Hobbes, Thomas (1588-1679)
Thomas Hobbes
(Malmesbury, 5 de abril de 1588 — Hardwick Hall, 4 de dezembro de 1679)
foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês, autor de Leviatã (1651) e Do cidadão (1651).
Na obra Leviatã,
explanou os seus pontos de vista sobre a natureza humana e sobre a
necessidade de governos e sociedades. No estado natural, enquanto que
alguns homens possam ser mais fortes ou mais inteligentes do que outros,
nenhum se ergue tão acima dos demais por forma a estar além do medo de
que outro homem lhe possa fazer mal. Por isso, cada um de nós tem
direito a tudo, e uma vez que todas as coisas são escassas, existe uma
constante guerra de todos contra todos (Bellum omnia omnes). No
entanto, os homens têm um desejo, que é também em interesse próprio, de
acabar com a guerra, e por isso formam sociedades entrando num contrato
social.
De
acordo com Hobbes, tal sociedade necessita de uma autoridade à qual
todos os membros devem render o suficiente da sua liberdade natural, por
forma a que a autoridade possa assegurar a paz interna e a defesa
comum. Este soberano, quer seja um monarca ou uma assembleia (que pode
até mesmo ser composta de todos, caso em que seria uma democracia),
deveria ser oLeviatã, uma autoridade inquestionável. A teoria política do Leviatã mantém no essencial as ideias de suas duas obras anteriores, Os elementos da lei e Do cidadão (em que tratou a questão das relações entre Igreja e Estado).
Thomas
Hobbes defendia a ideia segundo a qual os homens só podem viver em paz
se concordarem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado. Para
ele, a Igreja cristã e o Estado cristão formavam um mesmo corpo,
encabeçado pelo monarca, que teria o direito de interpretar as
Escrituras, decidir questões religiosas e presidir o culto. Neste
sentido, critica a livre-interpretação da Bíblia na Reforma Protestante
por, de certa forma, enfraquecer o moada pelo estudioso Richard Tuckcomo
uma resposta para os problemas que o método cartesiano introduziu para a
filosofia moral. Hobbes argumenta que só podemos conhecer algo do mundo
exterior a partir das impressões sensoriais que temos dele("Só existe o
que meus sentidos percebem") Esta filosofia é vista como uma tentativa
para embasar uma teoria coerente de uma formação social puramente no
fato das impressões por si, a partir da tese de que as impressões
sensoriais são suficientes para o homem agir em sentido de preservar sua
própria vida, e construir toda sua filosofia política a partir desse
imperativo.
Hobbes
ainda escreveu muitos outros livros falando sobre filosofia política e
outros assuntos, oferecendo uma descrição da natureza humana como
cooperação em interesse próprio. Foi contemporâneo de Descartes e
escreveu uma das respostas para a obra Meditações sobre filosofia primeira, deste último.
Contexto
Nascido
em 1588 na Inglaterra dos Tudors, Thomas Hobbes foi influenciado pela
reforma anglicana que ocorrera cinco décadas antes. A cisão com a Igreja
Católica fez com que a Espanha interviesse nos assuntos ingleses
enviando a Invencível Armada(“Grande y Felicíssima Armada”) fato que
mais tarde seria relatado por Hobbes em sua autobiografia e terá grandes
influências sobre sua obra. O século XVII foi de grande importância
para a Inglaterra pois marca o começo do expansionismo colonialista
ultramarino inglês, com a fundação de Jamestown, a primeira colônia
inglesa nas Américas, em 1607. É também no século XVII que são lançadas
as bases do capitalismo industrial na Inglaterra com a Revolução
Gloriosa já na década de 80 do século XVII. É durante esse período que a
Marinha Inglesa irá se consolidar como a maior e mais bem equipada
marinha do mundo, só perdendo a posição para os EUA no pós-2ª Guerra
Mundial. A poderosa marinha irá contribuir para o acúmulo de capitais
que irá financiar o expansionismo colonial e, mais tarde, industrial
inglês.
Batalha de Marston Moor (1644) marca uma vitória decisiva das forças parlamentares durante a guerra civil inglesa
O
século XVII na Europa continental é o marco do absolutismo monárquico,
tendo seu expoente máximo o Luis XIV, o Rei Sol que ficou famoso pela
frase “L’État c’est moi", influência da Contra-reforma (representado na
Inglaterra pela revolução anglicana). A filosofia do barroco se baseava
no dualismo existente entre o hedonismo e o medo do pecado ou fervor
religioso – enquanto que a busca pelo essencialmente humano já havia
começado no Renascimento; havia o receio do divino sobrenatural que
poderia punir o terreno e transitório.
Quando
Hobbes tinha 30 anos e já havia visitado a Europa continental pela
primeira vez, uma revolta na Boêmia daria início à Guerra dos Trinta
Anos, fato que irá reforçar para Hobbes a sua própria visão pessimista
acerca da natureza humana destrutiva. Apenas 12 anos após o início da
guerra no continente europeu, disputas políticas entre o Parlamento e o
Rei inglês dão início a uma guerra civilna Inglaterra que perdurará por
10 anos.
Biografia
Como
Hobbes alegou em sua autobiografia, "ao nascer sua mãe teria dado a luz
a gêmeos: Hobbes e o medo", já que a mãe de Hobbes havia entrado em
trabalho de parto prematuro com medo da Armada Espanhola (a Invencível
Armada) que estava prestes a atacar a Inglaterra. Embora o tema do medo e
do seu poder avassalador fossem aparecer mais tarde em suas obras, os
primeiros anos de vida de Hobbes foram em grande parte livres da
ansiedade. Seu pai era o vigário de Charlton e Westport, cidades
próximas de Malmesbury, mas uma disputa com outro vigário, o levou a se
mudar para Londres. Como resultado, aos sete anos de idade, Thomas
Hobbes, ficou sob a tutela de seu tio Francisco. Hobbes fez seus
primeiros estudos em Malmesbury e mais tarde em Westport, onde exibiu
seus dotes intelectuais em estudos clássicos. Aos quatorze anos, em
1603, seu tio Francisco financiou os seus estudos, entrando na Magdalen
Hall, Oxford, onde predominava o ensino da escolástica de inspiração
aristotélica, mas a que Hobbes não demonstrou grande interesse.
Magdalen College, em maio de 2007.
Em
1610 ele empreendeu uma viagem à Europa, acompanhando William
Cavendish, indo para França, Itália e Alemanha. Pode observar em
primeira mão a pouca apreciação da escolástica na época - que já estava
em claro declínio. As muitas tentativas de abrir portas para
desenvolvimento de outros conhecimentos fez com que ele decidisse
retornar à Inglaterra para aprofundar o estudo dos clássicos. Nesse
período, já de volta à Inglaterra, suas relações com Francis Bacon irão
reforçar a linha de seu próprio pensamento, bem fora do aristotelismo e
da escolástica.
Em
1631 a família de nobres ingleses Cavendish novamente pede seus
serviços como guardião do terceiro Duque de Devonshire, e Hobbes irá
ocupar este cargo até 1642. Durante este período, faz outra viagem ao
continente, lá permanecendo de 1634 a 1637. Na França, entra em contato
com o círculo intelectual do Padre Mersenne, mentor de Descartes - com
quem estabeleceu uma forte amizade. Em geral, Hobbes era a favor da
explicação mecanicista do universo (que predominava na época), em
oposição à teleológica defendida por Aristóteles e a escolástica. Também
teve a oportunidade de conhecer Galileu, durante uma viagem à Itália em
1636 (6 anos antes de Galileu morrer), sob cuja influência Hobbes
desenvolveu a sua filosofia social, baseando-se nos princípios da
geometria e ciências naturais.
Em
1640, quando a possibilidade de uma guerra civil na Inglaterra já era
clara, Hobbes, temendo por sua vida por ser um conhecido defensor da
monarquia, viaja de volta para Paris, onde, mais uma vez, foi recebido
pelo círculo de intelectuais francês.
Em
1646, ainda em Paris, vira professor de matemática do Príncipe de
Gales, o futuro Carlos II, que também se encontrava exilado em Paris
devido a Guerra Civil Inglesa. Em 1651, dois anos após a decapitação do
rei Carlos I, Hobbes decide voltar para a Inglaterra com o fim da Guerra
Civil e o começo da “Ditadura de Cromwell”. Neste ano também
publica“Leviatã”, que provoca o início de sua disputa com John Bramall,
bispo de Derry, o principal acusador de Hobbes como sendo um
“materialista ateu”.
Capa da edição original do Leviatã(1651).
A
publicação do “De Corpore”, em 1665, irá resultar em uma polêmica com
os principais membros da Royal Society, que criticaram suas
contribuições para a matemática bem como as posições ateístas defendidas
por Hobbes. Na Inglaterra, o "anti-Hobbismo" atingiu um pico em 1666
quando seus livros foram queimados na sua alma mater, Oxford.
Hobbes
manteve-se um escritor extremamente produtivo na velhice, mesmo sendo
prejudicado pela oposição generalizada de seu trabalho. Viveu até os 91
anos durante uma época em que a expectativa média de vida não era muito
mais do que quarenta anos. Aos 80 anos Hobbes produziu novas traduções
para o inglês, tanto da Ilíada e da Odisseia e escreveu, em 1672, uma
autobiografia em latim. Apesar da polêmica que causou, ele foi uma
espécie de símbolo na Inglaterra até o final de sua vida. Seu ponto de
vista pode ser considerado abominável ou atraente; suas teorias
brilhantemente articuladas são lidas por pessoas de todos os espectros
políticos.
Encontra-se sepultado na Igreja São João Batista, Ault Hucknall, Derbyshire na Inglaterra.
Referências
Curso
de Teoria Política Moderna da Universidade de Brasília
<http://www.arcos.org.br/cursos/teoria-politica-moderna/thomas-hobbes>.
Acessado em 8 de Dezembro de 2009.
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