, no século XVII, durante o reinado de Luís XIV, fato que refletiu diretamente no vocabulário do balé.
Apesar das grandes reformas de Noverre no século XVIII, o balé entrou em declínio na França depois de 1830. Entretanto ele continuou a ser aperfeiçoado na Dinamarca, Itália e Rússia.
Às vésperas da Primeira Guerra Mundial este gênero de dança foi reintroduzido na Europa Ocidental por uma empresa russa: a Ballets Russes de Sergei Diaghilev, que veio a ser influente em todo o mundo.
A companhia de Diaghilev se tornou o destino de muitos dos bailarinos russos treinados que fugiam da fome e da agitação que se seguiu à revolução bolchevique.
Estes bailarinos trouxeram muitas das inovações coreográficas e estilísticas que tinha florescido com os czares de volta ao seu lugar de origem.
No século XX, o balé continuou a se desenvolver e teve uma forte influência sobre a dança de concerto.
Por exemplo, nos Estados Unidos, o coreógrafo George Balanchine desenvolveu o que hoje é conhecido como balé neoclássico.
Os desenvolvimentos posteriores mais conhecidos incluem balé contemporâneo e balé pós-estrutural, visto no trabalho de William Forsythe, na Alemanha.
*
*
Balé Clássico
O balé clássico é o mais metódico dentre todos os estilos de balé e também é o que mais adere às técnicas de balé tradicionais.
Existem algumas variações em relação à área de origem deste gênero, entre elas, o balé russo, francês, italiano e dinamarquês.
Entretanto, nos últimos dois séculos, a maioria dos fundamentos do balé é baseada nos ensinamentos de Blasis.
Os estilos mais conhecidos de balé são o método russo, o método italiano, o método dinamarquês, o método Balanchine ou método New York City Ballet e os métodos Royal Academy of Dance e Royal Ballet School, derivados do método Cecchetti.
As primeiras sapatilhas de balé tinham as pontas terrivelmente pesadas para permitir que a bailarina ficasse na ponta dos pés facilmente e aparentasse leveza.
Mais tarde ela foi convertida na atual constituição, onde uma “caixa” abriga a ponta dos pés da bailarina e lhe dá suporte para manter o equilíbrio.
O balé clássico segue algumas regras, entre elas uma posição chamada "plié", utilizada em quase todos os exercícios.
Além disso, nesta modalidade, alinhamento, postura e posicionamento são vitais.
*
Ficheiro:Wiener Staatsoper Schwanensee Szene Akt4.jpg
*
Cena do Lago dos Cisnes, Vienna State Opera, 2004
*
Balé Neoclássico
O balé neoclássico é um estilo de balé que usa o vocabulário do balé clássico, mas é menos rígido.
Os dançarinos se submetem a ritmos mais extremos e realizam os passos em uma forma mais técnicas.
O espaçamento neste gênero de balé é mais moderno ou complexo do que no balé clássico.
Embora a organização no balé neoclássico seja mais variada, é a ênfase na estrutura que o caracteriza.
Tim Scholl, autor do livro From Petipa to Balanchine, considera o balé “Apollo”, de George Balanchine, apresentado em 1928, como o primeiro balé neoclássico.
*
*
Balé Contemporâneo
O balé contemporâneo é uma forma de dança influenciada pelo balé clássico e pela dança moderna.
Utiliza a técnica e o trabalho nas pontas dos pés vindos do balé clássico.
Este tipo de dança permite uma maior amplitude de movimentos que não são comuns nas escolas tradicionais de balé.
Muitos de seus conceitos vêm de ideias e inovações ocorridas na dança moderna do século XX.
George Balanchine é frequentemente considerado como tendo sido o pioneiro do balé contemporâneo, através do desenvolvimento do balé neoclássico.
O balé neoclássico é importante para a evolução do corpo humano .
*
Ficheiro:Three Grces -Charles Challon.JPG
*
The Three Graces: embodiment of the Romantic ballet, litografia de de Chalon, circa 1840.
*
Balé romântico
O Balé Romântico é definido inicialmente como um balé mais suave e com conotação romantica, um movimento ligado a arte e literatura dos mais antigos e que se consolidaram mais cedo na história do Balé.
Esse tipo de dança tornou-se notório na época devido o movimento literários romântico que acontecia em boa parte da Europa na primeira metade do século XIV.
Os balés que seguem a linha do romântico pregam a magia e a delicadeza.
Nesses ballets se usavam os chamados tutus românticos, saias mais longas que o tutu prato.
São geralmente floridas lembrando moças do campo.
Alguns exemplos de Balé românticos:
*
*
la fille mal gardie
*
*
la sylphides
*
Ficheiro:AnnaPavlovaAsGiselle.jpg
*
Romântico tutu
*
Tutu (balé)
Um tutu (pronuncia-se "titi" ou too-too) é uma parte do vestuário do balé, são roupas usadas pelas bailarinas. Quando apareceu, em 1820, não foi referenciado como um tutu.
Esse nome foi dado a partir de 1881.
*
História
Em 1832 Marie Taglioni imortalizou esse tipo de roupa: tratava-se de um corpete apertado e uma saia de várias camadas, que se alonga quase até o tornozelo, também chamado Tutu Romântico, e quando é curto chama-se Tutu Italiano.
Desde a primeira apresentação da peça "As Sílfides" esta vestimenta passou a ser a norma de excelência dos bailarinos.
Mais tarde, o Tutu Romântico, branco e longo, marcado por bailarinos em "Giselle", "Las Bayaderas", passou a ser utilizado como padrão.
O Tutu Romântico, ou Italiano, é uma sobreposição de saias curtas e rígidas, em forma de pétalas ao redor do quadril do bailarino e deixando expostas as pernas, geralmente é um conjunto de saiotes brancos, embora haja uma variedade colorida e brilhante.
*
Ficheiro:Colourful ballet tutu.jpg
*
Tutu ao italiano
*
Manufatura tutu
Os tecidos utilizados a partir do século XIX são brancos, brancos ou ouvidos.
Elas são leves, transparentes, magro, de vapor e deixar a luz.
O tutu pode ser feito com os tecidos seguintes:
Gaze
Musselina
Organza
Tarlatana
Tul
Nylon
*
Ficheiro:Spitzenschuhe neu.jpg
*
Sapatilhas de Balé
*
*
Tamara Capeller
*
Balé no Brasil
*
O balé no Brasil, às vezes dito balé brasileiro, refere-se ao balé produzido e encenado em território brasileiro e sua história no país.
Acredita-se que o primeiro balé feito no Brasil foi dirigido por Lacombe e apresentado no Real Teatro de São João, Rio de Janeiro, em 1813.
Um século depois, a atuação da companhia de Diaghilev (com Nijinski, Massine, Tamara Karsavina e Lidia Lepokova), no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, seguida da visita da Companhia de Ana Pavlova, deu início a um permanente interesse pelo balé no Brasil.
A escola de dança do Teatro Municipal foi fundada em 1927 por Maria Oleneva, e ali se formaram Madeleine Rosay, Leda Yuqui, Berta Rosanova, Carlos Leite, Marília Gremo e outros.
Foram criados outros corpos de baile por Vaslav Veltcheck em São Paulo, onde avultam os nomes dos bailarinos Alexander Yolas, Juliana Yanakieva e Yuco Lindberg; por Aurélio Milloss, denominado balé do IV Centenário, com Raul Severo, Edith Pudelko e Addy Ador; por Carlos Leite e Sansão Castelo Branco, denominado Balé da Juventude, em que surgem Tamara Capeller e Ilma Lemos Cunha; e por Tatiana Leskova, Nina Verchinina, Dalal Achcar, com o Balé do Rio de Janeiro.
*
*
Ana Botafogo
*
Entre os bailarinos brasileiros da modernidade, cumpre citar Davi Dupré, Aldo Lotufo, Marcia Haydée, Beatriz Consuelo, Sandra Dicken, Dennis Gray, Alice Colino, Ana Botafogo, e Noêmia Wainer.
Quantos aos compositores que contribuíram com partituras originais, temos Villa-Lobos, Lorenzo Fernande, Luís Cosme, Alberto Nepomuceno, Heckel Tavares, Cláudio Santoro.
Na cenografia, destacam-se os nomes de Di Cavalcanti, Burle Marx, Nilson Pena, Belá Pais Leme, Darci Penteado e Fernando Pamplona.
Outros autores, e até poetas, como Manuel Bandeira e Vinicius de Moraes, apesar de não serem associados ao balé, em determinado momento contribuíram com libretos em português.
As obras mais estimadas do balé brasileiro são Uirapuru, Zuimaalúti, O Garatuja, O Descobrimento do Brasil, Maracatu de Chico Rei e Salamanca do Jarau.
*
Fonte de Pesquisa:
*