Masturbação Mental
Um dos principais erros de uma pessoa que quer realizar algo
Você acorda naquela manhã de segunda-feira e se prepara. Essa semana vai ser diferente. Top! Vai realizar tudo aquilo que você pretende fazer que há tempos não não sai do papel. Seja por estar com o trabalho meio apertado, amigos cobrando presença ou seu amor pedindo atenção.
A única coisa que você sabe é que essa semana vai sim ser diferente!
Começa o ritual. Você toma banho mentalizando tudo que você irá realizar durante a semana, as conquistas, aquele momento que você vai vibrar, a sexta-feira que você irá desabafar com todo direito. O merecimento de curtir os bons resultados conquistados na presença das pessoas que você mais gosta. Será o primeiro passo de uma longa jornada.
Mas ainda é cedo. Sai, se enxuga… começa a rotina. Ao abrir seu dispositivo, checa sua caixa de e-mail e vê aquelas atualizações daquele site bacana que vai te deixar mais esperto. Você assinou aquela newsletter porque ela é diferente. Ela vai te levar ao sucesso! Então você clica naquele título irresistível: As 7 maneiras para se chegar ao sucesso.
É tudo que você quer! Então você começa a devorar tudo que você vê pela frente que te possa levar para aquele lugar onde vai poder dizer: Vou mostrar que eu consigo!
Quando se assusta: você percebe que já é hora do almoço e a única coisa que você não percebeu é que enquanto você despendendo seu tempo com o planejamento dos seus resultados com todas aquelas dicas infalíveis, você ainda não fez praticamente nada. É o que podemos chamar de masturbação mental do sucesso!
Essa visualização é ótima! Essa motivação não é o problema, nem mesmo todo o conhecimento que vários e excelentes sites nos trazem, mas sim a quantidade de informações que a gente fica absorvendo sem parar para refletir em nossas atitudes e padrões. Repetimos os mesmos resultados fracassados.
“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”
E mesmo assim tudo se repete. Muito triste para nós. Tenho um tio, de quem gosto muito, que sempre solta frases sábias com uma pitada de humor irônico. Uma delas que vivo repetindo aos meus amigos e me doeu muito a primeira vez que eu escutei é:
“Em todo boteco do país há alguém que em seu discurso resolve todos problemas do país, mas que não consegue sair sequer do próprio cheque especial”.
Eu estava no cheque especial na ocasião. Todo mundo sabe como sair do cheque especial, todo mundo sabe a fórmula do emagrecimento, todo mundo sabe como fazer muita coisa. A receita está na ponta da língua, na internet, na roda com os amigos, mas há uma distância entre o saber fazer e atingir os resultados.
Comece a virar a página aplicando a fórmula que você já sabe
Não vou descrever aqui em baixo a fórmula mágica para você eliminar aqueles quilinhos, ou conseguir bater a meta de vendas no próximo mês. Não! Seja lá qual for sua meta, estou aqui para lhe ajudar a perceber que você pode estar em um padrão de masturbação mental.
Certa vez, quando você era criança, você se deparou em momentos bastante difíceis da sua vida em que conseguiu resolver o problema que se apresentava em sua frente. Falar, andar, ler, escrever… Ou talvez algo em uma infância mais tardia. Pense em algum momento desses que foi especial para você só por um instante. Talvez não tenha vindo em sua mente nenhum momento em especial logo de primeira, mas faça um passeio pela sua linha do tempo que logo se lembrará desse momento. Respire bem fundo, lentamente… enchendo seu peito de ar ao máximo.
Perceba como tudo aparece bem nítido em sua memória… Os sons do local onde você estava. Tudo que você sentia naquele instante. As cores que enxergava… Aquela apreensão por estar diante daquela situação difícil e que no primeiro momento você não sabia o que fazer? Talvez tenha batido um frio na barriga inclusive!
O que que eu faço agora? Será que eu arrisco? Será que não? Mas você decidiu agir! De repente, como um lampejo, parecia que você sabia como resolver, mesmo que parecesse loucura e que você não pudesse explicar aquilo nem mesmo pra você, você sabia o que fazer. Você somente sentiu que devia fazer… E que bom que você fez!
A chave estar no agir, não na teoria
Momentos assim são mais comuns do que imaginamos. Talvez sentimentos como esses que acabou de lembrar não sejam tão nítidos em sua lembrança como os sentimentos que você teve no dia do seu primeiro passo. Quando você ainda era um bebê. Você não saberia explicar conscientemente o desafio que foi ficar de pé, você mal sabia falar algumas palavras. Mas você o fez.
O que eu quero dizer é: independente do desafio que você tem a frente você tem todos os recursos necessários para superá-lo! Porém, infelizmente acontece de sem querer deixarmos esses recursos adormecidos e começarmos a sonhar demais… e somente sonhar.
Se você estiver na versão desktop do site, preste atenção no contador que está aparecendo à sua esquerda. Preste bem atenção nele por algum momento. Tempo é dinheiro. Com esse dinheiro podemos comprar tudo, menos o tempo que se foi. Então eu quero que você me julgue e me diga se eu estou desperdiçando seu tempo para passar a ideia central desse texto. Caso eu tenha ido ao centro da questão sem desperdiçar seu tempo, faça o seguinte…
Vem comigo que no caminho eu te explico!
Nenhum comentário:
Postar um comentário