Imunologia

Herpesvírus


herpes zoster cisgraphics Herpesviridae ou herpesvírus é uma família de vírus cujos genes estão contidos em uma molécula de DNA (é, portanto, um DNA-vírus).
Embora façam parte da mesma família, cada um desses vírus age de forma diversa e afeta sistemas diferentes do organismo. As espécies de Herpesviridae mais disseminadas entre os seres humanos são: HSV-1, que causa o herpes labial; HSV-2, responsável pelo herpes genital; varicela zoster, causador da catapora e herpes-zóster; Epstein-Bar, que causa a mononucleose; e o citomegalovírus.
Esses vírus provocam uma reação imunológica de pequena intensidade que não é capaz de eliminá-los completamente, o que acaba preservando o genoma viral em algumas células.
Os sintomas das infecções causadas por herpesvírus variam, mas em geral se caracterizam por uma infecção latente nas células nervosas que pode ser reativada por fatores biológicos ou ambientais. As pessoas imunodeprimidas, como as infectadas pelo HIV, estão mais sujeitas às infecções pelo vírus. A contaminação em geral ocorre por contato direto ou indireto, por meio de troca de secreções orais e fluidos corpóreos.