quarta-feira, 18 de maio de 2016

O que é Retórica


O que é Retórica:

Retórica é uma palavra com origem no termo grego rhetorike, que significa a arte de falar bem, de se comunicar de forma clara e conseguir transmitir ideias com convicção.
A retórica é uma área relacionada com a oratória dialética, e remete para um grupo de normas que fazem com que um orador comunique com eloquência. Tem como objetivo expressar ideias de forma mais eficaz e bonita, sendo também responsável pelo aumento da capacidade de persuasão.
A retórica corresponde à formulação de um pensamento através da fala e por isso depende em grande parte da capacidade mental do orador. A retórica pode ser praticada e por isso era ensinada em várias escolas da Antiguidade, que abordavam a retórica e os seus diferentes estilos, que se alteram dependendo do tipo de discurso em questão.
Durante bastante tempo, a retórica foi uma das bases da educação de jovens, e durante a Idade Média, era ensinada nas universidades, fazendo parte das três artes liberais, juntamente com a lógica gramática. A retórica teve também uma forte influência em áreas como a poesia e política.
De acordo com a retórica, o discurso pode ser dividido em cinco partes cruciais:
  • invenção: o conjunto de todos os princípios relacionados com o conteúdo;
  • disposição: que corresponde à estruturação das formas de conteúdo;
  • elocução: expressão do conteúdo de acordo com o estilo apropriado;
  • fixação: consiste na memorização do discurso em questão;
  • ação: o ato de proferir o discurso.
Na Grécia Antiga, a linguagem corporal do orador também era muito importante, mais concretamente a postura, os gestos e a própria voz do orador. Na Grécia Clássica, Protágoras e Tísias contribuíram para o progresso da retórica, sendo que para isso se basearam na conhecida obra de Aristóteles, intitulada Retórica.
Na Idade Média, a retórica não era contemplada na sua vertente prática, sendo usada quase exclusivamente para o estudo de textos. Durante o Renascimento e Barroco, a retórica teve grande preponderância no discurso literário e era um elemento essencial no estudo das humanidades (Filosofia, Gramática, etc.).
Considerado por muitos como o maior orador de sempre da Grécia, Demóstenes é uma figura importante relacionada com a retórica. Como prova que a retórica é uma prática e por isso pode ser aperfeiçoada, Demóstenes teve que ultrapassar a sua gagueira. Para isso, a história conta que uma das suas atividades era fazer discursos com pedras na boca.
Em alguns casos, a palavra retórica pode ser usada com um sentido pejorativo, podendo ser usada para descrever uma discussão inútil, oupresunção por parte de uma determinada pessoa.

Pergunta retórica

Uma pergunta retórica é uma pergunta que nem sempre exige uma resposta. Muitas vezes, a pessoa que faz a pergunta retórica, pretende simplesmente enfatizar alguma ideia ou ponto de vista.
Por exemplo: "Você acha que eu nasci ontem?" Neste caso, a pessoa que ouve a pergunta já sabe a resposta, no entanto, a pergunta é feita apenas para causar um impacto. No exemplo anterior, a pessoa que pergunta pretende informar o ouvinte que ela não é burra ou ingênua, e que não pode ser enganada facilmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário