terça-feira, 8 de novembro de 2011

http://www.com/post-creat.g?blogID - Paula Magalhães


  • Blog da Paula Magalhães

  • Posts Tagged “Amélia Duarte”

    Gente! Acabei virando expert em nutrição com essa matéria, que foi a capa do Bazar de domingo. Amei fazer!
    “Corpo Sarado no Verão”
    Verão combina com praia, sol, mar e corpo em cima. Afinal, quem não quer estar com o shape em dia para colocar a roupa de banho e enfrentar a passarela de areia? Chegou a hora de se preparar para fazer bonito na estação mais quente do ano. Por isso, o CORREIO foi à busca de três especialistas de renome no mercado, que deram boas dicas para estar de bem com o corpo e a saúde. Elas também revelaram aqueles segredinhos típicos de consultório, opinaram sobre as dietas da moda e ainda tiraram dúvidas
    sobre nutrição.
    Angeluci Figueredo
    “Queridinha dos artistas”
    Nome forte no ramo em que atua, a nutricionista Amélia Duarte defende uma alimentação equilibrada. “Uma refeição completa contém proteínas, vitaminas e minerais, absorvidos pelo consumo dos vegetais, carboidratos e um pouco de azeite de oliva”, dá a dica. Sempre ligada nas novidades, quem chega ao seu consultório sai com receitas interessantes, como o suco diurético e anticelulite, ou aquele que vai garantir o bronzeado no Verão. Ou mesmo os bombons em forma de jujuba, prescritos pela nutricionista e adorados pelos pacientes. “Por conter substâncias fitoterápicas, ajudam a emagrecer”, explica.
    Repleta de segredinhos, não demorou para cair nas graças dos artistas do axé. Basta reparar o mural do consultório, para comprovar que muitos deles já passaram por lá. Xanddy, Carla Perez, Tomate, Sheila Carvalho, Durval Lelys que o digam!
    Angeluci Figueiredo
    Prato leve
    Uma boa sacada da nutricionista foi criar o Prato Leve, um refeição balanceada, na qual todos os nutrientes são calculados detalhadamentes e o sabor é priorizado. “Contém carboidratos, proteínas, gorduras e fibras nas doses certas”, explica Amélia. O negócio surgiu assim que percebeu que os pacientes não conseguiam ser fieis à dieta, pois não tinha quem a preparasse. As porções são individuais e passam por um processo de congelamento lento, para não haver perda de nutrientes. A entrega é feita por delivery – funcionando de segunda a sábado, mas também dá para achar o produto na Perini e na Di Mercato. Os preços são, em média, R$ 20 por unidade.
    Dicas
    Angeluci Figueiredo
    1. Beba água com frequência e em pequenos volumes. Se possível, um copo ao acordar, em jejum.
    2. Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes.
    3. As carnes magras são mais indicadas, por serem saudáveis e de fácil digestão.
    4. Consuma alimentos ricos em betacaroteno, como manga, cenoura, mamão. Além de antioxidantes, dão um tom dourado à pele.
    5. À noite, coma menos carboidratos. Mas isso não significa eliminar por completo. O organismo tem um menor gasto calórico nesse turno e todo carboidrato ingerido em excesso será convertido em gordura
    Segredinhos:
    Suco de Verão
    Ingredientes
    1 cenoura média
    150 ml suco de laranja
    1 colher (sopa) de quinua em flocos
    100 ml de suco de manga

    Modo de preparar
    Descasque e corte em pedaços uma cenoura média e liquidifique. Junte 100 ml de suco de manga e bata por um minuto, ou até ficar homogêneo, e leve ao congelador até congelar. Depois, raspe com a ajuda de uma colher e coloque em um copo. À parte, bata bem no liquidificador 150 ml de suco de laranja com 1 colher (sopa) de flocos de quinua e despeje no copo.
    Benefícios:Além de refrescante, é composto por vegetais ricos em betacaroteno, que pode ajudar a bronzear a pele de forma mais saudável. Beba um copo desse suco diariamente durante os 7 dias que antecederem a exposição ao sol. A quinua tem uma combinação de aminoácidos que colabora para melhorar a massa muscular.
    Suco diurético e anticelulite de melancia com couve
    Ingredientes
    1 fatia de melancia
    2 folhas de couve
    1 colher de linhaça
    6 folhas de hortelã
    gelo
    Modo de preparar
    Bata tudo no liquidificador. Coloque o suco em um copo alto com 2 cubos de gelo e decore com folhas de hortelã
    Benefícios
    Suco composto de frutas e folhas ricas em potássio ( mineral que ajuda a contra atacar os efeitos do sódio na retenção de água), eliminando toxinas e diminuindo celulite. Já a linhaça tem ação emagrecedora, laxante, antidepressiva, entre outras que beneficiam a saúde. Dica: para facilitar a quebra das sementes ( linhaça e gergelim), coloque-as de molho na água na noite anterior.
    “Nada de receita pronta”
    Sandra Gordilho não acredita na alimentação como uma forma de refletir somente o corpo, mas sim a saúde. Endocrinologista, nutróloga e especializada em medicina ortomolecular e estética, ela junta to- dos os conhecimentos para ensinar ao paciente uma reeducação ali- mentar. O objetivo é a busca do bem-estar, não apenas no Verão, mas para sempre. Também não segue padrões. “Não acredito em receita de bolo. A mesma dieta não funciona para todo mundo. O leite é bom para uma pessoa e vilão para outra que tenha intolerância à lactose”, explica. Ela ensina ao paciente como combinar e identificar os alimentos – por exemplo, a saber a diferença entre proteína e carboidrato. “Até na barraca de praia, eles sabem se virar”, diz. Também é contra qualquer radicalismo. “Não vai tomar uma taça de vinho com as amigas porque está de dieta? Temos de aprender a nos permitir”, ensina.
    Angeluci Figueiredo
    Dicas:
    1. Coma de três em três horas Evite ficar mais de quatro horas sem se alimentar. Seu metabolismo de queima fica lento. O intervalo grande faz aumentar o hormônio que estimula a fome.
    2. Mastigue muito bem os alimentos Tenha calma ao comer. Aprenda: o estômago não tem dentes.
    3. Quando um alimento tem alto índice glicêmico, ele tem a capacidade de oferecer glicose ao organismo. É o caso de muitas frutas. Como no Verão gastamos menos energia, a dica é associar as frutas a uma proteína para estabilizar a insulina.
    4. No restaurante, faça substituições Sempre pense em pequenas trocas quando almoçar ou jantar em restaurante. Substitua o arroz branco ou a batata por por- ções extras de vegetais sem manteiga. Use a grelha sem óleo e o azeite de oliva em vez da manteiga. Evite entradas como bolinhos, friturinhas e caldinhos.
    5 Faça escolhas certas Evite açúcares ocultos. Ao ler os rótulos, não vai ser difícil encontrar componentes como xarope de milho, sorbitol, maltose. Cuidado com os corantes, adoçantes, acidulantes e estabilizantes.
    6 Tome as rédeas de sua vida e seja feliz.
    Segredinho
    Sumo centrifugado
    Coloque todas as cores no seu sumo. Uma rodela de beterraba, uma rodela de pepino com casca, metade de uma cenoura, um pedaço de gengibre, uma folha de couve e meia maçã. Acrescente ao suco de laranja e faça centrifugado para preservar as fibras. “Esse hábito é capaz de mudar o seu dia”, garante a especialista.

    “Funcional e esportiva”
    A nutricionista Leda Teixeira é adepta da nutrição funcional. “Nessa linha, enfatizamos o consumo de produtos naturais, em vez dos industrializados. Como era no passado”, explica. Ela acredita que o paciente tem que estar bem a vida toda, por isso faz todo um estudo que vai além da alimentação. “Analiso a pessoa como um todo. Regulo o intestino, que é um órgão importante para absorção de nutrientes, como cuido do sistema imunológico”, conta. Leda também trabalha muito com nutrição esportiva. Entre um papo e outro, vai soltando as dicas. “Boa opção para quem quer emagrecer e vai correr pela manhã é comer banana com xarope de agave, pois tem um baixo índice glicêmico”, conta. Com seus segredinhos, conquistou celebridades como Cláudia Leitte. Como a cantora conseguiu aquele corpão, logo depois de ter filho? “Muita disciplina”, garante.
    Dicas:
    1. No Verão, beba muita água, principalmente em uma cidade quente como Salvador. Não substitua o líquido por refrigerante, nem suco industrializado, pois contém muitos aditivos químicos.
    2. Opte por uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes. De preferência, ingira esses alimentos crus, por conta das enzimas.
    3. Substitua o doce pelo chocolate amargo, com mais de 70% de cacau. Ele tem uma ação antioxidante fantástica para a pele. O chocolate amargo tem menor teor de leite e açúcar.
    4. Prefira proteínas magras como peixe e frango. Carne vermelha não deve ser abolida do cardápio, pois é rica em ferro. Coma duas ou três vezes na semana.
    Segredinho

    Angeluci Figueiredo

    Suco Verde
    Ingredientes
    1 maçã
    2 folhas de couve
    1 florete de brócolis
    Um pouquinho de salsa

    Modo de preparar
    Bater tudo: a maçã, as folhas de couve, o florete de brócolis e uma pitada de salsa
    Benefícios: A clorofila funciona como cicatrizante de mucosa e o sumo também tem ação antioxidante, diminuindo a ação dos radicais livres.
    O sumo deve ser ingerido em jejum.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário