sábado, 28 de julho de 2018

Psicólogo, Psicanalista ou Psiquiatra?


Conheça as diferenças e semelhantes entre as áreas de atuação. 
Olá amigos!
Uma dúvida muito comum em nossa área é a respeito da diferença entre psicologia, psicanálise e psiquiatria. No vídeo abaixo, explico as diferença entre as três através da formação necessária para atuar. E, no texto, complemento com mais informações.

Psicologia

A psicologia é normalmente definida como a ciência que estuda os pensamentos, sentimentos e comportamentos. Esta é uma definição básica e geral. A atuação do profissional, depois de fazer a graduação em psicologia e ter o registro no Conselho Federal de Psicologia, pode ser inserida dentro da área da saúde: trabalhar em consultórios e clínicas, hospitais e instituições de saúde. Porém, não está restrita apenas à saúde. Muitos profissionais optam por trabalhar em outros setores, como nas empresas e indústrias, em escolas e faculdades, no âmbito da justiça, etc.
Portanto, temos que entender que a psicologia é uma área incrivelmente ampla. Como gosto de dizer, aonde encontramos uma pessoa, o psicólogo ou a psicóloga poderá trabalhar.

Psicanálise

O psicanalista é aquele que fez análise (pessoal), estudou as obras dos psicanalistas mais importantes e fez e/ou faz supervisão para melhor atender os seus pacientes. O processo de formação não é tão claro quanto a formação em psicologia ou psiquiatria pois não temos uma faculdade de psicanálise. Os Institutos de Psicanálise normalmente exigem que a pessoa tenha uma graduação prévia, de preferência em psicologia ou medicina.
A área de atuação, na grande maioria dos casos, está ligada à atuação em consultórios e clínicas. Duas outras áreas podem se abrir como possibilidades: a atuação no ensino (dando aulas de psicanálise ou pesquisando) e a atuação em instituições e empresas – o que já é bem mais raro, pois a psicanálise foi pensada no atendimento individual. Mas existem autores que defendem a possibilidade de trabalho em grupo, além do que a psicanálise também influenciou as teorias sobre os arranjos sociais e institucionais.

Psiquiatria

Para ser psiquiatra, o profissional tem que ter feito a graduação em medicina e a residência em psiquiatria. Antigamente, esta era uma das áreas menos valorizadas (entre os próprios médicos), pois o profissional geralmente trabalhava em hospitais psiquiátricos.
A partir da metade do século passado (1950), com o contínuo desenvolvimento de drogas para o tratamento das doenças mentais, e com o processo de desinstitucionalização – fechamento os hospitais psiquiátricos pelo tratamento muitas vezes desumano – a profissão do psiquiatra voltou-se mais para o atendimento individual em consultórios ou clínicas. Também é comum a atuação no sistema de saúde.
Como digo no vídeo, o psiquiatra pode receitar remédios (o profissional da psicologia não pode e o psicanalista também não, a menos que seja médico). Mas, evidentemente, o tratamento não precisa ser através de medicamentos.

Conclusão

A área psi é uma área de reunião de saberes. Falamos de psicologias, no plural, devido às múltiplas abordagens existentes. Dentro da psicanálise, encontramos também linhas de pensamento que nem sempre concordam entre si. E, na psiquiatria – embora aparente certa uniformidade devido ao atual uso de medicação como via de modificação mental e comportamento – também temos diversas linhas de atuação, pois a ideia predominante atualmente é apenas uma das possibilidades de pensamento, basta estudarmos a longa e profícua história da psiquiatria no século XX.

Psicólogo Clínico e Online (CRP 06/145929), Mestre (UFSJ), Doutor (UFJF), Instrutor de Mindfulness e Pós-Doutorando (Unifesp), Coach e Presidente do Instituto Felipe de Souza. Como Professor no site Psicologia MSN venho ministrando dezenas de Cursos de Psicologia, através de textos e Vídeos em HD. Faça como centenas de alunos e aprenda psicologia através de Cursos em Vídeo e Ebooks! Loja de Vídeos e Ebooks. Você pode também agendar uma sessão de Coaching Online via Skype, Relacionamentos ou Carreira (faculdade), fazer o Programa de 8 Semanas de Mindfulness Online e Orientação Profissional Online. E não se esqueça de se inscrever em nosso Canal no Youtube! Email - psicologiamsn@gmail.com - Atendimento presencial na Av. Paulista: Agendar - Whatsapp (11) 9 8415-6913

Nenhum comentário:

Postar um comentário