domingo, 25 de agosto de 2013

Julgamento de responsáveis por explosão de fábrica de fogos que matou 64 pode durar até três...

Julgamento de responsáveis por explosão de fábrica de fogos que matou 64 pode durar até três...

BRASÍLIA - Teve início na manhã desta quarta-feira, às 8h45m, o julgamento dos oito acusados pela explosão de uma fábrica clandestina de fogos de artifício em Santo Antônio de Jesus, na região do Recôncavo Baiano, a 100 quilômetros de Salvador, que levou à morte de 64 pessoas. O episódio ocorreu há 12 anos e o processo foi aberto na Justiça baiana em 13 de abril de 1999. O julgamento iniciado nesta quarta-feira, em Salvador, é por júri popular (formado por três mulheres e quatro homens) e pode durar até três dias.
São oito acusados das mortes: Osvaldo Prazeres, cinco filhos e dois empregados. Uma decisão da Justiça proibiu os réus de produzir os fogos, mas a reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo, mostra que, ainda hoje, eles financiam pequenas produções clandestinas na mesma cidade onde ocorreu a tragédia. A matéria prima é fornecida pelos acusados.
Gilson Prazeres, um dos filhos do dono da fábrica, confirma que o negócio da família é alimentado por uma extensa rede de pequenos fabricantes.
- Trezentas a quatrocentas pessoas, que a gente entrega a massa pela cidade para enrolar os estalinhos - diz Gilson.
Entre os materiais utilizados na fabricação irregular de fogos em Santo Antônio de Jesus estão areia, ácido, nitrato de prata e álcool. A mistura explosiva que põe em risco crianças pode queimar e deixar cego.
Até o momento, apenas uma testemunha de acusação foi ouvida no julgamento. Maria Joelma sobreviveu ao acidente e perdeu uma irmã na explosão. A segunda testemunha de acusação (de um total de três) trabalhou na fábrica e era ouvida no fim desta manhã.
De acordo com um dos assistentes de acusação, o advogado Aton Fon Filho, o julgamento deve levar de dois a três dia e envolve também o depoimento de testemunhas de defesa e dos réus e ainda o debate entre acusação e defesa (a cargo do advogado Alfredo Carlos Venet de Souza Lima). Aton Filho acredita que os réus serão considerados culpados.
- Os fatos estão bem demonstrados. Os réus não tinham autorização para manter a fabricação de fogos - disse o advogado à Agência Brasil.
Ele explicou que a acusação é de que houve homicídio doloso, com intenção de matar.
- Se uma pessoa dirige um carro a 180 quilômetros por hora em uma estrada movimentada ele está assumindo o risco de que possa ocorrer acidente. O crime é doloso - explicou o advogado que salientou que o principal réu, o dono da fábrica, Osvaldo Prazeres Bastos (conhecido como "Vardo dos Fogos") não é réu primário e já recebeu condenação por causa de um incêndio ocorrido no início dos anos 1990.
O vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Yulo Oiticica (PT-BA), também espera a condenação, mas admitiu que ter medo que "a injustiça possa ser perpetrada [continuada]". Mesmo que os réus sejam considerados culpados, há possibilidade de recorrerem da decisão em liberdade.
O parlamentar lembra que o caso é acompanhado pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e que "a comunidade internacional mantém o olho sobre o Brasil". Por causa da morosidade do julgamento, o Brasil foi denunciado à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA. Em 2006, o Estado brasileiro se comprometeu a reparar os danos morais e materiais das famílias das vítimas e dos sobreviventes.
De acordo com a diretora executiva da organização não governamental (ONG) Justiça Global, Sandra Carvalho, a demora da Justiça brasileira em realizar julgamentos é o principal motivo do país ser acionado na OEA e nas Nações Unidas. Ela afirma que outros incidentes graves podem voltar a ocorrer em Santo Antônio de Jesus, onde "continuam existindo fábricas clandestinas" e há pessoas, "até crianças", trabalhando em casa com a fabricação de fogos de artifício.
- Essas pessoas continuam expostas a formas precárias, cruéis, desumanas e degradante de trabalho, análogas à escravidão - disse Sandra Carvalho antes de ir assistir o julgamento.
Naquele momento, cerca de 200 pessoas se concentravam na porta do Fórum Ruy Barbosa gritando palavras de ordem como "justiça já, impunidade não".
Além de Osvaldo Prazeres Bastos, são réus no processo movido pelo Ministério Público cinco parentes do dono da fábrica (Adriana Fróes Bastos de Cerqueira; Ana Cláudia Almeida Reis Bastos; Berenice Prazeres Bastos da Silva; Helenice Fróes Bastos Filho; Mário Fróes Prazeres Bastos) e mais dois empregados (Elísio de Santana Brito e Raimundo da Conceição Alves).
A tragédia aconteceu em 11 de dezembro de 1998. Dois galpões da fábrica clandestina de fogos explodiram no momento em que mais de cem pessoas trabalhavam. Sessenta e quatro pessoas morreram. Os donos da fábrica, apontados como os responsáveis pelo acidente, chegaram a ser inocentados por uma juíza da comarca de Santo Antonio de Jesus. As investigações foram retomadas e o julgamento transferido para Salvador.
Quase 12 anos depois as mães ainda vivem o pesadelo da tragédia. Até hoje, dona Helena chora de saudade. Perdeu três das sete filhas que trabalhavam na fábrica.
- Não tem nada que cubra a falta de minhas filhas - diz Helena Rocha, dona de casa.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/julgamento-de-responsaveis-por-explosao-de-fabrica-de-fogos-que-matou-64-pode-durar-ate-tres-2937392#ixzz2d1gwY8jB
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário