terça-feira, 19 de setembro de 2017


Conheça um pouco do nosso cérebro




    O nosso cérebro é um enigma que os cientistas, aos poucos, tentam solucionar. Sabe-se que ele realiza várias funções como, controlar a temperatura do corpo, a pressão arterial, a frequência cardíaca e a respiração; recebe várias informações oriundas dos nossos sentidos, controla a locomoção, a fala, a noção de equilíbrio do corpo, quando estamos de pé ou sentados, além, de nos permitir raciocinar, imaginar e sonhar.
image
     O peso dele, em um adulto, é de aproximadamente 1,4 kg, e pode representar cerca de 2% do peso do nosso corpo, mas utiliza 20% do oxigênio encontrado no sangue e 25% dos açúcares que circulam no organismo, suas células nervosas são chamadas de neurônios, e possuímos cerca de 100 bilhões dessas células.
 
Os neurônios possuem três divisões:
     Corpo celular: É o local onde estão contidas, as partes necessárias das células, como o núcleo, retículo endoplasmático, ribossomos e mitocôndria. Se acontecer do corpo celular morrer, o neurônio também morre.
     Axônio: transporta os impulsos nervosos pela extensão da célula.
     Dendritos ou terminações nervosas: fazem as ligações, e permitem que o neurônio se comunique com as outras células ou perceba o ambiente a sua volta.
As partes do cérebro são:
image
     Tronco encefálico: o tronco encefálico controla os reflexos e funções automáticas (frequência cardíaca, pressão arterial), movimentos dos membros e funções viscerais (digestão, micção);
     Cerebelo: integra informações do sistema vestibular - (responsável pela manutenção da postura, do equilíbrio e da orientação espacial. Parte desse sistema é localizada no ouvido interno.) - que indicam posição e movimento, e utiliza essas informações para coordenar os movimentos dos membros;
     Hipotálamo e glândula pituitária: controlam as funções viscerais, temperatura corporal e respostas de comportamento, como alimentar-se, beber, respostas sexuais, agressão e prazer;
     Córtex cerebral: integra informações de todos os órgãos dos sentidos, inicia as funções motoras, controla as emoções e realiza os processos da memória e do pensamento.
 
Cérebro Inferior
image
    A parte conhecida como Cérebro Inferior consiste no tronco encefálico, na medula espinhal e no diencéfalo. Nesta divisão, também são encontrados o cerebelo e o córtex cerebral. E em cada uma dessas estruturas estão localizados os centros das células neurais, conhecidos com núcleos, que são responsáveis por determinadas funções:
     Bulbo: responsável por regular a pressão arterial e a respiração, e transmitir informações dos sentidos que vêm dos nervos cranianos;
     Ponte: Transmitir informações sobre movimento e posição do cerebelo para o córtex. E também são responsáveis pela respiração, o paladar e o sono.
     Mesencéfalo: Está envolvido nas funções motoras, movimentos oculares e controle auditivo.
     Tálamo: determina que informações sensoriais cheguem à consciência e participem da troca de informações motoras entre o cerebelo, o gânglio basal e o córtex;
     Hipotálamo: controla as secreções hormonais da glândula pituitária. Tem controle sobre a reprodução sexual, a alimentação, a ingestão de líquidos, o crescimento e o comportamento materno. Ele, também, é responsável por quase todos os aspectos do comportamento, como o “relógio” biológico e o ritmo circadiano.
 
Cérebro Superior
     A parte superior do cérebro é constituída de quatro partes conhecidas como, lóbulo frontal, lóbulo parietal, lóbulo temporal e lóbulo occipital, e que cada lóbulo tem uma função diferente:
image
     Lóbulo frontal: localiza-se na parte frontal do crânio, responsável pelas habilidades motoras (incluindo a fala) e as funções cognitivas.
     Lóbulo parietal: Está localizado na parte posterior do lóbulo frontal, responsável pela percepção de estímulos sensoriais, que ocorrem através da epiderme ou órgãos internos.
     Lóbulo temporal: Está intimamente ligada a audição. Nele também se encontra a ínsula que influencia funções automáticas do tronco encefálico, e processa informações sobre o paladar; o hipocampo que é importante para a memória de curto prazo; a amígdala que controla o comportamento sexual e social, e outras emoções.
     Lóbulo occipital: Encontrado na parte de trás da cabeça numa região conhecida como nuca, e é responsável pelas informações captadas pelos olhos, ou seja, sua especialidade é a visão.
     Como foi visto, o cérebro é um órgão muito complexo, mas muito bem organizado, no qual comando todo o corpo humano, desde as mais simples emoções e ações, até as mais essenciais para a vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário