l
O tumor cerebral é caracterizado pelo crescimento anormal de células, no cérebro ou nas meninges, que pode acontecer devido a mutações genéticas ou ao desenvolvimento de metástases de câncer em outras partes do corpo.
Normalmente, os tumores cerebrais podem ser divididos em 4 grupos, de acordo com a sua velocidade de crescimento:
- Tumor cerebral grau 1 e 2: tumor cerebral de crescimento lento que, raramente, se espalha para outras regiões do cérebro. Normalmente, são tumores cerebrais benignos, como glioma ou meningioma;
- Tumor cerebral grau 3 e 4: geralmente, é um tumor cerebral maligno que apresenta crescimento rápido.
O tumor cerebral tem cura, principalmente quando é benigno e tem limites bem definidos, podendo ser combatido com quimioterapia, radioterapia ou retirado através de cirurgia.
Sintomas de tumor cerebral
Os principais sintomas de tumor cerebral incluem:
- Dor de cabeça que se torna mais severa e frequente;
- Náuseas e vômitos sem razão aparente;
- Alterações na visão, como visão embaçada ou visão dupla, por exemplo;
- Formigamento frequente nos braços ou pernas;
- Dificuldade para manter o equilíbrio;
- Convulsões frequentes;
- Dificuldade para falar ou ouvir;
- Alterações bruscas na personalidade.
Os sintomas de tumor cerebral são diferentes de acordo com o lobo cerebral afetado, como mostra a imagem 1, e, por isso, em alguns casos podem ser confundidos com problemas de visão, como miopia ou astigmatismo, por exemplo.
Assim, é recomendado que caso os sintomas se mantenham por mais de 1 mês, se consulte um neurologista para fazer uma ressonância magnética.
Tratamento para tumor cerebral
O tratamento para tumor cerebral deve ser feito por um neurologista e pode incluir o uso de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, de acordo com o tipo, tamanho e localização do tumor.
A radioterapia e a quimioterapia são utilizadas, principalmente, para tratar tumores malignos ou de grande tamanho, devendo ser utilizadas ao longo de vários meses até que o tumor cerebral diminua de tamanho ou desapareça. Normalmente, este tipo de tratamento provoca fortes efeitos colaterais, como cansaço, enjoos, vômitos, perda de cabelo ou enxaquecas, por exemplo.
Já a cirurgia é utilizada quando o tumor cerebral é pequeno e se encontra separado do tecido cerebral, podendo ser facilmente retirado sem afetar o funcionamento do cérebro. Este tipo de tratamento possui maior risco de sequelas cerebrais, como paralisia ou dificuldade para falar e, por isso, o paciente pode precisar de fazer fisioterapia.
Saiba mais sobre como identificar um tumor cerebral em: Sintomas de tumor no cérebro
Nenhum comentário:
Postar um comentário