quinta-feira, 19 de julho de 2012

TRANSPLANTE DE RIM

05/05/2012
Transplante de rim torna-se mais fácil na Bahia
Equipe do Hospital Espanhol realiza procedimento inédito por laparoscopia
Hospital Espanhol
O Hospital Espanhol acaba de realizar um procedimento inédito na Bahia. A cirurgia de retirada de um rim para transplante feita por laparoscopia. Apesar de ser adotada em outros estados, esta é a primeira vez que uma cirurgia para retirada do órgão para transplante é feita no estado, afirma o coordenador do núcleo de urologia do Hospital Espanhol, Manoel Juncal. De acordo com ele, com a nova técnica, o tempo de internação do doador de rim é reduzido pela metade e a recuperação é muito mais rápida.

“O doador de rim é uma pessoal extremamente saudável, que não teria necessidade de passar por uma intervenção tão grande quanto uma cirurgia. Utilizando a técnica de cirurgia tradicional, o tempo de internação do doador variava de três a cinco dias e o tempo de recuperação para voltar ao trabalho poderia ser de até 60 dias. Com o método menos invasivo, o doador pode voltar para casa em dois dias e voltar ao trabalho em até uma semana”, comemora, Dr. Juncal.

A cirurgia de doação de rim por laparoscopia foi realizada no Hospital Espanhol com sucesso no último dia 28 de abril, com uma doação entre irmãos. Ambos passam bem e o doador já está no mercado de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário