domingo, 3 de dezembro de 2017

Como é feita a cirurgia de ponte de safena


Como é feita a cirurgia de ponte de safena






A ponte de safena, também conhecida por cirurgia de revascularização do miocárdio, é realizada em casos em que há a obstrução dos vasos do coração, que são as coronárias, situação que pode levar ao infarto.
Assim, é retirada uma parte da veia safena, localizada na perna, para criar uma ponte por cima dos vasos do coração e tornar possível a passagem sanguínea. 
Esta cirurgia é indicada em casos nos quais a realização de angioplastia com stent, que é uma pequena rede que ajuda a dilatar o vaso sanguíneo, não seria suficiente para impedir o risco de infarto e garantir o funcionamento do coração.
Como é feita a cirurgia de ponte de safena

Como é feita a cirurgia

A cirurgia para ponte de safena é delicada e dura em média 5 horas. As etapas da cirurgia para ponte de safena são:
  1. Anestesia geral com necessidade de um tubo na traqueia para facilitar a respiração;
  2. Retirada de parte da veia safena, na perna;
  3. É feito um corte no tórax, para ter acesso às artérias do coração;
  4. O médico examina as artérias obstruídas, definindo os locais para fazer as pontes;
  5. A veia safena é costurada no local necessário;
  6. O tórax é fechado, com suturas especiais para aproximar o esterno;
  7. No final da cirurgia, o tubo na traqueia é mantido durante as primeiras horas de recuperação.
Após a cirurgia, o paciente fica na UTI durante 2 a 3 dias, sendo transferido, em seguida, para o quarto do hospital, onde continuará tomando analgésicos para evitar as dores e possíveis desconfortos no peito. Nessa fase deverá iniciar a fisioterapia através exercícios leves, caminhadas e exercícios respiratórios.
Apesar de a ponte safena ser a primeira opção para a revascularização do coração, existem outros vasos do corpo que podem ser usados para este fim, principalmente as artérias mamarias, que são vasos localizados no tórax, sendo assim, um procedimento chamado de ponte mamária.

Como é a recuperação

A recuperação desta cirurgia é um pouco lenta e somente após cerca de 90 dias é que a pessoa poderá voltar à sua rotina diária.
No pós operatório, geralmente após 2 dias da cirurgia, a cicatriz já não precisa de curativos sendo apenas importante mantê-la limpa e livre de secreções. Até 4 semanas após a cirurgia, não se deve dirigir, nem carregar peso com mais de 10 kg. 
É importante tomar as medicações recomendadas pelo cardiologista e comparecer à consulta do pós-operatório, marcada no hospital. Além disto, após a recuperação, é importante seguir com um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e realização de atividades físicas, para garantir um bom funcionamento do coração e evitar novas obstruções na circulação das coronárias. Veja quais são os passos para manter o coração saudável.

Riscos da ponte de safena

Como é uma cirurgia longa e complexa, pois é necessário abrir o tórax e interferir no funcionamento do coração, a cirurgia da ponte safena oferece alguns riscos, como infecção, sangramento ou um infarto durante o procedimento, mas isto é mais comum em pessoas que já tem uma saúde comprometida, com insuficiência renal, outras doenças cardíacas, ou quando a cirurgia é realizada de urgência.
Entretanto, os riscos são minimizados quando o paciente respeita todas as orientações médicas que podem incluir o controle da alimentação e o uso ou a suspensão de determinados medicamentos antes da cirurgia e, além disto, os benefícios da cirurgia costumam compensar o risco de ter um infarto e prejudicar ainda mais a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário